O método Metas SMART é uma ferramenta que auxilia na definição de objetivos de forma clara e mensurável, o que ajuda a aumentar a probabilidade de alcançá-los.
A sigla SMART significa Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time based (Temporal).
É muito importante que tenhamos objetivos em nossas vidas e é claro que descobrir uma boa forma de alcançá-los é vital para nosso sucesso. É para te ajudar nisso que as metas SMART existem!
No ambiente organizacional não é diferente. A criação de metas se faz extremamente necessária a qualquer empresa que almeja melhoria contínua de seus resultados.
Nesse artigo, vou te apresentar o método SMART para definir metas. E ainda como ele auxilia e estimula os colaboradores a atingir resultados mais eficientes e produtivos.
O artigo vai te ensinar:
Preparado? Vamos lá!
Podemos pensar em meta como se fosse uma equação matemática do tipo:
Meta = Objetivo + Valor + Prazo
Um exemplo simples seria: aumentar as vendas em 23% num período de 6 meses.
O conceito de meta busca aliar um objetivo que se deseja alcançar à medidas quantitativas, contabilizando números e estipulando período de tempo para serem cumpridas.
Elas ajudam a orientar o time de funcionários, por meio do plano de ação, a cumprir todas as tarefas tendo como base um objetivo comum. Toda meta deve avaliar o desempenhode uma instituição por meio da comparação dos resultados obtidos e dos planejados.
Dessa forma, é possível saber se seu negócio está com grau de produtividade desejável e aceitável para o mercado. As metas também viabilizam tomadas de decisão e busca a melhoria de processos.
Mas tenha cuidado! Metas precisam ser realizáveis. Se forem mal projetadas podem desanimar a equipe de trabalho e acabam atrapalhando a evolução da sua empresa.
Portanto, criar boas metas não é uma tarefa nada fácil. É necessário muito conhecimento, uma boa base de dados estatísticos para apoiar decisões e também fazer uso de métodos e ferramentas que ajudem no seu desenvolvimento.
Por meio de um bom planejamento estratégico, por exemplo, é possível permitir o autoconhecimento, e mostrar o caminho correto que a empresa deve trilhar.
Desse modo, é possível ter flexibilidade frente aos desafios, antecipando-se às ameaças e principalmente identificando oportunidades e melhorias. É uma maneira de auxiliar suas tomadas de decisões a partir das suas metas.
Mas o que são as metas SMART e como definir uma boa meta?
O método de metas SMART é uma ferramenta cujo objetivo é auxiliar o planejamento de metas de maneira mais eficiente possível.
Dessa forma, uma meta SMART é aquela que visa orientar pessoas e empresas de forma mais clara e direta, levando em conta diversos aspectos e práticas relevantes para seu planejamento e gerenciamento.
SMART é uma sigla em inglês que contém cada um dos critérios fundamentais que uma meta precisa apresentar para ser capaz de alcançar bons resultados. São eles:
Vou lhe explicar agora, separadamente, todos esses critérios. Além disso, mostrarei a importância de cada um deles para definição de metas e elaboração de planos de ação capazes de acertar o alvo!
A seguir vamos entender mais a fundo sobre a definição de cada letra da sigla SMART.
Uma meta deve ser específica. É necessário que todos os responsáveis por sua elaboração tenham pleno conhecimento sobre o que será trabalhado e saibam defini-la com clareza e objetividade.
Você acha que “aumentar o faturamento” é uma boa meta? Talvez um bom objetivo, mas meta não. Porque, como definimos anteriormente, uma meta é uma associação de aspectos qualitativos e quantitativos!
Sendo assim, fazer de uma meta o aumento do faturamento por si só não faz sentido. É necessário adicionar fatores numéricos capazes de conferir maior exatidão ao que se deseja alcançar.
Além disso, uma meta específica leva em consideração diversos fatores, entre eles:
Os aspectos quantitativos são usados para comparação, avaliação e monitoramento da meta. Dessa forma, é fundamental que ela seja mensurável.
Em nosso exemplo, vamos supor que queremos aumentar o faturamento em 19% no período de 4 meses.
Sem especificar o valor do aumento desejado e o período de tempo para cumpri-lo não seria possível fazer o monitoramento da meta e nem mesmo saber se ela foi poderá ser cumprida ou não.
Uma meta precisa ser atingível. Parece até estranho falar disso, mas acontece que muitas empresas não definem bem suas metas pois desconhecem seus reais potenciais.
Definir uma meta que não pode ser alcançada é um erro muito grave e extremamente desvantajoso para uma companhia, pois desmotiva o grupo.
Imagine trabalhar durante meses, traçando estratégias, elaborando planos de ações, mobilizando a equipe e nunca alcançar os resultados que o gestor estipulou? É realmente muito frustrante.
A elaboração de uma meta precisa levar em conta os dados históricos da empresa.É preciso saber onde esta organização já chegou para definir onde ela pode chegar!
Também é necessário alinhar com a equipe de trabalho sobre osvalores e prazos definidos. Baseados em todos os conhecimentos e qualificações que a equipe possui, é possível atingir a meta estabelecida? Se a resposta for não, reveja a meta.
Após definir uma meta atingível e mobilizar todo o time de planejamento, é necessário analisar a relevância da mesma para o negócio.
Uma meta relevante é aquela que impacta diretamente no negócio e gera retorno estritamente positivo para uma empresa. Portanto, ela precisa ser justificável e contribuir para o crescimento e evolução do empreendimento.
Dentre alguns dos indicadores que devem ser analisados para ajudar na definição de metas relevantes, estão: quantidade declientes cadastradosno banco de dados, quantidade de vendas, custo de aquisição de clientes (CAC) e lucro gerado.
Não é possível definir uma meta alcançável sem estabelecer um período de tempo para cumprí-la.
Como vimos na fase de mensuração e também apresentamos no conceito de meta, é necessário que haja um prazo para que todas as tarefas sejam cumpridas.
O tempo é um fator decisivo para uma empresa, portanto é preciso que ela saiba como administrá-lo muito bem. Uma meta sem prazo seria catastrófica para seus cofres. Lembre-se do ditado popular:"tempo é dinheiro".
Existem diversas vantagens em utilizar as metas SMART, incluindo:
Agora que você já sabe o que são metas SMART e quais são as suas vantagens, que tal conhecer alguns exemplos de metas? Continue lendo!
Após analisados e aplicados todos os elementos do método SMART, é possível construir uma meta completa, clara e objetiva. Veremos alguns exemplos a seguir:
Como você pôde ver, por meio das metas SMART é possível criar metas bastante claras para alcançar seus objetivos tanto empresariais quanto pessoais, de forma que sejam metas plausíveis para sua realidade.
Veja agora as nossas dicas para que você possa alcançar as suas metas SMART.
Crie uma periodicidade de checagem nas suas metas e como você e sua equipe estão se saindo tentando alcançá-las! Se o prazo final da sua meta é de 5 meses, não deixe de ver o resultado no final do prazo.
Monitorar o seu desempenho e o da sua equipe com periodicidade te ajudará a mudar suas ações e o seu ritmo para alcançar suas metas!
Delegue ações. Apenas assim seu time se sentirá parte desse projeto e se sentirão cada vez mais motivados para atingir as metas.
Alcançou a meta? Exponha. Não alcançou? Exponha da mesma forma. Transparência é essencial para um time performar junto!
Mostre à equipe o quão vocês trabalharam arduamente para atingir a meta e, se não atingirem, façam um mapeamento de erros e ações que poderiam ter feito para chegar lá.
Assim, ao montar as suas metas SMART no futuro, vocês serão ainda mais específicos.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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