O Lean Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa que busca impactar positivamente o resultado financeiro das empresas por meio da melhoria contínua da qualidade de produtos e processos, redução de custos e aumento da satisfação de clientes internos e externos. Mas você sabe como selecionar um bom projeto Lean Seis Sigma?
Se você ainda não sabe ou quer aprender mais sobre o Lean Seis Sigma, continue lendo este artigo, pois nele você vai aprender:
Vamos lá?
É uma metodologia que engloba o conceito de Lean Manufacturing, ou seja, a busca por uma produção enxuta por meio da melhoria de processos e eliminação de desperdícios ao conceito de Seis Sigma que, por meio de uma estatística baseada em dados, busca redução de custos, aumento da satisfação do cliente, otimização de produtos e processos no sistema de produção.
Mas, antes de continuarmos com a leitura deste artigo, tenho uma pergunta para te fazer.
Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?
Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!
Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!
Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!
Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Agora você pode estar se perguntando: "Qual o primeiro passo para quem deseja aplicar a metodologia em uma empresa?"
Nos próximos tópicos, ficará claro o porquê, para garantir o sucesso da implementação de um projeto Lean Seis Sigma em qualquer lugar, é preciso treinar pessoas com perfil apropriado. Essa etapa é fundamental para que elas se transformem em multiplicadores, patrocinadores do programa ou em especialistas no método.
Um bom projeto Lean Seis Sigma terá forte contribuição para o alcance das metas estratégicas da empresa e grande colaboração para o aumento da satisfação dos clientes internos e externos.
Sendo assim, a seleção de um projeto específico para a realidade da empresa e que está alinhado com as metas do planejamento estratégico é de suma importância para a obtenção de resultados.
Terá também chance elevada de conclusão dentro do prazo estabelecido, grande impacto para a melhoria do desempenho da organização e uso de métricas apropriadas para medição dos resultados que devem ser alcançados no projeto específico.
Portanto, em um primeiro momento, seminários, workshops e treinamentos são fundamentais para a capacitação das pessoas envolvidas no programa de metodologia Lean.
Porém, muita atenção: apenas quem realiza os treinamentos de Green Belt e Black Belt estão aptos a desenvolver projetos e se tornarem especialistas no assunto.
É importante dizer que para ser considerado um especialista no método DMAIC e suas ferramentas, não basta você ter realizado apenas um curso, é preciso provar que você sabe como aplicar a metodologia!
A capacitação que você recebe durante o treinamento é apenas um meio para se atingir um fim. Para ser realmente considerado um profissional de sucesso nesta área tudo dependerá da condução e conclusão de seu projeto Lean Seis Sigma.
A definição do projeto Lean Seis Sigma é uma das atividades mais importantes do processo de implementação dessa ferramenta estatística nas empresas e um dos fatores que mais influenciam na certificação dos Green Belt e Black Belt em formação.
Projetos de melhoria bem selecionados conduzirão a resultados rápidos e significativos, mas projetos inadequados poderão implicar no atraso de resultados e uma taxa baixa de certificação.
As ideias de bons projetos Lean Seis Sigma podem ser obtidas a partir de diversas fontes, como:
Após criar um banco de ideias de projetos Lean Seis Sigma, é necessário priorizar as ideias avaliando o impacto dos potenciais de cada projeto sobre os objetivos estratégicos da empresa.
Critérios como forte contribuição para o alcance de metas estratégicas da empresa, forte contribuição para o aumento da satisfação dos stakeholders, chance elevada de conclusão dentro do prazo pré-estabelecido, elevado retorno sobre o investimento e conhecimentos importantes que serão gerados para a empresa são exemplos de critérios utilizados na priorização.
Resumidamente, um projeto Lean Seis Sigma precisa de:
Além disso, você precisa observar seu horizonte de tempo: não que a sua meta não deva ser audaciosa, mas ela precisa ser viável. Vou te dar um exemplo bem simples: imagine você fundar um clube de futebol hoje e definir que, em cinco anos, ele estará na primeira divisão nacional. Qual a chance de isso acontecer? Beira o impossível, não é?
Este é um ponto importante! O erro mais frequente cometido na seleção de projetos consiste numa escolha muito complexa. A complexidade deve ser suficiente para que seja significativo para a empresa. Porém, não deve ser tão complicado que não possa ser concluído em um período de quatro a seis meses, para um Green Belt, ou em um período de seis a oito meses, para um Black Belt.
Aqui vai uma dica: se, no estágio inicial de desenvolvimento, o projeto Lean Seis Sigma se mostrar muito amplo ou muito simples, o escopo do trabalho deverá ser imediatamente alterado.
Se você perceber que tem uma intenção muito ampla, você pode desdobrá-la em planejamentos menores.
Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?
Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!
Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!
Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?
Clique na imagem e aproveite já!
Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!