3 tendências a respeito do comportamento do consumidor.
3 tendências de mercado que você precisar monitorar e aprender
Se você chegou até aqui, precisamos combinar uma coisa…

Descubra as principais Tendências de Marketing para 2023 e para os próximos anos!

Veja as principais Tendências de Marketing para 2023 e para os próximos anos, além de alguns temas que os profissionais de marketing precisam monitorar de perto

Paulo Henrique
Por: Paulo Henrique
Descubra as principais Tendências de Marketing para 2023 e para os próximos anos!

Se tem uma coisa que é fascinante para nós que somos profissionais de marketing, é ver como este mercado é dinâmico e se reinventa constantemente, acompanhando a evolução das tecnologias e da própria sociedade.

Mapeamos tudo que está prometendo movimentar o mundo do marketing nos próximos anos. Você precisa estar preparado para o futuro, mas lembre-se de que nem todas as empresas estão prontas para implementar tudo isso que vamos te apresentar. Ok?

Bom aprendizado!

3 tendências a respeito do comportamento do consumidor.

Não dá para falar sobre tendências de marketing sem analisar o comportamento do consumidor, com toda evolução tecnológica e o crescimento das redes sociais, as empresas precisam compreender cada vez mais o que o consumidor quer e onde ele está.

1.     Experiências híbridas

Não é novidade para ninguém que o mundo digital veio com força e mudou completamente a forma que nos relacionamos como indivíduos, e consequentemente a forma de se relacionar com as marcas.

Segundo o e-book da HubSpot com as tendências de marketing digital para 2023, 42% das vendas do varejo no Brasil, até 2025, virão de empresas com algum tipo de presença online. Além disso, 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra, seja física ou online.

O consumidor atual não quer mais saber se fronteiras entre o digital e o físico, as empresas precisam estar preparadas para manter a mesma experiência do usuário de seu produto ou serviço seja em suas lojas, no site, nas redes sociais ou no atendimento virtual.

Para isso, é necessário que os profissionais de marketing estejam cada vez mais preparados para usar as ferramentas de marketing digital de forma integrada com os demais canais de comunicação da empresa.

O conceito omnichannel deve ser o foco da estratégia para manter uma unicidade em todos os pontos de contato do consumidor com a marca.

2.    O consumidor empoderado

Outra tendência que se vê como algo sem volta é que cada vez mais o consumidor está rejeitando aquele modelo tradicional de marketing e vendas onde a empresa decide o que quer produzir e vender, compre quem quiser!

Segundo o relatório da Mintel sobre as Tendências Globais de Consumo 2023: “as marcas precisam abrir espaço para um novo “c” e, seu c-suíte, pois os consumidores estão investindo, co-criando e votando em mudanças ao lado das marcas.”

Hoje em dia o consumidor gosta de participar do processo criativo, tanto de conteúdo quanto na idealização de novos produtos. O marketing interativo tem se tornado uma excelente ferramenta para aumentar a fidelização dos clientes e aumentar o seu engajamento com a marca.

É mais ou menos assim, ao invés de você fazer pesquisas de marketing para imaginar o que o cliente quer que você melhore no seu produto, é muito mais fácil você dar voz aos clientes e observar!

Redes sociais como o TikTok, por exemplo, democratizaram a produção de conteúdo oferecendo uma forma auto-expressão sem o compromisso de ser uma super produção.

3.    Vender ou influenciar, eis a questão!

Tradicionalmente as empresas buscam melhorar seus resultados através de campanhas para aumentar suas vendas, é claro que isso é importante e não pode ser deixado de lado. Se é disso que sua empresa precisa neste momento, dá uma conferida no artigo: 7 dicas para impulsionar suas vendas.

Mas o que se percebe atualmente, é que a venda é uma consequência de um processo mais complexo chamado marketing de influência. Em resumo, o consumidor lê e assiste diariamente conteúdos de diversos influenciadores nas redes sociais e isso influencia boa parte de suas decisões de compra.

Segundo o relatório da OpinioBox Consumer Trends 2023, um estudo da Nielsen mostra que o Brasil, em 2022, chegou à marca de 500 mil influenciadores com no mínimo 10 mil seguidores cada.

Se você quiser conhecer melhor como isso funciona, ou deseja usar isso a seu favor para vender seu produto ou serviço, confira os detalhes no artigo sobre social selling e veja as dicas de como aplicar em seu negócio.

3 tendências de mercado que você precisar monitorar e aprender

Existem alguns temas que estão em alta que os profissionais de marketing precisam monitorar de perto, para identificar as melhores formas de aplicar em suas empresas.

Leia com moderação e reflita sempre se sua empresa está preparada para isso!

1.     Comunidades

Parece coisa do “recém ressuscitado” Orkut, mas em 2023 percebe-se que talvez o futuro da segmentação das empresas esteja nas comunidades.

Muito mais do que atuar em um nicho de mercado, as marcas precisarão compreender bem as dores e demandas específicas de cada comunidade, e falar a mesma linguagem daquele grupo de pessoas (consumidores ou não).

Alguns insights do relatório da Wunderman Thompson The Future100 : Trends and Change to Watch in 2023 apontam que as marcas e produtores de conteúdo estão trazendo valores de inclusão para o metaverso para fortalecer ainda mais este conceito de comunidade.

Parte do sucesso de alguns influenciadores nas diversas redes sociais está apoiado exatamente neste ponto, saber se comunicar de forma simples e direta com um público específico. O consumidor moderno quer comprar de marcas que se posicionam, não ficam em cima do muro!

2.    Novas tecnologias

Quase que diariamente surgem novas tecnologias, robôs e inteligência artificial. Mas como isso vai impactar a relação das empresas com o consumidor?

Assistentes virtuais e gadgets são exemplos de como melhorar a rotina diária do cliente, enquanto que inteligência artificial e chatbot podem ajudar a ampliar a capacidade de atendimento personalizado em escala.

Assim como realidade aumentada e realidade virtual podem contribuir para melhorar a experiência do shopper!

Os chatbots ajudam principalmente negócios que não operam todas as horas do dia, ou seja, a responder perguntas e se envolver com clientes que possam precisar de assistência fora do horário de trabalho.

Será que a próxima era do varejo poderá ter consumidores co-criando produtos e vitrines virtuais das marcas?

3.    O marketing que não parece marketing

Estamos vivendo uma era de excesso de informações e um ritmo excessivamente acelerado, muitas pessoas já estão mudando seu comportamento de compra para itens que ajudem a se desconectar, para relxar ou aproveitar a “vida off-line”.

Um dos fenômenos que se percebe com as novas gerações de consumidores, é que cada vez mais rejeita-se aquela tradicional propaganda que interrompe o entretenimento para apresentar um produto ou serviço. Ninguém aguenta mais aquelas cenas perfeitas de comercial, com um sorrisos inesplicáveis e um diálogo fake!

Campanhas que trazem consumidores reais dando seu depoimento sobre produtos costumam ter mais aceitação por que se conectam melhor com o consumidor, que se identifica mais naquela situação.

Se você chegou até aqui, precisamos combinar uma coisa…

Se você ainda não atua na área de marketing e está lendo este conteúdo para aprender e conhecer mais, sugiro use esse conteúdo apenas para te inspirar na caminhada.

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Paulo Henrique

Paulo Henrique

Professor do curso de Administração do CEFET-RJ, professor conselheiro da IETEC (Incubadora Tecnológica do CEFET) e da empresa júnior CEFET-Jr, e pesquisador nas áreas de: Marketing e Ensino baseado em Jogos de Negócios. Doutorando no programa de Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ, Mestre em Economia e Gestão Empresarial, administrador com ênfase em Marketing (ESPM), com MBA em Gestão de Projetos.

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