A definição de objetivos claros é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Porém apenas defini-los não é o suficiente para alcançá-los, é necessário que ações sejam tomadas e mais do que isso, que essas ações sejam acompanhadas dia a dia para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.
A metodologia OKR é uma opção para definição de metas de sua empresa, através do acompanhamento de resultados que ajudarão a alcançar esse objetivo principal.
Por isso, separamos para você os seguintes tópicos sobre OKR:
O OKR, Objectives and Key Results, é uma metodologia para organizar os objetivos internos da empresa. Estabelecendo um objetivo principal e os resultados chaves para alcançar esse objetivo. Em resumo os Objetivos e Resultados-chave são:
A metodologia OKR foi utilizada pela primeira vez na Intel, criada por Andrew S. Grove o ex-CEO da empresa. Porém ganhou maior notoriedade quando em 1999, John Doerr, um dos investidores do Google, apresentou a metodologia para os colaboradores.
A título de comparação, quando a Google adotou a metodologia OKR, ela contava com 40 funcionários aproximadamente e nos dias atuais possui mais de 60 mil. E a OKR continua a ser aplicada até hoje, o que mostra como gera resultados positivos.
Mas como aplicar essa metodologia focada em resultados em sua empresa?
Mas antes de darmos continuidade nesse artigo, preparamos um curso gratuito para que sua equipe aumente consideravelmente a produtividade.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Para a aplicação das OKRs é preciso que a definição de objetivos e metas seja realizada para todos os colaboradores da empresa. Criando assim objetivos gerais, departamentais e individuais, estabelecendo os resultados-chave específicos para cada um.
Porém, é essencial que essas metas estejam relacionadas entre si, para que todos os objetivos mirem em um ponto em comum. Para isso, é preciso que os objetivos e resultados-chave estejam muito bem definidos para todos da empresa.
Para início da definição, é preciso ter bem estabelecido que os objetivos (O) são as metas principais e os resultados chave (KR) são a maneira em que o andamento do objetivo será medido. Essa definição pode ser feita com objetivos a longo ou médio prazo.
A criação dos OKRs consiste em duas partes, são elas:
Cada objetivo deve ter ao menos um key result e para que o acompanhamento dos resultados seja feito por todos, é interessante se criar uma planilha com todos os objetivos e key results definidos.
Após definir os OKRs a médio e longo prazo, é fundamental que um acompanhamento seja feito. Seja semanal, mensal ou a cada trimestre, o importante é que toda equipe esteja ciente do andamento dos resultados.
Se acontecer de o resultado chave esperado estar muito acima do real, pode ser realizado o ajuste dele, para que fique mais alcançável e não desmotive a equipe. A ideia é usar o desafio para motivar a equipe para que ela alcance um alto nível de engajamento e produtividade.
Os KPIs, Key Performance Indicator, são uma ferramenta de gestão utilizada para mensurar o desempenho da empresa, atividade ou pessoa. E existem dois tipos de KPI’s, as métricas de:
Mas essas duas métricas devem ser analisadas em conjunto, para que não se obtenha grandes erros nas análises individuais.
Os KPIs podem ser utilizados em diversas áreas, ou modelo de gestão, seja para analisar a produtividade dos colaboradores, a qualidade de um produto, o desempenho de determinado setor, ou até para analisar a crise econômica do Coronavírus.
As possibilidades são imensas e se combinados com a metodologia OKR as oportunidades aumentam ainda mais. Mas primeiro, qual a diferença entre OKR e KPI?
Umas das principais diferenças entre OKR e KPI é a intenção pretendida com as metas. Pois a OKR é uma ferramenta que representa metas ambiciosas estabelecidas para alcançar um resultado futuro, já os KPIs representam o desempenho de um processo já implementado.
Mas você precisa necessariamente aplicar um ou outro? Não, você pode perfeitamente aplicar os dois ao mesmo tempo!
Por exemplo, se possui uma atividade já em andamento e ao utilizar o KPI para acompanhar o desempenho, verifica-se que a atividade não está alcançando um nível satisfatório esperado.
A metodologia OKR pode ser utilizada nessa atividade, em que foi verificado o déficit por intermédio do KPI. Ao definir as metas para essa atividade e os resultados chaves para alcançá-las, é possível alcançar o alto nível de desempenho dela.
Por isso, uma metodologia não exclui a outra, e podem ser usadas em conjunto, porém com intenções diferentes.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de acompanhar o blog da Voitto para conferir diversos artigos e notícias!
O Programa de Aceleração de Carreiras, VoittoPro,foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.
Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu futuro profissional.
Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG). Membra estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Presidente do IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF), onde já atuou como Webmaster. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal levar conhecimento científico a pessoas que foram privadas de recebê-lo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!