Durante a pandemia vimos muitos donos de bares e restaurantes precisando reinventar seus processos para se manterem ativos no mercado.
Então, o delivery foi a maneira encontrada por todos eles para manter a conexão com os seus consumidores.
Mas, será que as entregas a domicílio foram e continuarão sendo suficientes para os empreendedores continuarem operando com um faturamento significativo?
É sobre isso que iremos conversar hoje, guiados pelos tópicos abaixo. Então, se quiser entender mais sobre o assunto, permaneça conosco!
Preparado(a)? Então vamos lá!
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desde o início de 2020 aproximadamente 200 mil estabelecimentos fecharam suas portas.
E, aqueles que continuam seu exercício lidam com uma queda de 85% dos seus faturamentos.
Dessa forma, os empreendimentos necessitam da aplicação de outras estratégias de digitalização além do delivery, que não foquem apenas em entregas, mas também na gestão interna do estabelecimento.
Uma das demandas que mais exigem tempo e geram problemas para os donos de empreendimentos do setor de alimentos são as compras e o abastecimento.
Geralmente, esse processo é realizado via whatsapp, visitas de vendedores, telefone, até mesmo ida a grandes mercados. No entanto, muitas dessas atitudes são passíveis de erros.
Dentre eles podemos citar erros frequentes nos pedidos e ausência de pós-venda. Dessa forma, esse cenário faz com que haja falta de clareza do próprio negócio e uma estratégia de resolução de problemas falha.
Todos os empreendedores, até os pequenos, precisam lidar com a complexidade da gestão de suprimentos todos os dias.
Então, somente com uma boa gestão é possível utilizar de estratégias que permitem uma tomada de decisão baseada em fatos, por meio da análise de dados e indicadores, por exemplo.
E é justamente neste ponto que a digitalização dos processos está inserida. Não é suficiente se adaptar ao delivery, digitalizando o processo de entrega, sem rever a gestão interna.
Para estar inserido em um mercado tão competitivo de forma sustentável muitos empreendedores buscam a ajuda da tecnologia e você não pode ficar de fora.
Temos uma boa notícia: existem muitas ferramentas para quem, de fato, deseja organizar o processo interno do seu estabelecimento.
A utilização de softwares como Excel, Power BI e soluções de marketplace auxiliam empreendedores do setor alimentício tanto na organização de dados quanto na organização de processos.
Dentre eles podemos citar o controle de estoque, cadeia de fornecedores, controle do processo de compras e outros.
Dessa forma, mesmo com a diminuição das medidas restritivas e a retomada do setor, o uso de ferramentas de gestão e a análise de dados contribuirão para que para que empreendedores driblem os impactos negativos.
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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