O que é um site responsivo?
Qual a diferença entre site mobile e site responsivo?
Por que ter um site responsivo?
Como criar um site responsivo?
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Saiba o que é e a importância de um site responsivo em seu negócio

Entenda o que é um site responsivo, qual a diferença entre esse tipo de site para um site mobile, e aprenda como você pode criá-lo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é e a importância de um site responsivo em seu negócio

A criação de sites é uma simples forma de se realizar a transformação digital em sua empresa. Mas ainda melhor que isso, é a criação de um site responsivo. Pois assim, será possível atingir o públicono digital, tanto através de desktops quanto em smartphones.

Ter um site responsivo hoje é essencial para que o Google o posicione em suas primeiras posições.

Ficou curioso em saber mais a respeito de sites responsivos? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você nesta jornada, sendo eles:

  • O que é um site responsivo?
  • Qual a diferença entre site mobile e site responsivo?
  • Por que ter um site responsivo?
  • Como criar um site responsivo?

Vamos à leitura?

O que é um site responsivo?

Site responsivo é aquele capaz de alterar seu layout com base no tamanho da tela, independentemente do dispositivo que ele será exibido, como em computadores, tablets, celulares e até mesmo TVs.

Antigamente não existia essa preocupação, pois predominantemente as pessoas utilizavam a internet através de computadores, com telas de tamanhos e formatos similares.

Hoje em dia, já sabemos que o cenário é diferente. O estudo “2020 State of Digital Report” mostrou que hoje em dia as pessoas navegam mais na internet usando o Smartphone do que o computador.

Por isso, é tão importante adaptar o site para qualquer lugar que ele seja apresentado. Além disso, um site responsivo também pode expandir uma página dando um zoom para olhar os detalhes.

Abaixo mostramos algumas das adaptações nas páginas que sites responsivos possuem:

  • Alteração no layout da página;
  • Apresentar as principais ferramentas de acesso do site para o usuário;
  • Mudança das imagens e cores do site;
  • Espaçamento entre links para evitar clicar em dois links ao mesmo tempo em telas sensíveis ao toque.

Então, ao criar um site de vendas, tenha em mente que será necessário um site responsivo, para a melhora da experiência do usuário dentro da plataforma e consequentemente na aquisição de um maior número de clientes.

Qual a diferença entre site mobile e site responsivo?

Existem duas formas diferentes para um criar um design compatível de site para um dispositivo móvel. Um deles é criar um site responsivo, e a outra é criar uma versão mobile do site.

Criar um site responsivo significa que irá construir apenas um site, que será capaz de ser apresentado em vários tipos de dispositivos, como, computadores, tablets ou celulares.

Neste caso, o design do site se ajustará de acordo com o tamanho e formato da tela, podendo redimensionar o tamanho dos blocos e também movê-los verticalmente e horizontalmente.

A outra forma, é criar um site mobile diretamente. Sendo um domínio para desktop e um domínio para dispositivos móveis.

As duas formas tem suas vantagens e desvantagens, mas em geral, o Google diz que para ter um bom SEO e aumentar o tráfego orgânico, é recomendado fazer o uso do site responsivo.

Por que ter um site responsivo?

Agora que já sabemos o que é um site responsivo, bem como a diferença dele para um site mobile, vamos ver alguns motivos sobre o porque ter um site responsivo.

Aumenta o número de compartilhamentos nas redes sociais

Com a infinidade de pessoas que usam redes sociais no Brasil e no mundo, sem dúvidas, devemos aproveitar as oportunidades de divulgar nosso negócio nelas.

Muito dificilmente uma pessoa irá divulgar um site que não possui uma boa experiência de navegação no Smartphone.

Ao contrário disso, um site responsivo pode ser a chave para que seu público clique no botão de compartilhar na rede social.

Aumenta o número de vendas e conversões

Hoje em dia, as pessoas já estão comprando mais online através de dispositivos móveis do que através de desktops.

E além do marketing digital, uma outra forma de gerar leads, aumentar o número de vendas e fidelizar seu cliente, é por meio de um site responsivo.

Pesquisas apontam que pessoas compram mais pelo Smartphone, devido sua facilidade de uso e também por sua maior disponibilidade para o público. Hoje em dia, muitas pessoas não precisam mais ter um Desktop exceto alguns casos onde ainda é necessário.

Ainda, ter um site responsivo aumenta o seu número de vendas, mas você sabe que outro fator é essencial para isso?

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Melhora do SEO e consequentemente o posicionamento do site no Google

Como já vimos acima, o Google prefere sites responsivos, sendo uma ótima forma de aumentar o tráfego orgânico.

Isso porque, um site responsivo possui a mesma URL para qualquer dispositivo que a página for acessada, melhorando o ranking e visibilidade.

O site responsivo também contribui para uma velocidade maior de carregamento da página. Desde 2018, o Google vem priorizando os sites que possuem um rápido carregamento mobile, apresentando-os nas primeiras posições do buscador.

É claro que para posicionar seu site nas primeiras posições é necessário olhar para outros fatores também, autoridade de domínio, qualidade do conteúdo etc.

Diminui a taxa de rejeição

A taxa de rejeição é um indicador que diz a respeito da quantidade de visitantes que entraram em seu site e não realizaram interações.

O site responsivo é responsável por fazer com que seus visitantes permaneçam dentro dele. Desta forma, a taxa de rejeição irá abaixar. Afinal, ninguém deseja ter uma experiência de navegação ruim, não é mesmo?

Como criar um site responsivo?

Viu como é importante ter um site responsivo? Vamos conferir algumas dicas de como criar um site responsivo para melhorar a quantidade de acessos.

O layout

É preciso criar um layout responsivo, de um modo que ele se adapte às diferentes maneiras de acesso à internet pelos usuários, combinando com a proporção e tamanho da tela que ele está sendo apresentado.

Flexibilidade do site

É necessário obter a flexibilidade do site em vários sentidos, nas imagens, nos ícones, no código fonte etc.

É comum encontrar sites que apresentam imagens distorcidas em sua versão mobile. Tenho certeza que você não gostaria de ver isso em seu site.

Ferramentas

Escolha boas ferramentas que irão ajudar você a construir um site responsivo, podemos encontrar várias delas na internet, como é o caso do Wordpress e o Adaptive Images.

Somente o essencial

Alguns tipos de conteúdo e elementos não funcionam e não foram feitos para ser usados em dispositivos mobile.

Pense em deixar uma tela menos poluída possível, tornando o site mais amigável em smartphones principalmente. Remova tudo aquilo que não for necessário.

Mobile First

Ao desenvolver seu site, comece pensando na experiência e usabilidade do site em dispositivos móveis, e apenas depois procure adaptá-lo para o desktop.

Afinal, como vimos, hoje em dia, mais pessoas navegam na internet através de dispositivos mobile.

Teste

A melhor forma de confirmar que o site possui uma boa experiência para o clienteno uso em dispositivos móveis e também no desktop é através de testes.

Portanto, realize testes, não apenas com a equipe de desenvolvimento mas também com os possíveis usuários que venham a utilizar a plataforma, e também faça comparações com outros sites do mesmo segmento.


Chegamos então ao fim do conteúdo deste artigo, mas não precisa chegar ao fim o seu aprendizado! Continue acompanhando o Blog Voitto para estar por dentro de assuntos variados, se desenvolvendo cada vez mais!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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