Um dos desafios que as empresas enfrentam nos dias atuais é conseguir acompanhar o ritmo tecnológico, de modo que seja possível suprir as demandas de mercado.
Com essa necessidade em vista, práticas e métodos que potencializam o gerenciamento de projetos se tornaram o alvo de grandes empresas.
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um frameworkque descreve as práticas usadas em uma organização para empregar o desenvolvimento de e é aplicado para analisar o nível no qual a empresa se encontra nessa função.
Essa ferramenta visa testar o nível de capacidade e maturidade, e entender quais ações devem ser colocadas em práticas para o progresso dessa evolução. De modo que o modelo estabeleça melhorias contínuas e avalie os processos em pequenos lotes.
A seguir vamos descobrir para que serve o CMMI, entender os níveis de maturidade desta ferramenta e como ela pode ser aplicada em conjunto com os métodos ágeis.
Vem com a gente!
O CMMI foi desenvolvido pela engenharia de software e surgiu da evolução do CMM, publicada em 1991.
A ferramenta foi desenvolvida a partir de uma demanda do governo dos Estados Unidos, dada a necessidade de compreender e resolver falhas que acontecem em projetos e geram custos operacionais e atraso nas entregas.
O modelo CMMI não é uma metodologia, pois não ensina como fazer ou quem deve fazer, mas sim o que deve ser feito para atingir os níveis de maturidade.
A avaliação para saber em qual estágio de maturidade a empresa se encontra é feita por um profissional credenciado. Ele irá identificar o nível da sua empresa e quais práticas devem ser adquiridas para uma evolução.
Até o ano de 2018, existiam três modelos aplicados nas práticas CMMI, sendo o último a versão 1.3. Porém, para acompanhar as mudanças atuais e melhorar seu modelo de avaliação, surgiu o novo modelo CMMI 2.0
Conheça as diferenças dos modelos que são aplicados:
Um ponto importante é a avaliação do impacto que os métodos ágeis podem gerar no nível de maturidade. Com eles, você consegue aumentar o nível de desenvolvimento de software e estabelecer, de forma eficiente, prazos e custos.
Os modelos apresentados acima transmitem os níveis de maturidade conforme o design e o conteúdo do produto. Esse modelo apresenta cinco níveis de maturidade organizacional, e cada um é composto por práticas que podem ser usadas para a melhoria contínua dos processos. São eles:
Significa que a organização é totalmente perdida quando o assunto é abordagem de planejamento, reprodução ou criação de software basicamente, os desenvolvedores abrem caminho para uma solução sem ter uma abordagem definida.
Nesse caso, normalmente os produtos funcionam, mas não seguem prazos e orçamentos.
A empresa já tem a aplicação de uma metodologia e começa a fazer com que ela funcione dentro da organização.
Nesse nível, a empresa procura empregar pessoas experientes e que conseguem lidar com situações que buscam por saídas controladas.
Os processos são bem caracterizados e entendidos. Além disso, todos já utilizam a metodologia de uma forma natural, pois aquele método de desenvolvimento de já está enraizado nas pessoas.
Esses processos buscam estabelecer a uniformidade no contexto na organização.
Nesse nível, os organizadores já podem estabelecer objetivos quantitativos para avaliação de qualidade e desempenho de processo. É possível ter indicadores de performance sobre a construção de software.
Por último, temos a organização que já possui um conjunto de práticas definidas, reproduzíveis e aprimoradas para o desenvolvimento de software. Nesse nível, a sua empresa já tem o PDCA, que é o controle de melhoria contínua de desenvolvimento de software.
Quando a empresa chega neste estágio é porque ela já se tornou referência no desenvolvimento.
Antes de conhecermos as práticas ágeis que podem ajudar sua empresa a aumentar o CMMI, vamos deixar três dicas de leituras, caso você tenha sentido que precisa conhecer mais sobre o Scrum. É só clicar no link abaixo.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
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Vamos entender, agora, como aumentar o CMMI de forma ágil? Segue a leitura e não deixe nenhum detalhe passar!
Nesse tópico, vamos te contar para você quais são as práticas ágeis que podem ser usadas para aumentar o nível de CMMI da sua empresa.
Começaremos a partir do nível dois, pois é aquele em que a empresa já possui uma metodologia para o gerenciamento do seu produto.
Práticas Scrum que podem ser aplicadas:
Práticas Scrum que podem ser aplicadas:
Práticas que podem ser aplicadas:
Práticas Scrum que podem ser aplicadas:
Vivemos um mundo marcado pelo dinamismo, em que mudanças rápidas e constantes, com novas tecnologias e novos modos de gerenciamento surgindo a todo tempo.
Tendo em vista esse cenário, é necessário desenvolver adaptabilidade e agilidade, que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.
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Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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