O que é um infográfico?
Quando usar um infográfico?
O que não pode faltar em um infográfico?
Crie infográficos em 3 passos rápidos!
6 ferramentas para criar infográficos
Use a criatividade!

Quer tornar seu conteúdo visual e informativo? Aprenda como fazer um infográfico!

Descubra como fazer um infográfico e ter postagens que chamem a atenção e também passem informações interessantes para os leitores.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer tornar seu conteúdo visual e informativo? Aprenda como fazer um infográfico!

Sabe o que criadores de marketing de conteúdo, acadêmicos, jornalistas e profissionais responsáveis pela estratégia possuem em comum? O desafio de evidenciar informações de maneira clara e objetiva. Por isso, muitas vezes eles têm que aprender a como fazer um infográfico.

Esse método faz parte de um conjunto de elementos visuais que podem fazer com que a compreensão do público-alvo seja mais fácil. Afinal, os infográficos combinam uma forma visual e interessante de mostrar dados e informações.

Você quer aprender a criar uma apresentação de alto-impacto? Aprenda aqui a como fazer um infográfico e o quanto esta estratégia pode te ajudar nesse objetivo. Para isso, confira:

  • O que é um infográfico?
  • Quando usar um infográfico?
  • O que não pode faltar em um infográfico?
  • Crie infográficos em 3 passos rápidos!
  • 6 ferramentas para criar infográficos.
  • Use a criatividade!

Vamos lá!

O que é um infográfico?

Um infográfico é uma maneira de apresentação visual que usualmente combina um conjunto de estratégias, como textos curtos e objetivos, imagens, fluxogramas e gráficos.

Essa união busca dois objetivos: chamar a atenção do leitor e facilitar a compreensão. Afinal, assim será possível que o público se interesse em primeiro momento e após consumir o conteúdo entender mais sobre o tema proposto.

Mas esses não são os únicos porquês que embasam a importância de saber como fazer um infográfico! Essa estratégia tem muitos outros pontos positivos, como:

  • Maior interação com os usuários;
  • Aumento da geração de conteúdo;
  • Funcionam para diversos públicos-alvo;
  • Tendem a aumentar o tráfego e engajamento das redes sociais e sites;
  • Tornam os leads mais fiéis ao conteúdo que você gera. 

Um infográfico pode parecer ideal para várias situações e é mesmo! Mas para que você entenda quando representar visualmente um conteúdo é melhor do que textos ou imagens isolados, confira o tópico a seguir.

Quando usar um infográfico?

Aprender a como fazer um infográfico pode ser essencial para incrementar a criatividade e inovar na comunicação visual, tornando mais fácil chamar e prender a atenção dos leitores.

Por isso, sempre que você precisar esquematizar um conteúdo a criação de infográficos é indicada. Afinal, ele torna mais fácil a compreensão com o uso de imagens, fluxogramas, textos e gráficos.

Sendo assim, cada modelo de infográfico pode ser usado para diferentes estratégias, como:

  • Capturar leads; 
  • Nutrir clientes;
  • Fidelizar usuários; 
  • Aumentar o engajamento das redes sociais.

Você quer algumas dicas para aplicar os diferentes tipos de infográficos no seu negócio? Entenda o que não pode faltar para fazer um conteúdo visual informativo e atrativo.

O que não pode faltar em um infográfico? 

Antes de começar a fazer um infográfico, é imprescindível avaliar quais são os elementos possíveis. Mas o mais importante, é usar e abusar da criatividade no ambiente de trabalho e também no acadêmico.

Por isso, separamos uma lista que pode ajudar no primeiro passo:

  • Objetivo: é fundamental traçar o público-alvo do conteúdo e quais informações devem ser passadas para que o entendimento seja completo;
  • Paleta de cores: você pode usar cores atrativas para contribuir com a melhor experiência do leito do infográfico;
  • Textos: todos os infográficos devem conter textos, mas é importante que eles não sejam longos. Quanto mais objetivos, melhor;
  • Imagens e formas: para tornar um infográfico atrativo o uso de desenhos, fotos e artes é imprescindível. No entanto, é preciso que elas se conectem visualmente e também com o conteúdo do material.

Segue um exemplo de infográfico que pode ser utilizado para apresentações acadêmicas ou pesquisas empresariais.

infográfico sobre mulheres e o setor bancário

​​Além disso, você também pode usar infográficos em manuais de funções, como por exemplo:

Infográfico sobre a rotina contábil em um escritório

Agora que você já sabe quando usar um infográfico e o que não pode faltar nele, é hora de aprender a criar o seu! Siga o passo a passo do próximo tópico.

Crie infográficos em 3 passos rápidos! 

Agora chegou a hora de aprender a como fazer um infográfico. Para isso, separamos um passo a passo com ações que vão desde o planejamento, até a sua execução. Veja a seguir!

1. Comece com o básico

Antes mesmo de começar a aprender a como fazer um infográfico, é preciso entender a base de ideias que devem estar presentes nele. Por isso, tenha em mente a resposta para as seguintes perguntas:

  • Qual é o público-alvo do conteúdo que estou produzindo?
  • Quais informações são necessárias para o entendimento do meu conteúdo?
  • Qual pergunta o meu leitor deve saber responder ao terminar de consumir o conteúdo?

2. Elabore a sua linha de raciocínio

Como você já sabe, os infográficos devem ser visualmente atrativos, mas acima de tudo precisam passar informações relevantes. Por isso, é imprescindível que você mapeie a sua linha de raciocínio antes de criar o seu material.

Algumas ideias podem seguir fluxos diferentes, como por exemplo para uma apresentação empresarial:

  • Contexto;
  • Situação-problema;
  • Dados que evidencie os gargalos;
  • Planos de ação;
  • Resultados esperados. 

Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

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3. Compartilhe as suas ideias

Após aprender a como fazer um infográfico desde o seu planejamento, é interessante compartilhar com a equipe de trabalho as ideias. Afinal, é preciso testar a experiência que o conteúdo irá trazer para quem consumi-lo.

Nesse momento, é a hora de ajustes de fluxo de informações e compreensão se o propósito está sendo atendido.

Agora que você já sabe como idealizar um infográfico, é hora de conhecer plataformas que podem te ajudar a tirar a sua ideia do papel de maneira simples e passando credibilidade pelo profissionalismo. Confira o próximo tópico!

6 ferramentas para criar infográficos

Para aprender a como fazer um infográfico não é necessário conhecimentos aprofundados de design gráfico ou se plataformas complexas. Existem diversas ferramentas que disponibilizam modelos e templates editáveis.

Confira as principais plataformas que podem te ajudar a aproveitar oportunidades e criar infográficos mais profissionais:

  1. Visme: a ferramenta disponibiliza aos seus usuários imagens, layouts editáveis e muitas opções de fontes e cores;
  2. Canva: a plataforma oferece além de templates, imagens próprias para incrementar o seu infográfico. Além de ser de simples utilização, também possui uma versão gratuita e a possibilidade de planos pagos ou pagamentos apenas de determinados layouts ou elementos que o usuário queira;
  3. Piktochart: a ferramenta oferece mais de 10 modelos de infográficos totalmente personalizáveis, além permitir a criação de apresentações e printables; 
  4. Easelly: oferece 15 temas com muitas possibilidades de customização, além de uma plataforma com layout didático para os usuários;
  5. Infogram: para quem quer ter conexão com planilhas de Excel, essa é uma excelente opção. Além da integração, ela permite a exportação dos dados tabulados ou a elaboração de gráficos inovadores;
  6. Venngage: além de templates e suporte 24 horas todos os dias da semana, o site permite a conexão de pessoas através de uma plataforma privada para troca de experiências e informações. 

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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