Com o advento da globalização, o mundo se modernizou com grande intensidade tecnológica e as formas de relação com o comércio mundial se modificaram. Com as diversas dinâmicas de comercialização, surgiram as cadeias globais, que iremos falar hoje!
Você sabe o que é a chamada cadeia global? Apesar de não ser uma prática inovadora e tão recente, as cadeias de valores tiveram uma ampliação significativa com a nova forma de comercialização global.
Dessa forma, é muito importante estar atualizado desse assunto. Logo, para saber mais sobre esse assunto, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos, tais que abordaremos mais detalhes sobre:
Vamos à leitura?
As cadeias de valores podem ser definidas de diversas formas, mas, de forma geral se refere a uma forma de distribuição da produção de maneira descentralizada, onde a agregação de valor é feita em lugares diferentes.
Por essa razão, ela também é conhecida como cadeias globais de valor (CGV), segmentação da produção, internacionalização da produção, cadeia de suprimentos, terceirização da cadeia, entre outros.
Esse tipo de prática é muito característico de multinacionais, visto que elas têm essa tendência de fragmentação da produção ao longo de outros países diferentes do seu país de origem ou funcionamento de sede.
As visões sobre essa prática divergem consideravelmente. Por um lado, as empresas que produzem em escalas globais tem uma minimização do custo e uma elevação do lucro, o que é muito positivo para a mesma,
Além disso, a ida de uma multinacional para um local diferente pode ser benéfico para a população com a geração de oportunidades de mão de obra e desenvolvimento da cidade.
Por outro lado, os incentivos governamentais que muitas vezes são cedidos para atrair cadeias globais podem ser prejudiciais para a população local, visto que flexibiliza muito leis trabalhistas e ambientais.
Apesar das divergências, a ampliação de CGV é uma realidade atual. Afinal, você deve conhecer alguma multinacional em que diversos países participam da produção para que o produto final chegue até você.
Podemos citar alguns exemplos, como:
Confira agora o eBook Definição de Metas e Defina onde sua empresa quer chegar!
A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.
Ficou curioso? Baixe agora o nosso eBook!
Muito interessante, não é mesmo?
Agora que você já assimilou o conceito geral de cadeia global de valor, que tal ampliar seus conhecimentos entendendo como se dá sua dinâmica no Brasil? Confira o próximo tópico!
O Brasil é uma grande potência em exportação de commodities no mercado global, o que faz com que seu principal papel nas cadeias globais se evidencie por isso.
Além do mais, vale ressaltar que a riqueza de recursos naturais do Brasil é um fator que contribui muito para a sua contribuição como exportador de matéria prima do setor primário.
Apesar de ser um aspecto positivo, a exportação de commodities também coloca o país em um cenário restritivo, tal que caracteriza a baixa participação do Brasil nas cadeias globais.
Isso acontece porque a cadeia de valor utiliza insumos que terão o valor adicionado, o que por sua vez, é uma etapa inicial e que não entra como participação significativa na cadeia.
Todavia, esse cenário não é determinante para o país e as principais projeções ampliam sua participação nessa cadeia de suprimentos internacional. Assim, será possível uma maior abertura econômica do país e um aumento dos efeitos positivos causados por esse mecanismo de globalização.
Por outro lado, a exposição a fatores negativos também será uma consequência, o que requer um direcionamento político assertivo em busca de equilíbrio para minimizar os impactos.
Entender os impactos gerados pelas cadeias globais de valores é muito importante para ter uma compreensão ampla desse mecanismo. Diante disso, confira alguns de seus principais impactos!
Os impactos são fatores que são influenciados por uma ação específica. Por isso, conhecer os impactos é muito interessante para ampliar sua percepção sobre determinado assunto. Logo, confira:
Com a internacionalização da produção e a diminuição de custos, os preços finais dos produtos se tornam cada vez mais competitivos, o que é um incentivo para a inovação capitalista.
Dessa forma, uma empresa com inserção nas CGV consegue disseminar sua marca com mais amplitude, ofertar preços mais acessíveis e ainda, aumentar seus lucros de forma considerável.
Logo, esses fatores contribuem para que a diversidade e a qualidade sejam privilegiadas no processo produtivo, fazendo com que produtos cada vez melhores, de acordo com a necessidade, cheguem ao consumidor.
A economia global é muito influente na economia nacional de um país, por isso, seus efeitos são sentidos em pequena ou grande escala por todo o sistema.
Para exemplificar isso, podemos citar a crise do capitalismo de 1929, que atingiu todos os países inseridos nesse sistema e trouxe adversidades econômicas à tona.
Por isso, entender as cadeias globais é essencial, pois estas têm interferência direta na economia mundial e nas finanças corporativas de um negócio, que podem surtir efeitos positivos ou muito negativos.
Um dos maiores pontos de divergência sobre as cadeias de valores é a desigualdade percentual que ela proporciona na economia nacional dos diferentes países desenvolvidos ou não que ela se faz presente.
Isso porque, as contribuições de uma empresa que se fragmenta para o processo produtivo é diferente em cada país em que uma etapa ocorre, o que gera uma desigualdade no percentual que causa divergências.
Apesar disso, a prática ainda é muito aceita em diversos países, que inclusive oferecem incentivos governamentais para que grandes multinacionais viabilizem a cadeia de valor em seu território.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!