O que é um press-kit?
Quais as vantagens de um press-kit?
Como fazer um press-kit?
Amplie o seu conhecimento!

Você sabe o que é Press-Kit e como utilizá-lo para inovar em eventos corporativos?

Descubra como a estratégia de press-kit pode fazer com que a sua empresa se destaque em eventos, parcerias e até mesmo nas redes sociais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Press-Kit e como utilizá-lo para inovar em eventos corporativos?

Encantar os stakeholders é uma das tarefas mais importantes no mundo dos negócios, principalmente quando o assunto é eventos em geral. Mas você ainda tem dúvidas de como fazer isso? Então, é hora de conhecer o press-kit.

Com o objetivo de melhorar a divulgação da sua marca, o press-kit tem como objetivo despertar interesse, construir parcerias e relacionamentos duradouros, além de melhorar desempenhos de eventos corporativos e ações de lançamento de novos produtos ou serviços.

Você já pôde perceber que o press-kit é uma estratégia importante para se diferenciar no mercado. Por isso, para que você entenda em detalhe os seus benefícios e como alcançá-los, não deixe de conferir este conteúdo até o final. Aqui você irá encontrar respostas para as seguintes perguntas:

  • O que é um press-kit?
  • Quais as vantagens de um press-kit?
  • Como fazer um press-kit?

O que é um press-kit? 

O press-kit, kit mídia ou kit de imprensa é um conjunto de informações relevantes sobre uma ação de uma empresa. Seja ela um evento, lançamento ou até mesmo proposta de parceria.

Sendo assim, no mundo corporativo, o press-kit está associado à estratégia de despertar o interesse através de um conjunto autoexplicativo que seja capaz de proporcionar mesmo que em menor dimensão a experiência causada por um produto ou serviço.

Dessa forma, não há um padrão para se montar um press-kit de sucesso. A indicação é sempre usar a criatividade para proporcionar o encantamento do cliente. Algumas das opções mais utilizadas são os press-kit físicos, com:

  • Release compacto de informações importantes;
  • Brindes e objetos físicos;
  • Amostras;
  • Materiais de divulgação em geral. 

No entanto, também existem os press-kits digitais. Que podem explorar também opções de mídias digitais como vídeos, ilustrações e imagens. Além de cupons de descontos, estratégias de marketing digital e muito mais.

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Agora que você já sabe o que é um press-kit, é hora de descobrir mais a fundo quais são as suas vantagens.

Quais as vantagens de um press-kit? 

Investir na estratégia de press-kit pode impulsionar a comunicação corporativa, a divulgação espontânea de um produto ou serviço e até mesmo fortalecer as estratégias de comunicação integradade uma organização.

Pensando nisso, separamos as principais vantagens de um press-kit para que você seja capaz de avaliar quando essa iniciativa faz sentido no seu planejamento empresarial.

Divulgação espontânea

O press kit é uma das melhores formas de alcançar a chamada divulgação espontânea.

Afinal, hoje em dia com o uso frequente de redes sociais, é muito comum que ao receber o press kit as pessoas divulguem nos seus perfis. Caso os seus seguidores sejam parte do público alvo do seu negócio, será uma forma de alcançá-lo já com o respaldo de quem fez o post.

Encantamento do público

Um press kit deve ser pensado de maneira a encantar o cliente. Afinal, com ele é possível pensar fora da caixa e ir muito além do óbvio.

Por isso, além do release como texto de lançamento, amostras dos produtos finais, brindes, entre outras estratégias que empresa achar atrativa para o seu nicho de mercado.

Imagem profissional

Outro benefício importante do press kit é a imagem de profissionalismo que ele transparece. Afinal, será uma forma de apresentar uma proposta de parceria, de melhorar a experiência de um evento e de fortalecer as boas impressões sobre uma marca.

Além disso, vale ressaltar que no âmbito de parcerias e divulgação de um novo produto, será por meio dessa estratégia que o press release chegará aos interessados.

Sendo assim, há uma tendência de despertar maior interesse sobre o assunto. Podendo culminar em relacionamentos e negócios duradouros com parceiros e até mesmo uma maneira de impulsionar as vendas.

Praticidade

Organizar um evento, programar estratégias de lançamento para um novo produto ou buscar potenciais parceiros não é uma tarefa fácil. Por isso, o press-kit pode ser considerado uma ferramenta que dará praticidade a esse processo.

Afinal, como ele será possível usar estratégias similares para mais de uma ação. Por exemplo, ter parceiros influenciadores digitais para aumentar a divulgação, bem como fidelizar maiores os clientes e participantes de eventos de lançamento.

Custo-benefício atrativo

Muitas pessoas podem pensar inicialmente que o custo de um press-kit é elevado. No entanto, essa afirmação nem sempre é verdadeira. Afinal, para chegar a essa conclusão, alguns pontos devem ser considerados, como:

  • Tempo alocado em outras atividades devido a sua praticidade;
  • Alcance de divulgação espontânea e sua conversão de vendas online ou presenciais;
  • Potencialização das marcas envolvidas;
  • Fidelização de clientes com indicadores de compras recorrentes, por exemplo.

Quer aproveitar todas essas vantagens e montar um press-kit para o seu negócio? Descubra o passo a passo de como fazer logo abaixo!

Como fazer um press-kit?

Faça o básico bem feito

Apesar de não existir um modelo padrão para a construção de um press-kit, no entanto, existem algumas peças chaves que não devem faltar! Entre elas:

  • Press release: folder, panfleto ou material de divulgação informando sobre o evento ou o novo produto. Deve ser interessante e dar mais informações direcionando quem recebeu o press-kit;
  • Materiais audiovisuais: independente se o press-kit é digital ou físico, vídeos, áudios e imagens podem ajudar a melhorar a experiência. Para isso, use pen-drives, QR Codes ou até mesmo materiais impressos; 
  • Tempestividade e qualidade da entrega: os press-kits devem ser entregues em perfeito estado e em tempo hábil para organizar a presença no evento, seja como parceiro ou participante;
  • Brindes: podem ser considerados como o diferencial do press-kit. Normalmente eles instigam a divulgação espontânea, ajudam na automatização do marketing digital com aumento de alcance e entrega de conteúdo. 

Pense em parcerias para a composição do press-kit

Muitas vezes o press-kit vem com brindes inovadores. Com isso, é comum que eles nem sempre sejam da mesma marca ou empresa que está o oferecendo. Afinal, algumas parcerias podem ajudar a incrementar a experiência de quem irá recebê-los.

Pense em uma academia que quer fazer um evento sobre saúde alinhando atividade física e boa alimentação. Uma possibilidade de press-kit pode incluir material compilado de receitas saudáveis, bem como degustações.

Encontre o parceiro ideal para divulgação

Se você utiliza as redes sociais para empreender ou impulsionar os seus negócios, já deve saber que cada influenciador digital pode mobilizar centenas e às vezes até milhares de pessoas com uma única publicação.

Por isso, vale pesquisar sobre as pessoas que mais exercem influência sobre o seu público-alvo. Ao fechar uma parceria com a sua assessoria de imprensa será possível aumentar a popularidade da sua marca e despertar interesse de mais pessoas.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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