O que significa Causa Raiz?
Como encontrar a Causa Raiz de um problema?
Benefícios da análise de Causa Raiz
Conheça todas as ferramentas do Lean Seis Sigma

Descubra os impactos da Análise de Causa Raiz (RCA) em seus processos

Saiba o que é a Causa Raiz (RCA) e como ela pode ser uma ferramenta valiosa para solucionar de maneira assertiva problemas complexos e persistentes.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra os impactos da Análise de Causa Raiz (RCA) em seus processos

A análise de causa raiz (RCA - Root Cause Analysis) é uma abordagem que visa identificar as causas fundamentais de um problema ou evento indesejado.

É uma ferramenta utilizada em várias áreas, incluindo engenharia, gestão de qualidade, segurança no trabalho e muitos outros campos, para entender as causas relacionadas de um problema e tomar medidas corretivas eficazes.

Sabe aquele problema na sua empresa que parece resolvido, mas sempre volta a aparecer? Isso acontece porque você apenas está tratando o sintoma e não a problemática em si. Por isso, a análise de causa raiz (RCA) é muito importante.

Quer aprender mais? Separamos os seguintes tópicos:

  • O que significa Causa Raiz?
  • Como encontrar a Causa Raiz de um problema?
  • Benefícios da análise de Causa Raiz.

Vamos lá!

O que significa Causa Raiz?

A análise de causa raiz (RCA) é uma técnica muito popular que ajuda a entender porque determinado problema ocorreu. Ela busca a origem de uma falha, utilizando um passo a passo específico, associado com o emprego de ferramentas que ajudam a encontrar as causas primárias.

A ideia por trás desse conceito é simples: um gerenciamento efetivo está ligado não somente à resolução de problemas, mas também a encontrar formas de preveni-los.

Isso também significa ir além de sanar os impactos do problema, mas resolver a sua origem em si.

Nesse sentido, focar em medidas corretivas das causas raiz é muito mais efetivo do que simplesmente lidar com as consequências do problema.

O objetivo principal de utilizar análise de causa raiz é examinar situações ou problemas para identificar:

  • O que aconteceu?
  • Como aconteceu? 
  • Por que aconteceu? 

Esses três questionamentos são ideais para desenvolver um plano de ações a fim de prevenir novas ocorrências.

Exemplos de aplicação da Causa Raiz

Alguns exemplos de situações em que podemos utilizar a análise de causa raiz para resolver problemas ou tomar ações preventivas são:

  • Acidentes graves;
  • Incidentes do cotidiano;
  • Erros humanos;
  • Falhas médicas;
  • Problemas de manutenção;
  • Análise de risco;
  • Problemas de produtividade;
  • Erros de produção, entre outros.

Agora que já sabemos o conceito de causa raiz e alguns exemplos,  vamos ao próximo tópico para aprender como identificá-la.

Como encontrar a Causa Raiz de um problema?

A análise de causa raiz (RCA) é aplicada de modo efetivo quando apoiamos nossas ações em dados e evidências, utilizando-os sistematicamente no seguinte processo:

  1. Definir o problema;
  2. Reunir informações e dados que o evidenciem;
  3. Identificar situações e falhas que contribuíram com o problema;
  4. Descobrir a causa raiz;
  5. Desenvolver estratégias para reduzir ou eliminar novas ocorrências.

Para auxiliar nessas etapas, contamos com algumas ferramentas Lean Six Sigma.

A primeira delas é o 5-Whys, ou 5 Porquês. É um método simples para resolução de problemas e que ajuda a chegar na causa raiz rapidamente. Ele utiliza uma série de perguntas sucessivas para detalhar os aspectos de um problema.

Essa estratégia envolve encarar o problema e perguntar “por quê?” e “o quê?” causou esse problema. Respondendo à primeira pergunta, somos levados a fazer uma nova pergunta em cima dessa resposta e assim por diante.

É uma ferramenta ótima para problemas simples que não requerem dados avançados para serem solucionados.

As perguntas podem ser feitas mais do que cinco vezes, pois o objetivo é sair da superficialidade do problema e chegar à causa raiz.

A segunda ferramenta bastante útil para a análise de causa raiz (RCA) é o Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Espinha de Peixe.

Ele fornece uma maneira sistemática de analisar os efeitos e as causas que os criaram. Por esse motivo, ele também é chamado de Diagrama de Causa e Efeito.

Nossa terceira ferramenta é o Gráfico de Pareto. Ele consiste em um histograma ou gráfico de barras que demonstra a frequência com que cada problema ocorre, em ordem decrescente.

Depois, é sobreposto um segundo gráfico em linha que representa a porcentagem de cada erro até o total, mostrando a sua significância.

Com isso, podemos verificar quais problemas têm mais impacto e analisar suas causas. O diagrama de causa raiz de um problema utilizando Pareto leva como premissa que 80% dos problemas são criados por 20% das causas.

Quando se faz o processo de análise de causa raiz (RCA), é comum que se encontre a causa raiz de algum desses três tipos:

  1. Causas físicas: alguma falha mecânica ou material que ocasionou um problema (uma máquina que teve alguma peça quebrada);
  2. Causas humanas: erros humanos, como atitudes erradas ou omissões;
  3. Causas organizacionais: políticas de trabalho, decisões, processos ou sistemas falharam.

Assim, saber qual a raiz de um problema é um dos grandes benefícios desse método, mas será que existem outros?

Benefícios da análise de Causa Raiz

A implementação de uma análise de causa raiz (RCA) pode trazer muitas vantagens para uma organização e facilita muito o trabalho dos gestores. Algumas delas são:

  • Identificar obstáculos e causas dos problemas sob diferentes pontos de vista, possibilitando a elaboração de soluções definitivas;
  • Utilização de dados para a assertividade e lógica das estratégias de resolução de problemas;
  • Identificação de necessidades atuais e futuras;
  • Auto validação do processo, uma vez que é constituído por etapas que confirmam o que foi feito na fase anterior;
  • Economia de tempo ao tratar a origem dos problemas ao invés de seus sintomas.

Isso tudo, é claro, pode ajudar muito para a melhoria dos processos da empresa, dando eficiência por meio da redução de desperdíciose aumentando a produtividade.

Nesse sentido, o início do processo de resolução de problemas é a análise de causa raiz. Uma vez identificadas as causas, deve-se desenvolver uma solução.

É necessário que ela seja constantemente monitorada e avaliada, a fim de garantir a melhoria contínua. Isso é muito mais fácil dentro da metodologia Lean Six Sigma.

Dentro desse framework, temos profissionais responsáveis por essas tarefas: os Black Belts e Green Belts.

Um Black Belt é um indivíduo especializado na implementação de projetos de melhoria contínua, estimulando as boas práticas do LSS. Ele lidera e supervisiona projetos de diversas equipes, medindo, analisando e melhorando os processos.

Já o Green Belt é o profissional treinado no LSS, liderado pelos Black Belts. Ele trabalha em projetos de melhoria em sua própria área de atuação dentro da empresa, e pode ajudar a identificar gargalos e problemas nos processos quando algo deu errado.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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