Enquanto a quantidade de vendas online cresce e o mercado consumidor se torna cada vez mais digital, a maior insegurança dos brasileiros é em relação ao risco deter seus dados vazados na internet.
Isso é o que mostra uma pesquisa feita pela Psafe, a maior empresa de segurança digital da América Latina. Segundo o estudo, três em cada cinco brasileiros revelam ter medo que suas informações pessoais vazem na hora de fazer compras online.
O cenário é ruim para quem compra e para quem vende e há quem diga que as medidas de segurança atuais não são suficientes.
Assunto interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre esse assunto, não deixe de continuar a leitura desse artigo, aqui te contaremos tudo sobre:
Vamos nessa?
Os brasileiros têm medo do vazamento de dados porque, na medida que o hábito de fazer compras online aumentou, o número de fraudes e crimes digitais também cresceu no país.
Para qualquer compra simples é preciso disponibilizar dados como sua data de nascimento, CPF, nome completo e inclusive seu cartão de crédito. A insegurança vem do medo dessas informações caírem nas mãos de pessoas erradas.
A pesquisa feita pela Psafe, com mais de 8.500 respostas, mostrou em números o tamanho dessa desconfiança:
Reprodução: Psafe/captura de tela
Ainda segundo o estudo, quatro em cada cinco brasileiros dizem não se sentir seguros em colocar seus dados pessoais e bancários em sites de compra.
Você quer saber como essa situação afeta as empresas? Confira no próximo tópico!
Se os seus clientes não se sentem confortáveis em comprar online, você está perdendo vendas.
A transformação digital das marcas já é uma realidade e milhões de brasileiros usam a internet como seu canal de compras favorito.
Um ciberataque irá manchar a reputação da empresa e a Lei Geral de Proteção de Dados prevê uma multa milionária para negligências com os bancos de dados dos consumidores. Nos piores casos, o prejuízo pode levar à falência do negócio.
Todo esse medo é mesmo justificável? Em janeiro deste ano, o Brasil acordou com a manchete de um megavazamento de dados, que afetou mais de 212 milhões de brasileiros.
Por isso, na opinião de alguns especialistas, as medidas de segurança precisa ser mais rigorosas e proteger seus dados nunca foi tão importante!
Para proteger seus dados é preciso conhecer mais sobre cibersegurança.
Segundo os especialistas, existem algumas práticas que você deve ter em mente para garantir a sua segurança e privacidade, como:
Não clicar em links suspeitos, nem passar seus dados bancários para terceiros são outros pontos para você estar atento e conseguir fugir do risco de fraudes.
Será que você já foi vítima do vazamento de dados? Mais de dez países foram acusados de espionar pessoas comuns entre sua população e o caso rendeu atenção internacional. Confira essa notícia completa!
Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!