A resolução de problemas é aplicada em diversas áreas, como na saúde, nos negócios e, ainda mais, na educação.
Por isso, para que você não só conheça alguns dos mais variados métodos de solução de problemas, mas saiba onde e como são aplicados, nós separamos este artigo.
Com ele, você descobrirá, por meio das experiências dos outros, como são implementadas a resolução de problemas nas diversas áreas profissionais. Gostou? Então basta conferir os seguintes tópicos:
Então vamos à leitura!
Ao contrário do que muitos pensam, a primeira vez que o método PBL foi usado, em 1870, não foi em uma escola de medicina, mas na de Direito de Harvard. Assim, somente em 1969 é que ele começou a ser implementado na saúde.
De lá para cá, o método só tem evoluído e é utilizado para gerar uma motivação maior aos alunos, além de unir teoria e prática na resolução de problemas.
Nesse sentido, sua aplicação consiste em ler o caso, como primeiro passo.
Assim, com o caso lido e entendido como um impasse a ser solucionado, é hora de não só elencar o problema, como dialogar sobre ele.
Porém, não se esqueça, essa discussão precisa ser sistematizada em forma de texto, seja usando outras técnicas de resolução de problemas, como o Brainstorming ou fazendo um resumo.
Desse modo, os últimos passos consistem em estabelecer quais são os objetivos aos quais o grupo deseja alcançar com a aprendizagem em questão, pesquisar mais sobre o caso e unir essas informações com as sugestões dadas como solução para ele.
Como vimos acima, o método PBL acompanha o aluno desde o início na graduação de medicina até o último dia de trabalho na profissão.
Por isso, cada vez mais, as escolas têm implementado métodos de resolução de problemas para incentivar os estudantes a criarem o hábito de lidar com os desafios.
Nesse sentido, para que a construção de conhecimento fique mais atrativa, o que tem sido usado para tornar a aplicação do Brainstorming produtiva é post-it.
Assim, os alunos se reúnem, estabelecem as causas do problema e têm aquela chuva de ideias para resolvê-lo.
Além disso, eles podem montar um mapa mental com todos os insights que tiveram e estimular a aprendizagem visual. Desse modo, não só o estudo teórico é priorizado, como o prático.
Gostou? Então, vamos à próxima aplicação!
Depois de já termos visto a aplicação do método PBL na medicina. É hora de ver a utilização de uma outra metodologia, agora na Toyota.
Surgido na década de 70, na empresa japonesa, os 5 porquêsconsistem em questionar cinco vezes a mesma questão. Desse modo, se o problema está no desperdício de embalagens, a indagação acontece da seguinte forma:
Assim, é possível encontrar a causa raiz do problema e atacá-la. Desse modo, o que antes parecia uma questão que necessitaria de uma ação maior para ser resolvido, ao final da indagação, é simples.
E você poderá notar essa constatação novamente quando ler o tópico abaixo. Então, basta conferir e se atualizar quanto às metodologias de resolução de problemas.
Existem diferentes métodos de resolução de problemas. Assim, além dos citados acima há o MASP, a metodologia 8D e diversos outros que, se implementados corretamente, podem gerar o resultado esperado.
Por isso, para saber qual método aplicar, o ideal é realizar um levantamento sobre quais são as ferramentas de solução utilizadas em áreas iguais ou muito próximas à sua.
Além disso, outro fator crucial na hora de encontrar o que deseja é traçar os objetivos que espera alcançar. Desse modo, será mais fácil escolher um método com base nas metas traçadas.
Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.
Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!
Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.
Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!