É comum convivermos com alguns problemas em nosso cotidiano, não é mesmo? Na rotina de empresas, isto não seria diferente. É natural percebermos erros em nossas organizações que devem ser corrigidos para um bom funcionamento dos processos. E é para isso que a ferramenta 5 porquês existe!
Quando o problema reaparece frequentemente, precisamos colocar na balança os gastos de tempo e dinheiro em retrabalhos. É comum começarmos a nos perguntar qual o motivo do reaparecimento destas falhas e, neste momento, não podemos mais considerá-las como espontâneas, afinal, elas acontecem por algum motivo.
Pensando nisso, foram criadas diversas ferramentas para auxiliar a gestão da qualidade, eliminar as causa dos problemas de forma bem-sucedida e promover a melhoria contínua dentro de uma empresa.
Uma das metodologias que foram elaboradas, com esse intuito, ficou conhecida como os 5 porquês. Apesar de parecer muito simples, sem ela, muitos caminhos importantes são negligenciados na solução de problemas.
Para que você aprenda mais sobre os conceitos e a aplicação dessa ferramenta, nesse artigo vou te apresentar alguns tópicos:
Então continue acompanhando para aprender mais sobre essa simples, mas valiosa ferramenta!
A ferramenta dos 5 porquês consiste em perguntar cinco vezes "Por quê?": você irá começar indagando a razão do problema em questão acontecer e, a seguir, continuará perguntando "por quê?", sempre o relacionando à resposta anterior. Desta maneira, ao invés de perceber e tratar os reflexos de seu problema, você conseguirá determinar sua real causa raiz.
A técnica auxilia efetivamente a estruturação de soluções para falhas das mais complexas. A utilização deste método pode potencializar os resultados de sua organização, ao passo que reduzirá os retrabalhos e aumentará a competência no tratamento de anomalias. Sua implementação e aplicação é simples, rápida e altamente eficiente.
A ferramenta dos 5 porquês consiste em perguntar cinco vezes "Por quê?"?
Dessa forma, você irá começar se indagando a razão do problema em questão acontecer e, a seguir, continuará perguntando "por quê?", sempre o relacionando à resposta anterior. Desta maneira, ao invés de perceber e tratar os reflexos de seu problema, você conseguirá determinar sua real causa raiz.
Interessante, não é mesmo?
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Os 5 porquês foi uma técnica elaborada por Taiichi Ohno, pai do Sistema Toyota de Produção. Vale ressaltar que o número 5, segundo estudos de Ono, costuma ser suficiente para chegar a causa raiz, mas nada impede, que mais (ou menos) do que 5 perguntas sejam feitas. Problemas mais complexos costumam demandar mais perguntas.
Taiichi Ohno definiu, também, algumas etapas ao aplicar os 5 porquês:
Geralmente, quando somos questionados sobre o motivo de um problema, costumamos logo culpar alguma coisa ou alguém, ao contrário de refletir e, realmente, procurar sua causa. Esta técnica vem, justamente, para mudar esta lógica, transformando a maneira como lidamos com falhas.
Agora, vou te mostrar a importância da aplicação dessa ferramenta!
A prática de analisar o porquê dos erros acontecerem é essencial para compreendermos como resolvê-los. A maioria das empresas atua apenas em cima dos efeitos gerados pelo erro, mas não se preocupa ou tenta compreender a necessidade de uma análise rotineira inserida dentro de suas culturas organizacionais.
Ou seja, entender a causa raiz dos problemas dentro de um ambiente empresarial ajuda a realmente solucioná-los de maneira eficaz. Assim, ao invés de simplesmente gerarmos uma solução paliativa ou sanarmos um sintoma, a não conformidade pode ser resolvida de fato. Consequentemente, você evita que o problema apareça mais vezes.
Os 5 porquês são muito utilizados para problemas mais simples no dia a dia, com causas diretas. O método pode ser aplicado a qualquer momento, sem que haja a necessidade de análises estatísticas.
Além disso, a própria equipe responsável pelo processo é capaz de utilizá-la, gerando resultados muito positivos.
Outra ferramenta com objetivo semelhante é o Diagrama de Ishikawa, que busca relacionar causa e efeito. Essa opção pode ser mais interessante para problemas que possuem múltiplas causas. Caso tenha interesse em saber mais, confira o artigo Diagrama de Ishikawa: conheça essa ferramenta da qualidade!
A seguir, apresentarei as principais situações em que essa ferramenta pode ser utilizada:
Lembre-se que a ferramenta 5 porquês é muito flexível e atende uma enorme variedade de situações e negócios, então, não tenha medo de testá-la!
A seguir, você verá um exemplo prático de como a ferramenta funciona. Acompanhe!
Problema: indústria não está conseguindo entregar os pedidos em carteira dentro do prazo.
1. Por que a empresa não está conseguindo atender aos prazos?
Porque o lead time de produção está alto.
2. Por que o lead time está alto?
Porque há um alto índice de retrabalho.
3. Por que há um alto índice de retrabalho?
Porque a máquina está gerando defeitos.
4. Por que a máquina está gerando defeitos?
Porque não foi programada da forma correta.
5. Por que a máquina não foi programada da forma correta?
Porque o funcionário não foi instruído sobre como fazer a programação.
Pronto! Aí está a causa do problema!
Viu como é fácil resolver esse problema com o uso dos 5 porquês? Basta realizar um treinamento com os funcionários!
Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.
As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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