Será que irá viralizar? É o que esperamos! O Youtube lança hoje, dia sete de junho, sua nova funcionalidade, o Youtube Shorts. Curioso para saber como ele funcionará?
Então, se prepare para a leitura dos tópicos que abordaremos ao longo deste artigo. Os assuntos discutidos serão:
O Youtube Shorts é a nova aposta do Youtube e a plataforma anunciou nesta segunda-feira a sua nova funcionalidade. Mas o que seria essa nova função?
Com atividades parecidas às do reels no instagram e a do próprio Tiktok, a plataforma promete vídeos curtos, de até 60 segundos, para seus usuários experimentarem.
Além disso, eles podem ser editados pelo próprio celular, uma funcionalidade que poderá aumentar o engajamento, após vários canais grandes anunciarem a sua saída do Youtube.
Sob esse viés, as saídas anunciadas no Brasil,na maioria das vezes, eram explicadas pela alta quantidade de trabalho demandada para crescer na plataforma, o que se tornou algo surreal na pandemia.
Nesse sentido, com a divulgação do Youtube voltada ao Youtube Shorts, a nova funcionalidade pode se tornar um boom, assim como o Clubhouse. Será que essa é a nova estratégia da maior plataforma de vídeos do mundo?
Uma pergunta que nos devemos fazer é: o Youtube quer concorrer com o Instagram e o TikTok ou quer fazer com que os Youtubers que abandonam a plataforma voltem a usá-la?
Se a resposta for relacionada a segunda pergunta, os vídeos de 60 segundos com edições feitas pelo celular podem ajudar, bem como a promessa de US $100 milhões para criadores de conteúdo.
No entanto, o fato de não divulgar como essa monetização será feita pode ser um empecilho para que haja a aguardada volta de vários youtubers para a plataforma.
Já se a resposta estiver relacionada com a primeira pergunta, sobre o Youtube rivalizar com o Tiktok e o Reels, o prêmio de US $100 milhões pode ajudar a respondê-la, além da funcionalidade de legenda que o Shorts apresenta.
Nesse sentido, a plataforma de vídeos mirou na dor dos usuários do TikTok, que demorou para habilitar as legendas de modo automático, função que permite que pessoas com deficiência auditiva consigam se inserir em redes sociais.
A criação de vídeos de até 60 segundos já está liberada para 25% dos usuários ainda nos primeiros dias. Mas se acalme porque o Shorts vai chegar à você.
Testado na Índia desde de setembro de 2020, a nova funcionalidade do Youtube foi liberada de modo antecipado para os produtores de conteúdo e depois para a população em geral.
A mesma estratégia é implementada no Brasil e a página inicial da plataforma terá novas ferramentas, como uma sequência para destacar alguns dos vídeos produzidos nesse formato.
Desse modo, o diferencial prometido pelo Youtube é permitir a colagem e remixagem de áudios de vídeos que já estavam na plataforma antes do Shorts com os conteúdos produzidos após ele.
Gostou? Então não perca um único conteúdo produzido no nosso canal do Youtube e inscreva-se nele.
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!