O que são agências de checagem?
Quais as vantagens de uma agência de checagem?
Melhores agências de checagem!
Amplie o seu conhecimento!

As agências de checagem e o seu papel no fornecimento de informações verdadeiras

Como usar as agências de checagem para garantir que as notícias são verdadeiras e minimizar a divulgação de conteúdos falsos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
As agências de checagem e o seu papel no fornecimento de informações verdadeiras

Você já reparou que cada vez mais o acesso à informação demanda a checagem da sua procedência? Afinal, hoje em dia ficou tão fácil publicar e compartilhar notícias, que é preciso sempre verificar se as mesmas são verdadeiras. Para isso, foram criadas as agências de checagem.

Também conhecidas como fact-checking, essas iniciativas têm como objetivo mostrar à população que nem todas as notícias são verídicas e são capazes de apontar isso para qualquer pessoa que tenha dúvidas.

Quer entender melhor como funcionam as agências de checagem? Preparamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre o tema, para que não caia ou divulgue informações falsas. Confira:

  • O que são agências de checagem?;
  • Quais as vantagens de uma agência de checagem?;
  • Melhores agências de checagem!

O que são agências de checagem? 

Como o próprio nome já diz, as agências de checagem de fatos são organizações que objetivam verificar a procedência de dados e notícias. Evidenciando quando há notícias falsas em redes sociais, veículos de comunicação ou qualquer outra maneira de espalhar informação falsa.

Por mais que o crescimento desse modelo de negócio venha ganhando cada vez mais visibilidade, as primeiras agências de checagem e verificação de fatos surgiram na década de 1990.

No entanto, a sua popularização veio em 2003 com a criação da FactCheck.org nos Estados Unidos. Anos mais tarde, outras marcas começaram a atuar e se consolidar no ramo.

Agora que você já sabe o que são as agências de checagem e o porquê da criação desse modelo de negócio, é hora de entender as vantagens de sua utilização. Vamos lá?

Quais as vantagens de uma agência de checagem?

Antes de qualquer outro benefício, é fundamental citar que uma agência de fact checking pode salvar vidas com a comprovação de práticas não comprovadas, tornar eleições mais justas e até mesmo ser um meio de minimizar crimes.

Isso acontece pois a checagem de notícias espalhadas se torna mais fácil. Fazendo com que as pessoas tenham uma fonte segura de informações e dados.

Sendo assim, uma agências de checagem pode ser o ponto chave para que:

  • Menos pessoas caiam em golpes;
  • Medicamentos sejam utilizados sem comprovação, como no caso da pandemia;
  • Dar mais credibilidade às marcas, principalmente para pessoas e empresas que usam redes sociais para empreender;
  • Pessoas possam validar informações acerca de pesquisas.

Quer utilizar esses benefícios ao seu favor? Não se preocupe, separamos uma lista com as melhores agências de checagem para que você saiba onde procedência de uma informação ou notícia.

Melhores agências de checagem! 

A checagem de fatos é cada vez mais importante. Afinal, com o grande acesso às informações, surgem inúmeros dúvidas quanto à procedência das mesmas.

Por isso, confira a lista abaixo com as melhores agências de checagem que podem te auxiliar na identificação de notícias falsas.

Fato ou Fake

Fato ou Fake é uma das agências de checagem mais conhecidas no Brasil. Ela faz parte dos serviços criados e oferecidos pelo Grupo Globo e possui o intuito de alocar jornalistas profissionais para investigarem e apurarem a procedência de uma notícia.

Para dar mais credibilidade, essa ação de fact checkers da TV Globo agrupa dados em três categorias diferentes buscando uma comunicação mais assertiva com os usuários da plataforma:

  • Fato: informação verídica e com procedência verificada;
  • Não é bem assim: para dados utilizados em contextos incompletos ou distorcidos;
  • Fake: para notícias falsas, sejam elas publicadas em canais de grande audiência ou redes sociais, como fake news no Twitter.

Além disso, para expandir os canais de comunicação, a agência de checagem Fato ou Fake disponibiliza um chatbot no WhatsApp que permite o envio de textos, áudios, vídeos, links e imagens na conversa.

Assim, a plataforma checa a origem e consegue indicar se os dados são verídicos ou não, através de informações vindas de comunicações verbais ou não verbais.

Você sabia que o marketing digital tem uma grande influencia nisso?

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Aos Fatos

Outra opção para quem quer buscar a procedência de informações é a agência de checagem chamada Aos Fatos. Além de dar pareceres, a organização também busca explicar alguns posicionamentos e os motivos pelos quais eles podem ser considerados falsos ou improcedentes.

FactCheck.org

Como você já sabe, o FactCheck foi o primeiro site criado para validar se uma notícia é realmente verdadeira. Essa organização se baseia na necessidade de avaliar vieses políticos nos Estados Unidos.

Seu principal objetivo é ser uma plataforma neutra, que forneça informações sem vieses e fiéis às declarações de políticos norte-americanos.

Agência Lupa

Depois de falarmos da primeira agência de checagem do mundo, é interessante também conhecer sobre a primeira organização com esse formato do Brasil. A Agência Lupa foi fundada em 2015 e ganhou visibilidade na parceria entre o site da Folha de São Paulo e o UOL.

Assim como as outras agências, essa também possui diferentes classificações para cada informação, como por exemplo:

  • Falso: notícias não verídicas;
  • Verdadeira: informações com procedência comprovada;
  • Contraditório: em situações que a mesma plataforma anuncia notícias que se contradizem;
  • Ainda é cedo para dizer: ocasiões que não se pode tomar um partido pela falta de embasamento ou necessidade de mais comprovações; 
  • Insustentável: quando não há comprovação que comprovem o posicionamento ou a informação passada em uma notícia;
  • De olho: quando um conteúdo ainda está sendo acompanhado em suas comunicações digitaise ocasiões fora da internet.

Comprova

Comprova é também uma agência de checagem que surgiu através da parceria entre meios de comunicação renomados no Brasil. Entre eles, a Revista Exame, a plataforma Nova Escola e o Estadão verificam a procedência de reportagens e informações.

Para isso, a Comprova utiliza estratégias de comunicação integrada entre os parceiros. Ou seja, é preciso que pelo menos quatro redações diferentes sejam analisadas, para que assim a percepção final sobre um assunto consiga dar o veredito se algo é fato ou é fake.

Essa plataforma também disponibiliza aos seus usuários um canal de contato direto no WhatsApp. Por ele é possível enviar e esclarecer dúvidas sobre notícias em geral.

Estadão Verifica

Outro site disponível para os usuários possam averiguar se uma informação é falsa ou não, é o Estadão Verifica. Por meio dele, um dos meios de comunicação com mais credibilidade no país confirma se notícias são de natureza duvidosa ou não.

Amplie o seu conhecimento!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

 Performance de E-mail Marketing

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Performance De E Mail Marketing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.