Você já identificou um problema que as pessoas passam mas não soube como prosseguir para criar algo que solucionasse o problema do mercado?
Muitas empresas acabam fechando as portas em seus primeiros anos justamente por não seguir uma estrutura em busca de responder se realmente essa solução é necessária para o cliente.
Saiba que é possível seguir um passo a passo de maneira estruturada para criar o seu produto inovador e lançar no mercado. Portanto, este artigo tem o objetivo de ajudar você a criá-lo através dos seguinte passos:
Vamos à leitura?
Em geral, existem diversos esquemas definidos que ajudam as pessoas a criar um novo produto no mercado.
Um dos mais famosos é o Modelo de Negócios Canvas. Também devemos contar com um bom designer de produtos dentro da equipe.
Confira o eBook Business Model Canvas e aprenda desenvolver e esboçar novos (ou já existentes) modelos de negócios.
O CANVAS ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
Neste eBook, entenderemos o modelo de negócio que é cada vez mais importante no mundo corporativo, que procura esclarecer os principais fatores envolvidos na criação e funcionamento de um empreendimento a aprenderemos a aplica-lo em nossos negócios.
Se interessou? Então não perca tempo e baixe agora!
Vamos agora ao que interessa e conferir 7 passos para criar novos produtos no mercado?
Para que seja possível desenvolver um produto é necessário ter uma ideia. Essa ideia pode ser gerada a partir das dores de um usuário.
Existe uma técnica muito importante para a geração de ideias, ela é chamada de brainstorming.
O Brainstorming, também caracterizado como uma "tempestade de ideias", é um método usado para criar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos.
A técnica propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um consenso na solução de problemas, sem que haja julgamentos.
Ou seja, esse é o momento para o time liberar a criatividade e buscar pela maior quantidade de insights possível, mas é claro que, levando em consideração alguns direcionamentos, como por exemplo: tendências do mercado, dores dos clientes, público alvo e objetivos do negócio.
Essas ideias podem surgir levando em consideração a voz do cliente, concorrência, tendências do mercado, entre outros pontos.
Não basta apenas ter as ideias e não saber se essas ideias realmente conseguem agregar valorao usuário ou acabar com a sua dor.
Portanto, é hora de validar muito bem essa ideia, ou um conjunto de ideias.
Validar o produto garante que você está criando algo pelo qual as pessoas irão pagar e que você irá ganhar dinheiro. É possível validar as ideias de diversas maneiras, por meio de:
Todas as informações adquiridas servirão para você avaliar a demanda do produto, além do nível da concorrência e concluir se o produto irá fazer sentido para o usuário ou não. Caso não,será necessário começar o ciclo novamente.
Com a ideia validada, você pode enfim partir para a prototipação de seu produto para realizar o teste de conceito preliminar.
Isso o ajudará a identificar se o público consegue compreender o objetivo do produto e se ele é capaz de solucionar seus problemas.
Nesta fase, você pode realizar pesquisas de satisfação interna e externa, enviar questionários no e-mail e realizar mais entrevistas.
Na área de tecnologia da informação e desenvolvimento de software, é comum utilizar um MVP (Minimum Viable Product). O MVP utiliza um protótipo que apresenta a menor quantidade de recursos possível para testar se o produto atende as necessidades e as dores do cliente.
Entretanto, o MVP também pode ser aplicado em outras áreas. Por exemplo, caso o produto seja um componente mecânico, você poderá testar esse produto com materiais mais baratos e fáceis de fabricação para ser seu MVP.
Com o MVP validado você pode partir para a análise de mercado.
Nesta etapa, serão realizados estudos de viabilidade econômica e financeira, com o objetivo de determinar os custos e retorno sobre o investimento que o produto trará com o passar do tempo.
Além disso, também devemos analisar a concorrência e público alvo e criar o seu plano de negócio, com as estratégias, objetivos e metas para o empreendimento.
Aqui é onde toda a ideia do produto será enfim consolidada e o produto desenvolvido.
Nesta etapa, será necessário criar a marca, fabricar o produto, desenvolver embalagem, além de questões burocráticas, como por exemplo: patentes, certificações, manuais e licença.
Apesar deste passo estar posteriormente ao passo “Desenvolvimento de produto” é necessário que eles aconteçam em paralelo. De nada adianta ter um produto incrível e depois não saber como divulgá-lo da maneira correta.
E é exatamente por isso que é necessário que você tenha um ótimo plano de marketing. O marketing é essencial para que sua solução se torne conhecida e notada pelos consumidores.
Nesta etapa, você pode até mesmo usar a psicologia das cores na sua identidade visual em suas redes sociais e campanhas com o objetivo de atrair da melhor forma possível seus clientes.
Além disso, o marketing de conteúdo pode ser uma ótima maneira de garantir a autoridade de sua empresa na área de atuação, por meio de publicações nas mídias sociais e e-mail marketing.
Chegou a tão esperada horade lançar o produto no mercado no momento que foi planejado, de acordo com diversos estudos e oportunidades encontradas.
Caso todos os passos anteriores forem realizados da forma correta, sem “achismos”, sem dúvidas seu produto terá grande sucesso no mercado.
Nesta etapa, é importante criar uma campanha de lançamento de produtos de maneira estruturada, que consiga atingir de maneira assertiva seu público algo com a correta mensagem.
Mostre o quão inovador é seu produto na resolução dos problemas da vida de seus clientes.
Para ter um produto diferenciado no mercado é primordial que internamente sejam coletadas as melhores ideias, para que as melhores sejam selecionadas e aplicadas. Reuniões de Brainstorming são ideais para isso!
Com esse intuito, disponibilizamos para você a Planilha Brainstorming e seleção de ideias, confira clicando no banner abaixo:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!