O que é o Requisito 10 da ISO 9001:2015?
Pra que serve o Requisito 10 da ISO 9001:2015?
Que práticas incluem o Requisito 10 da ISO 9001:2015?
O que mudou no item 10 Melhoria da ISO 9001?
Exemplos de aplicações do Requisito 10 da ISO 9001:2015

Veja o que é, para que serve e como aplicar o requisito 10 da ISO 9001:2015

Conheça o requisito 10 da ISO 9001:2015, como alcançar a conformidade, importância da aplicação e qual ferramenta você pode utilizar para dar “check”

Andressa Mesquita
Por: Andressa Mesquita
Veja o que é, para que serve e como aplicar o requisito 10 da ISO 9001:2015

A Norma ISO 9001:2015 especifica os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização e tem como objetivo demonstrar a capacidade de prover serviços e produtos que atendam aos requisitos das partes interessadas, seja o cliente, requisitos estatutários ou regulamentares, além do aumento da satisfação do cliente por meio da implantação de um sistema de gestão da qualidade eficaz.

Para conseguir implantar a ISO 9001 é necessário executar ações para alcançar a conformidade em seus requisitos, o 10º requisito na Norma ISO 9001:2015 é o requisito que trata sobre a melhoria e consequentemente sobre a oportunidade de melhoria. O requisito 10 sobre a melhoria, além de ser um requisito obrigatório para a implantação da ISO 9001, é um Princípio da Qualidade.

Como cita Kaoru Ishikawa, responsável pela criação do Diagrama de Ishikawa, uma das ferramentas mais usadas para verificação da “causa raiz” das não conformidade e eliminação de problemas, “nada é tão bom que não possa ser melhorado”.

  • O que é o Requisito 10 da ISO 9001:2015?
  • Pra que serve o Requisito 10 da ISO 9001:2015?
  • Que práticas incluem o Requisito 10 da ISO 9001:2015?
  • O que mudou no item 10 Melhoria da ISO 9001?
  • Exemplos de aplicações do Requisito 10 da ISO 9001:2015

O que é o Requisito 10 da ISO 9001:2015?

A Melhoria são ações implementadas para aperfeiçoar processos, produtos e serviços, é uma importante aliada na manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, no atendimento e aumento da satisfação do cliente. Além de ser um dos requisitos obrigatórios para a implantação da ISO 9001, ela deve ser incorporada à cultura organizacional.

A organização deve determinar e selecionar oportunidades para melhoria e implementar quaisquer ações necessárias para atender aos requisitos do cliente e aumentar a satisfação.

Com a implantação do requisito 10 a organização deve melhorar continuamente a adequação, a eficácia e a eficiência do sistema da gestão da qualidade, a partir da análise e avaliação da existência das necessidades ou oportunidades.

Além de ser um requisito da ISO 9001, a melhoria também é um dos 7 Princípios da gestão da qualidade:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Engajamento das pessoas
  • Abordagem de processo
  • Melhoria Contínua
  • Tomada de decisão baseada em evidência
  • Gestão de relacionamento

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Pra que serve o Requisito 10 da ISO 9001:2015?

O cumprimento do requisito 10 da ISO 9001, proporciona para a organização:

  • Melhoria do desempenho da organização
  • Melhoria dos produtos e serviços para atender aos requisitos da organização
  • Aumento da satisfação do cliente
  • Aumento da percepção para necessidades e expectativas futuras
  • Melhoria do desempenho e da eficácia do sistema de gestão da qualidade

A partir das ações implementadas a organização passa a evidenciar de forma rotineira as oportunidades de melhoria que agregam valor para a instituição, deixando de ser ações necessárias apenas para o cumprimento do requisito da ISO.

Que práticas incluem o Requisito 10 da ISO 9001:2015? 

Além da melhoria contínua, neste requisito podemos incluir a ação corretiva, mudanças, inovações e reorganizações.

As ferramentas da qualidade utilizadas para melhoria dos processos e serviços, incluem, como por exemplo, a identificação de Não Conformidade, a realização de Auditoria Interna, a realização de Indicadores de desempenho e de processos.

O que é Não Conformidade?

A Não Conformidade é o não cumprimento de algum requisito, norma, legislação, documento, conduta e prática internos ou externos utilizados ou determinados pela organização como serviços e produtos.

Por exemplo: O não cumprimento do estabelecido pela ISO 9001:2015 ou A entrega do produto com falha para o cliente.

A Não Conformidade é uma importante ferramenta de melhoria contínua, enquanto muitos a veem como vilã dentro da organização, essa ferramenta é uma grande aliada

Lembre-se: a Não Conformidade não tem ação punitiva.

Como identificar a Não Conformidade?

A Não Conformidade pode ser identificada de forma interna, como na auditoria interna e por algum funcionário durante a execução do processo, por exemplo ou de forma externa, como a satisfação do cliente e na realização de auditoria externa.

A ISO 9001:2015 não define como deve ser realizada a identificação da Não Conformidade, mas ela exige que a identificação seja feita.

Para tal a própria ISO 9001 mostra o caminho como:

  • Controle de Qualidade de produtos e serviços: nos requisitos 8.6 a liberação de produtos e serviços devem ser implementadas para verificar se os requisitos foram atendidos e 8.7 a organização deve assegurar que as saídas que não estejam conformes sejam identificadas e controladas.
  • Mentalidade de risco: a organização precisa planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades, como por exemplo realizar ações preventivas para eliminar Não Conformidades potenciais. A mentalidade de risco é realizada de maneira intrínseca dentro da organização.
  • Auditorias Internas: Através da realização de Auditorias Internas é possível verificar a conformidade de requisitos normativos, requisitos internos e processo de trabalho dentro da organização.

Como tratar a Não Conformidade?

Após a identificação da Não conformidade ou de uma potencial Não Conformidade, é necessário que a organização:

  • Descobrir a Causa Raiz: Qual o motivo levou a Não Conformidade acontecer; 
  • Elaborar Plano de ação: Planejar ações corretivas para eliminar a causa de uma Não Conformidade a fim de evitar que ela ocorra novamente
  • Análise da eficácia de ações: monitoramento, resultados e correções do Plano de ação;
  • Atualização da abordagem de riscos e/ou sistema de gestão da qualidade se necessário: modificações nas ações de prevenção ou nos processos da qualidade
  • Relatório de não conformidade (RNC): evidência do tratamento da não conformidade.

O que mudou no item 10 Melhoria da ISO 9001?

Além da abordagem de forma direta da mentalidade de risco, abordagem por processos e oportunidade de melhoria, a diferença entre a ISO 9001:2015 para a ISO 9001:2008 foi a separação do requisito Análise e Melhoria:

Requisito 10 da ISO

Exemplos de aplicações do Requisito 10 da ISO 9001:2015

O Requisito 10 da ISO 9001 pode ser aplicado na utilização de pesquisa de satisfação de produtos e serviços oferecidos pela organização, no gerenciamento do risco, na identificação e tratativa de Não Conformidades, na elaboração de indicadores de desempenho para o acompanhamento de metas da organização, além da realização de Auditorias Internas.

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Andressa Mesquita

Andressa Mesquita

Biomédica, Mestre em Ciência da Saúde, Especialista no Sistema de Gestão da Qualidade, Experiência com implantação do SGQ, Gestão do Risco, Auditora Líder da Qualidade na Norma ABNT NBR ISO 19011:2018.

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