O que é o Visual Thinking?
Qual a sua relação com o Design Thinking?
Como fazer um Visual Thinking?
Qual o diferencial do Visual Thinking para o seu negócio?
Como impactar os seus clientes?

Saiba mais sobre o impacto do Visual Thinking em sua empresa e como implementá-lo!

Saiba mais sobre o Visual Thinking e o Design Thinking, seus diferenciais e como utilizar as estratégias em seu negócio.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Saiba mais sobre o impacto do Visual Thinking em sua empresa e como implementá-lo!

O Visual Thinking está se mostrando cada vez mais uma tendência para o empreendedorismo e para a comunicação visual.

Essa forma de pensamento é responsável por permitir a memorização e a compreensão de ideias, além da comunicação eficaz entre equipes produtivas.

Saiba como impĺementar as estratégias do Visual Thinking em seu negócio por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o Visual Thinking?
  • Qual a sua relação com o Design Thinking?
  • Como fazer um Visual Thinking?
  • Qual o diferencial do Visual Thinking para o seu negócio?
  • Como impactar os seus clientes?

Vamos lá!

O que é o Visual Thinking?

O Visual Thinking ou Pensamento Visual é o processo de pensamento por meio dos aspectos visuais. Ele pode ser realizado por meio de rabiscos, desenhos, imagens e esquemas para representar uma ideia.

Assim, a linguagem visual é utilizada para complementar a linguagem verbal por meio de imagens, símbolos, sinais e palavras-chave, possibilitando um maior entendimento para o interlocutor.

O termo foi utilizado pela primeira vez pelo psicólogo alemão Rudolf Arnheim em 1969, em seu livro Visual Thinking.

O Pensamento Visual possibilita o processamento instantâneo de informações, além de intensificar a sua memória fotográfica prolongada sobre o assunto.

Além disso, ele permite a comunicação eficaz entre a sua equipe e a concentração em metas específicas, aprimorando o gerenciamento de projetos.

Isso acontece porque o Visual Thinking está diretamente relacionado com a Metodologia Ágil, já que o acesso às informações é realizado de maneira instantânea e eficiente.

O Visual Thinking esta diretamente relacionado com a Metodologia Agil. Foto: Unsplash - Esteé Janssens

Etapas do Visual Thinking

O Visual Thinking é formado por quatro etapas. Confira a seguir as características de cada uma:

  • Olhar: coleta de informações iniciais e desordenadas por meio da visão;  
  • Ver: seleção das informações mais importantes e seu agrupamento por categorias;
  • Imaginar: pensamento no que não está visível, pensando na apresentação de ideias; 
  • Comunicar: resumo e apresentação das ideias de forma clara.  

Graphic Recording

O Graphic Recording é uma forma de aplicar o Pensamento Visual em tempo real. Isso acontece quando precisamos anotar informações importantes em uma aula, palestra ou reunião, organizando e esquematizando suas ideias.

Ele se organiza em uma infografia global com todas as informações relevantes sobre o assunto ou sobre o evento e como elas se conectam umas às outras.

Dessa forma, você consegue consultar todas as informações essenciais de forma rápida a qualquer momento que precisar.

Por conseguinte, existem várias plataformas na internet que possibilitam essa criação, assim como profissionais especializados na área de design para realizar a função de graphic recorder.

Qual a sua relação com o Design Thinking?

O Design Thinking é um método específico para a resolução de um problema específico. Ele permite um melhor contato com o cliente e, consequentemente, uma melhor experiência do usuário. Ele é dividido nas seguintes fases:

  • Empatia: ouvir as dores do cliente;
  • Definição do problema: definir o problema a ser resolvido a partir das informações coletadas na primeira etapa;
  • Geração de ideias: realizar um brainstorming com ideias para a resolução do problema definido;
  • Criação de protótipo: selecionar as soluções mais viáveis e desenvolvê-las minuciosamente;
  • Testes: selecionar a melhor solução e realizar diversos testes em busca da solução. 

Dessa maneira, o Visual Thinking pode ser utilizado para deixar essas ideias mais claras no papel (ou na tela), além de acompanhar os seus resultados graduais e efetuar as mudanças necessárias no projeto.

Algumas dicas da utilização do Visual Thinking no Design Thinking é a elaboração do mapa de empatia, da jornada de compra, do diagrama de Ishikawa e dos mapas mentais.

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Como fazer um Visual Thinking?

O Visual Thinking pode ser realizado de diversas maneiras. Esquemas, diagramas, imagens e mapas mentais são alguns exemplos dessa prática do pensamento visual.

O ideal é que a produção responda a sete perguntas importantes, as chamadas 5W2H: o quê, por quê, como, quando, onde e quanto. Quanto mais completa e objetiva for a ideia, mais compreensível será o esquema visual proposto.

Além disso, o Visual Thinking pode ser feito em um pedaço de papel com lápis e canetas, em um quadro branco com pincéis ou em superfícies virtuais como tablets, computadores e slides.

Logo, não existe um padrão para realizar o Visual Thinking, ele deve ser feito da melhor forma para você e sua equipe, contendo os elementos necessários para o gerenciamento desse projeto.

Infográficos, fluxogramas e organogramas são alguns exemplos da execução do Visual Thinking em projetos ágeis.

O Visual Thinking e realizado por meio de esquemas e desenhos. Foto: Unsplash - Hal Gatehood


Entretanto, os mapas mentais são a principal maneira de realizar esse Pensamento Visual, por meio da hierarquização e ramificação de informações relevantes sobre um assunto.

Continue neste artigo e confira quais são os diferenciais do Visual Thinking para o seu negócio!

Qual o diferencial do Visual Thinking para o seu negócio?

O Visual Thinking impressiona equipes, clientes e stakeholders, permitindo a identificação de problemas e de dores que nem sempre conseguimos identificar apenas por meio de palavras.

Dessa forma, a utilização da comunicação visual também está relacionada a transmissão de foco e determinação aos membros de sua equipe, que conseguem ter uma visão ampla dos projetos a serem realizados.

Também pode ser utilizado para apresentar dados e relatórios formalmente por meio de apresentações em slides ou em infográficos que abusam da criatividade visual.

Além disso, o Visual Thinking é essencial para a produção de conteúdos para as redes sociais, esses que alcançam mais sucesso e engajamento quando estão relacionados à comunicação visual: artes, carrosséis, imagens e vídeos.

Como impactar os seus clientes?

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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