O que é a Teoria Clássica da Administração?
Quais são os 14 princípios gerais da Administração?
Funções trabalhistas
Críticas à Teoria Clássica da Administração
Essa é a trilha para o sucesso!

Entenda o que é a Teoria Clássica da Administração e sua aplicação nos dias atuais

Entenda o que é a Teoria Clássica da Administração e conheça os 14 princípios gerais da administração que são considerados pilares da gestão organizacional!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é a Teoria Clássica da Administração e sua aplicação nos dias atuais

A Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henry Fayol, tem como base a busca por máxima eficiência através da visão do Homem Econômico. Ou seja, considera o ser humano como racional e com focos racionais.

Até os dias de hoje, muitas das funções gerenciais e dos processos das empresas são baseados na Teoria Clássica da Administração. Esses pilares podem ir desde a estrutura organizacional até mesmo ao modelo de remuneração e avaliação de desempenho.

No entanto, apesar de ter muitos legados nas organizações atuais, a Teoria Clássica da Administração também passa por diversas críticas. Mas não se preocupe, você entenderá os dois lados da moeda neste artigo. Para isso, acompanhe até o final os seguintes pontos:

  • O que é a Teoria Clássica da Administração?
  • Quais são os 14 princípios gerais da Administração?
  • Funções trabalhistas;
  • Críticas à Teoria Clássica da Administração.

Vamos começar?

O que é a Teoria Clássica da Administração?

A Teoria Clássica da Administração é um dos principais estudos para mapear as funções de gestores e líderes dentro de uma empresa.

Henry Fayol, idealizador da teoria, rompeu diversos paradigmas no início do século 20 e conseguiu difundir seus princípios de maneira rápida e consolidada.

De acordo com os pesquisadores, as bases do seu pensamento podem ser resumidas nos 14 princípios gerais da administração. Conheça mais sobre eles a seguir.

Quais são os 14 princípios gerais da Administração? 

A Teoria Clássica da Administração tem como base 14 princípios que devem ser considerados como os pilares da gestão organizacional.

Com isso, todo estudante de administraçãoou empreendedor pode tomá-los como ponto de partida para estruturar uma empresa em suas diversas áreas.

Para que você também seja capaz de fazer isso, conheça mais a fundo quais são eles.

1. Divisão do trabalho

Parte do pressuposto de que quanto mais especializado for um funcionário, melhor ele desempenha a sua função. Por isso, a divisão do trabalho é capaz de deixar claro as atribuições de cada colaborador.

Esse é um dos princípios básicos que devem ser aplicados em toda a cadeia hierárquica com o objetivo de aumentar a produtividade e aumentar a eficiência na administração da produção.

2. Autoridade

Quanto maior o nível hierárquico do cargo que uma pessoa ocupa, mais autoridade ela tem para dar ordens e estabelecer direções. No entanto, em contrapartida, também será maior a sua responsabilidade.

Ou seja, autoridade e responsabilidade são atribuições altamente correlacionadas.

3. Disciplina

O cerne deste princípio básico é que a falta de disciplina gera o caos. Por isso, deve-se estabelecer regras de conduta para todos os funcionários.

4. Unidade de comando

Esse princípio da Teoria Clássica da Administração enfatiza que cada colaborador deve ter apenas um líder direto. Sendo assim, não há a possibilidade de ordens contraditórias.

5. Unidade de direção

Todas as pessoas possuem um mesmo objetivo que é atingir o que foi definido no planejamento estratégico. Com isso, todas as atividades desenvolvidas devem convergir para um mesmo direcionamento.

6. Subordinação dos interesses individuais

Os interesses gerais da organização são mais importantes e por isso devem prevalecer as opiniões individuais. Confirmando ainda mais a unidade de direção e o trabalho em prol de um mesmo objetivo.

7. Remuneração

De acordo com Fayol, as empresas devem estabelecer uma remuneração que satisfaça tanto os seus interesses quanto às necessidades e demandas dos colaboradores.

8. Centralização

Os cargos mais elevados da hierarquia devem sempre tomar as responsabilidades finais. No entanto, também cabe a eles a autoridade de delegar e cobrar que os seus subordinados realizem da melhor forma seus trabalhos.

Nesse princípio há a necessidade de encontrar o equilíbrio entre as duas máximas.

9. Linha de comando

As empresas devem ter uma estrutura hierárquica vertical, na qual sempre irá prevalecer a autoridade do maior cargo.

10. Ordem

Fayol acreditava que para que uma empresa obtivesse sucesso era fundamental a organização. Por isso, a gestão por processos deve ser feita preservando as regras, locais e funções pré-determinadas.

11. Equidade

Todos os colaboradores possuem direitos iguais. Isso faz com que a organização seja justa e os funcionários sejam mais leais a ela.

12. Estabilidade dos colaboradores

Foco em garantir a estabilidade para os funcionários, a fim de reduzir a rotatividade e os seus danos negativos para o funcionamento da empresa.

13. Iniciativa

Esse princípio tem como base a capacidade de um colaborador de estabelecer um plano e executá-lo. Nele a produtividade pode ser considerada uma skill de destaque.

14. Espírito de equipe

Todos estão trabalhando em prol de um objetivo em comum, por isso, o trabalho deve ser em conjunto e as pessoas devem se ajudar mutuamente. Assim, o grupo defenderá seus propósitos.

Nesse sentido, muitos estudos foram realizados com base no princípio do espírito de equipe. Entre eles o Efeito Hawthorne.

Apesar dos 14 princípios gerais da administração terem sido o grande ponto da Teoria Clássica da Administração, Fayol também desenvolveu outros conceitos importantes. Veja a seguir.

Funções trabalhistas 

As contribuições de Fayol foram além dos princípios e também buscaram entender a organização como um todo. Para isso, o estudioso estabeleceu funções básicas que qualquer empresa deve desempenhar e também funções administrativas.

Confira em detalhes quais são elas a seguir.

Funções Básicas de Qualquer Empresa

As funções básicas de qualquer empresa dizem respeito às grandes que precisam estar presentes para o bom funcionamento da organização. Por isso, elas se encaixam na grande maioria dos modelos de negócio.

Sendo assim, pode-se elencar 6 funções básicas. São elas:

  • Funções técnicas: voltadas para a execução da atividade-fim da empresa, seja ela a produção de bens ou a prestação de serviços;
  • Funções comerciais: relacionadas ao processo de intermediação com fornecedores, clientes e parceiros;
  • Funções financeiras: alinhadas com a gestão dos recursos, bem como avaliação de projetose garantia da sustentabilidade financeira;
  • Funções de segurança: voltadas para garantir a proteção de pessoas, bens, sistemas, processos e tudo que é essencial para a organização; 
  • Funções contábeis: relacionadas ao cumprimento das obrigações, bem como o acompanhamento de custos, despesas, receitas, estatísticas e inventários; 
  • Funções administrativas: alinhadas com os 5 comandos que você conhecerá abaixo. Vamos lá?

Funções Administrativas

Além disso, também foram mapeadas as funções administrativas. Elas dizem respeito a um conjunto de atividades que devem ser cumpridaspara que uma organização otimize o seu dia a dia e aumente o potencial dos resultados.

Elas podem ser lembradas pela sigla POCCC. Cada uma das letras faz referência à primeira letra dos 5 comandos principais. Conheça quais são eles:

  • Planejar: as empresas precisam traçar objetivos para elevarem os seus resultados. Por isso, cabe a essa etapa o planejamento estratégico, ou seja, elaborar um plano com atividades detalhadas para o seu atingimento;
  • Organizar: depois de cumprir o comando básico, é hora de organizar os recursos para a exceção das ações levantadas anteriormente. Sejam eles humanos, materiais ou financeiros;
  • Comandar: para que cada pessoa cumpra o seu papel planejado depois das divisões de tarefas, é fundamental que tenha uma unidade de comando a redirecionando. Por isso, nesse momento deve estabelecer as relações hierárquicas;
  • Coordenar: esse comando pressupõe que todos já saibam o que fazer, ou seja, suas responsabilidades. Após as estruturas definidas, passa-se a ter um processo de coordenação para verificar o cumprimento das atividades e metas planejadas;
  • Controlar: além de saber que as ações estão sendo realizadas, é preciso medir as suas assertividades. Por isso, controlar significa impor padrões e medidas de desempenho, permitindo que ações sejam tomadas de maneira tempestiva caso seja necessário. 

Quer entender mais sobre a Teoria Clássica da Administração? Então assista esse vídeo que separamos para você:

Como prometemos no início deste conteúdo, aqui você também irá conhecer quais são as críticas à Teoria Clássica da Administração. Confira abaixo!

Críticas à Teoria Clássica da Administração 

O século 20 foi marcado pelos grandes avanços no ramo das teorias da administração. Por isso, não é possível avaliar a teoria clássica sem compará-la com a administração científica.

Também conhecida como Taylorismo, essa vertente também prezava pela otimização dos processos. Mas, por sua vez, tinha como ponto focal a divisão do trabalho. No qual o funcionário seria especializado em uma única tarefa ou função.

Em ambos os casos, as maiores críticas estão relacionadas ao fato de que elas ignoram muitos aspectos ligados aos colaboradores, como por exemplo:

  • A importância de uma comunicação assertiva e transparente;
  • A possibilidade de equipes autogerenciadas, com autonomia e liberdade;
  • Incentivo e motivação dos colaboradores em diversos aspectos, como saúde mental e bem-estar;
  • Desenvolvimento do espírito de liderançahumanizada e empática. 

Sendo assim, toda organização de hoje precisa ir além da base do pensamento administrativo. Explorando também ideias mais recentes que evoluíram de acordo com o mercado de trabalho.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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