Após todo o planejamento de uma ideia de negócio é hora de lançar seu produto! O Ciclo de vida do produto procura auxiliar nesta parte e responder algumas questões.
Mas qual será a trajetória desse produto no mercado após o seu lançamento? Será que isso é imprevisível?
Tão importante quanto construir uma ideia e estruturar seu negócio, é acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu produto no mercado.
Pois isso pode te trazer vantagens competitivas que podem alavancar seu negócio.
Para entender melhor tudo isso, leia este artigo, entenda do que estou falando e aprenda a usar isso a favor da sua empresa.
Se prepare pois nessa leitura você irá aprender:
O ciclo de vida do produto é um mapeamento temporal do comportamento do seu produto ou serviço em relação ao mercado de atuação, e compreende desde o seu lançamento e crescimento no mercado, passando pelo auge até o seu decaimento.
E sim, todo produto tem seu fim. Mas o importante é saber lidar com isso, aprender com o mercado e investir em melhorias ou novos produtos.
O ciclo de vida do produto é um daqueles recursos que ajudam a identificar tendências e antecipar riscos. Você sabia que entender as fases do produto é essencial para traçar seus futuros passos? Com ela você pode definir qual será a estratégia que irá seguir no desenvolvimento do produto.
Ele é muito importante para empresas que operam no varejo ou até mesmo no atacado. Podemos comparar o ciclo de vida do produto com o ciclo de vida humano, sabemos que todos nós estamos destinados a nascer, nos desenvolver e encerrar nosso ciclo. Com o produto isso acontece da mesma maneira, porém, isso não quer dizer que ele não possa ter a vida prolongada.
O ciclo de vida do produto pode ser usado como uma ferramenta de gerenciamento de ações para o seu negócio, através do monitoramento do comportamento das vendas do produto ao longo do tempo, aliado com planos de ação.
As fases são divididas entre o desenvolvimento do produto, que antecede o lançamento, e outras quatro fases após o lançamento, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Essa é a fase do ciclo de vida do produto, de construção da ideia do seu negócio, na qual você desenvolve o seu protótipo ou MVP, conhece o comportamento dos primeiros clientes e refina seu produto para o lançamento.
É uma etapa necessária para que, ao lançar no mercado, ele esteja pronto para o consumidor.
Nessa etapa de pré-lançamento, você tem que saber quais estratégias de marketing irá usar e o investimento inicial que será gasto.
A fase de introdução é aquela de primeiro contato do seu produto ou serviço com seus clientes.
É a fase do ciclo de vida do produto que exige maior investimento e trabalho com o marketing, porque você precisa fazer, primeiro, que seu público conheça o seu produto. E então, irá começar a realizar as suas primeiras vendas.
Nesta etapa é importante ressaltar que você não deve esperar por um alto faturamento, e provavelmente você não terá lucro.
É aqui que seu produto começa a ganhar visibilidade e aceitação dos clientes, e seu investimento começa a trazer retornos mais significativos.
Mas não se esqueça de manter os investimentos e o trabalho com o marketing, é isso que fará a manutenção do seu produto no estágio de crescimento.
Sem a estratégia de marketing adequada, seu produto pode ter um reconhecimento inicial nessa fase do ciclo de vida do produto, mas logo ser esquecido e não atingir seu auge.
Seu produto chega no pico! Mas como reconhecer isso?
Nesse estágio do ciclo de vida do produto, você percebe que já realizou todas as estratégias de crescimento para sua empresa e suas vendas estão estabilizadas.
Esta é sua etapa limite aqui, provavelmente, você já possui concorrentes fortes, outras empresas que perceberam seu crescimento e também irão atuar no seu ramo de negócios.
Você deve ficar atento às mudanças do mercado, como as tendências tecnológicas, para que seu produto não caia logo e deixe de ser interessante para os seus clientes.
Tente preencher lacunas, aprenda com seus clientes e com os concorrentes para fazer com que essa fase se prolongue.
A fase de declínio é aquela que nenhum empreendedor quer que aconteça. Mas ela acontece. Essa fase do ciclo de vida do produto pode indicar que seu produto está obsoleto, ou que seus concorrentes estão te superando.
De qualquer forma é essencial buscar meios de melhoria contínua ao negócio. Pode ser a hora de lançar um novo produto, com uma nova perspectiva isso vai depender da sua observação e do mapeamento do mercado.
Se você realmente planeja lançar um produto, tem que saber controlar as finanças da sua empresa, para crescer de uma maneira sustentável, e, assim, obter lucro sempre!
Bem, agora que você já está alinhado com cada fase do ciclo de vida do produto, você tem que saber avaliar o seu comportamento, e isto não está ligado a prever quanto tempo seu produto ficará em cada fase, mas em saber quais estratégias adotar.
E como elaborar estratégias de ações para cada fase do ciclo de vida do produto?
Para ajudar nisso, você pode utilizar a matriz BCG, ela é uma matriz que utiliza uma representação gráfica para te guiar quanto às tomadas de ações que você deve realizar de acordo com seus produtos.
Ela identifica seus produtos como base em quatro símbolos:
Para saber mais, você pode ler nosso artigo sobre o que é e como implementar a matriz BCG. Através dele, você vai aprender a desenvolver as estratégias necessárias para cada etapa do ciclo de vida do produto, associando cada fase a um dos símbolos de acordo com o comportamento do produto.
E se você quiser se inspirar, o Facebook é um exemplo de empresa que sabe lidar com o ciclo de vida do produto.
Compreendendo o avanço de novas mídias sociais, eles não ficaram atrás e compraram o Instagram e o WhatsApp, mas, claro, também tiveram apostas que não deram certo.
A análise e interpretação de cada fase do ciclo de vida do produto é um ponto-chave para você que quer ser um empreendedor de sucesso, e sempre obter lucro no seu negócio.
Nesta Planilha de Análise de Produto por Giro de Venda, você terá listado o custo para cada insumo de produção, comparado. Além de gerar análises gráfica de rentabilidade por produto.
Quando falamos de produtos, é sempre importante analisarmos a rentabilidade individual de cada um deles, baseados em seus insumos, preços de vendas e outros fatores. Pensando nisso, criamos a Planilha de Análise de Produto por Giro de Venda que lista quais fatores influenciam a sustentabilidade dos produtos.
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Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.
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