A análise de causa raiz (RCA - Root Cause Analysis) é uma abordagem que visa identificar as causas fundamentais de um problema ou evento indesejado.
É uma ferramenta utilizada em várias áreas, incluindo engenharia, gestão de qualidade, segurança no trabalho e muitos outros campos, para entender as causas relacionadas de um problema e tomar medidas corretivas eficazes.
Sabe aquele problema na sua empresa que parece resolvido, mas sempre volta a aparecer? Isso acontece porque você apenas está tratando o sintoma e não a problemática em si. Por isso, a análise de causa raiz (RCA) é muito importante.
Quer aprender mais? Separamos os seguintes tópicos:
Vamos lá!
A análise de causa raiz (RCA) é uma técnica muito popular que ajuda a entender porque determinado problema ocorreu. Ela busca a origem de uma falha, utilizando um passo a passo específico, associado com o emprego de ferramentas que ajudam a encontrar as causas primárias.
A ideia por trás desse conceito é simples: um gerenciamento efetivo está ligado não somente à resolução de problemas, mas também a encontrar formas de preveni-los.
Isso também significa ir além de sanar os impactos do problema, mas resolver a sua origem em si.
Nesse sentido, focar em medidas corretivas das causas raiz é muito mais efetivo do que simplesmente lidar com as consequências do problema.
O objetivo principal de utilizar análise de causa raiz é examinar situações ou problemas para identificar:
Esses três questionamentos são ideais para desenvolver um plano de ações a fim de prevenir novas ocorrências.
Alguns exemplos de situações em que podemos utilizar a análise de causa raiz para resolver problemas ou tomar ações preventivas são:
Agora que já sabemos o conceito de causa raiz e alguns exemplos, vamos ao próximo tópico para aprender como identificá-la.
A análise de causa raiz (RCA) é aplicada de modo efetivo quando apoiamos nossas ações em dados e evidências, utilizando-os sistematicamente no seguinte processo:
Para auxiliar nessas etapas, contamos com algumas ferramentas Lean Six Sigma.
A primeira delas é o 5-Whys, ou 5 Porquês. É um método simples para resolução de problemas e que ajuda a chegar na causa raiz rapidamente. Ele utiliza uma série de perguntas sucessivas para detalhar os aspectos de um problema.
Essa estratégia envolve encarar o problema e perguntar “por quê?” e “o quê?” causou esse problema. Respondendo à primeira pergunta, somos levados a fazer uma nova pergunta em cima dessa resposta e assim por diante.
É uma ferramenta ótima para problemas simples que não requerem dados avançados para serem solucionados.
As perguntas podem ser feitas mais do que cinco vezes, pois o objetivo é sair da superficialidade do problema e chegar à causa raiz.
A segunda ferramenta bastante útil para a análise de causa raiz (RCA) é o Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Espinha de Peixe.
Ele fornece uma maneira sistemática de analisar os efeitos e as causas que os criaram. Por esse motivo, ele também é chamado de Diagrama de Causa e Efeito.
Nossa terceira ferramenta é o Gráfico de Pareto. Ele consiste em um histograma ou gráfico de barras que demonstra a frequência com que cada problema ocorre, em ordem decrescente.
Depois, é sobreposto um segundo gráfico em linha que representa a porcentagem de cada erro até o total, mostrando a sua significância.
Com isso, podemos verificar quais problemas têm mais impacto e analisar suas causas. O diagrama de causa raiz de um problema utilizando Pareto leva como premissa que 80% dos problemas são criados por 20% das causas.
Quando se faz o processo de análise de causa raiz (RCA), é comum que se encontre a causa raiz de algum desses três tipos:
Assim, saber qual a raiz de um problema é um dos grandes benefícios desse método, mas será que existem outros?
A implementação de uma análise de causa raiz (RCA) pode trazer muitas vantagens para uma organização e facilita muito o trabalho dos gestores. Algumas delas são:
Isso tudo, é claro, pode ajudar muito para a melhoria dos processos da empresa, dando eficiência por meio da redução de desperdíciose aumentando a produtividade.
Nesse sentido, o início do processo de resolução de problemas é a análise de causa raiz. Uma vez identificadas as causas, deve-se desenvolver uma solução.
É necessário que ela seja constantemente monitorada e avaliada, a fim de garantir a melhoria contínua. Isso é muito mais fácil dentro da metodologia Lean Six Sigma.
Dentro desse framework, temos profissionais responsáveis por essas tarefas: os Black Belts e Green Belts.
Um Black Belt é um indivíduo especializado na implementação de projetos de melhoria contínua, estimulando as boas práticas do LSS. Ele lidera e supervisiona projetos de diversas equipes, medindo, analisando e melhorando os processos.
Já o Green Belt é o profissional treinado no LSS, liderado pelos Black Belts. Ele trabalha em projetos de melhoria em sua própria área de atuação dentro da empresa, e pode ajudar a identificar gargalos e problemas nos processos quando algo deu errado.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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