Lançado em 2008, o Spotify é a plataforma de streaming de músicas, podcasts e vídeos mais popular do mundo.
O serviço é concorrente de outras plataformas como Deezer, YouTube Music e Apple Music. Contudo, apesar de ter chegado no Brasil apenas em 2014, o Spotify caiu no gosto popular, tornando-se rapidamente utilizado em todos os cantos do país.
Para você ter uma ideia, em 2022, o Spotify acumula mais de 430 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo 190 milhões assinantes do plano premium.
Quem nunca selecionou aquela playlist no Spotify para ouvir com a galera no churrasco de domingo? Ou postou um story no Instagram mostrando a música que você está ouvindo?
Se você é amante do Spotify como nós e não aguenta ficar sem ouvir aquela musiquinha, mas também tem curiosidade de saber como surgiu essa startup que revolucionou a indústria musical mundial, acompanhe nosso tópicos:
Vamos lá?
O Spotify é uma plataforma que disponibiliza conteúdos de multimídia (músicas, podcasts e vídeos) para serem ouvidos e vistos em tempo real.
O Spotify é o maior serviço de streamingde músicas do mundo. Mas, o que isso significa?
Streaming é uma forma de distribuição digital, na qual as informações não ficam armazenadas no dispositivo do usuário (como celular e computador, por exemplo), isso é ótimo porque não ocupa a memória no disco rígido. Outro exemplo desse tipo de serviço é a Netflix.
Além disso, o usuário reproduz o conteúdo de forma legalizada, sem violar os direitos autorais.
O Spotify surgiu em 2006, num cenário onde a pirataria tomava conta da Internet. As opções legais eram muito caras ou limitadas. O iTunes, por exemplo, já existia, mas você precisava comprar cada música que quisesse escutar.
É aí que entra Daniel Ek, um exímio programador que ficou milionário desenvolvendo sites e abrindo várias empresas.
Juntamente de Martin Lorentzon, um empreendedor sueco que havia comprado uma das empresas de Ek, o Spotify foi criado.
Os dois fundadores viram no problema com a pirataria a oportunidade criar algo bom pros dois lados.
Para o usuário, uma plataforma de fácil manuseio, com um grande acervo de músicas e que fosse financeiramente acessível. Para os artistas e gravadoras, uma forma de ganhar dinheiro e se inserirem no mundo digital, já que com a pirataria algumas gravadoras chegaram perto da falência.
Quando se trata do nome “Spotify”, especula-se que Lorentzon disse essa palavra ou algo parecido enquanto os dois discutiam qual seria o nome utilizado.
Após a criação do Spotify, seus fundadores enfrentaram aproximadamente 2 anos e meios de busca por investidores e de negociações com gravadoras e distribuidoras, por isso a plataforma de streaming começou a funcionar de fato em 2008.
Mas foi no ano de 2011 que o Spotify se popularizou, tornando-se conhecido e usado em todo o mundo.
A importância do Spotify para a indústria da música é tão grande que na Suécia a pirataria diminuiu em 25% com apenas 2 anos de seu lançamento.
Cerca de 70% da renda é repassada a artistas e gravadoras. O pagamento é feito de acordo com a quantidade de vezes que a música é reproduzida, o que gera muita polêmica entre os músicos menos conhecidos.
O Spotify teve lucro pela primeira vez no último trimestre de 2018, após mais de 10 anos de seu lançamento.
A causa para o Spotify ter demorado tanto para ter lucro pode estar justamente aqui. Existe uma versão gratuita e uma versão para assinantes.
Na versão gratuita são reproduzidos anúncios durante os áudios, o usuário não pode pular músicas. Já na versão paga, os assinantes podem escutar as músicas na ordem que quiser, pular, voltar, sem anúncios e fazer download dos conteúdos para escutar offline.
A assinatura individual comum custa R$19,90, a versão para estudantes custa R$9,90 e a familiar R $34,90, podendo ter até 6 usuários. Para acumular assinantes, o Spotify disponibiliza os 3 primeiros meses de forma gratuita. Após esse período, o usuário paga pelo valor da assinatura individual.
A questão é que nem metade dos usuários do Spotify são pagantes e esse número ainda precisa aumentar muito para que a empresa se torne lucrativa.
Todo final de ano o Spotify disponibiliza uma retrospectiva para os usuários. Em 2022, o Spotify Wrappedmostrou que, no Brasil, os artistas mais ouvidos são:
Já no mundo, os que lideraram foram:
E aí, qual deles você mais ouviu?
O pré Save é uma ferramenta disponibilizada pelo Spotify que permite que os usuários salvem uma música que ainda não foi lançada. Essa opção é importante porque garante mais engajamento aos artistas.
O pré Save é realizado através de um link. Para isso, basta acessar as redes sociais do artista em questão e procurar pela postagem que contenha a informação.
“Stream”, no inglês, é um termo que significa “fluxo” ou “transmitir”. Sendo assim, “dar um stream” nada mais é que reproduzir uma música ou um podcast no Spotify.
Fundada em 2012, a EBANX é uma empresa brasileira que permite transações financeiras entre compras realizadas no Brasil com empresas globais. Dessa forma, a EBANX é a principal responsável pelas faturas do Spotify, assim como outros serviços estrangeiros: Airbnb, Shein e Shopee.
O Spotify pode ser utilizado tanto no celular, disponível para download, como em computadores desktop.
Para começar a utilizar, basta fazer um cadastro ou entrar com o Facebook.
Depois, caso você tenha a intenção de se tornar premium, basta selecionar a opção “Seja Premium”. Aí, é só preencher com seus dados pessoais!:
Prontinho! É só pesquisar a música que você quer ouvir!
O Spotify oferece a possibilidade de se escutar as músicas no modo offline. Para isso, elas devem ser baixadas. Lembre-se que para poder salvar as músicas a sua conta deve ser Premium!
Se você está usando a plataforma pelo computador, escolha qual playlist será baixada e clique no símbolo de download sinalizado abaixo:
Se estiver pelo celular, o passo é quase o mesmo! Selecione a playlist desejada e toque no mesmo botão.
As duas plataformas de streaming são rivais desde o começo do Spotify.
Atualmente, a Apple Music conta com mais de 100milhões de músicas, enquanto o Spotify conta com 80 milhões de músicas na plataforma. Os preços das duas e os planos se assemelham, porém o Spotify possui uma versão gratuita.
Se você quer saber mais sobre essa estratégia de disponibilizar uma versão gratuita, acesse o nosso pocketbook: Free: O Futuro dos Preços.
Atualmente, a rivalidade das duas vem se acirrando mais, uma vez que o Spotify denunciou a Apple na justiça acusando a empresa da maçã de práticas desleais.
Se você é assinante do plano Premium do Spotify, saiba que o cancelamento pode ser realizado de uma forma simples e rápida, mas que voltará a ter acesso ao player gratuito, limitado e com anúncios.
Para cancelar, você deve:
Lembre-se que após efetuar o cancelamento, a assinatura ainda vai permanecer até o período em que o plano seria renovado. Entretanto, não se preocupe! Essa data vai ser mostrada na etapa de confirmação do cancelamento do plano Premium.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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