O que é um projeto?
9 dicas para elaborar um projeto!
Invista em resultados para a sua equipe!

Como fazer um projeto? Confira 9 passos para fazê-lo com eficiência!

Entender como fazer um projeto é essencial para o sucesso de qualquer negócio, por isso, invista na leitura desse artigo para saber mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como fazer um projeto? Confira 9 passos para fazê-lo com eficiência!

É provável que você já tenha ouvido a expressão “tirar um projeto do papel” ou ainda, já tenha ouvido falar que dentro de empresas existem projetos que podem ser realizados. Mas, você sabe o que é um projeto? 

A definição de projeto assume diversas formas, pois esse conceito é muito amplo e pode ser usado em diversos contextos. Entretanto, seja no âmbito pessoal ou profissional, um projeto tem a finalidade de alcançar um objetivo almejado.

Quer saber mais sobre esse assunto tão abrangente? Continue a leitura desse artigo, pois te contaremos mais detalhes sobre os seguintes tópicos:

  • O que é um projeto? 
  • 9 dicas para elaborar um projeto! 
  • Invista em resultados para a sua equipe!

Vamos à leitura?

O que é um projeto? 

De maneira geral, um projeto pode ser definido como uma iniciativa individual ou coletiva que estabelece ações que devem ser realizadas para alcançar determinado objetivo. 

Dessa forma, um projeto de sucesso deve ser capaz de relacionar fatores como as metas a serem alcançadas, os recursos disponíveis e ainda, as atividades que devem ser realizadas.

Além disso, vale ressaltar que a padronização de projetos é necessária para o sucesso de um negócio, pois, alinhado com o gerenciamento de projetos, essa prática fortalece a gestão do conhecimento da empresa, o que é muito positivo.

E ainda, o planejamento de projetos e a criação de um modelo padrão possibilita a redução de retrabalho e atrasos, além de servir como um guia para a execução de projetos de forma mais otimizada.

Mas, antes de começar a montar seu projeto de forma eficiente, é necessário conhecer suas principais etapas, certo? Por isso, confira:

  • Etapa inicial: refere-se ao escopo do projeto, onde as principais ideias são apresentadas e as respectivas partes interessadas tem o diálogo inicial sobre os principais objetivos e metas; 
  • Etapa de planejamento: trata-se dos processos de planejamento as ações que farão com que os objetivos serão alcançados; 
  • Etapa de execução: como o próprio nome já sugere, é a parte do projeto em que a execução das ações planejadas são feitas. 
  • Etapa de monitoramento e controle: de maneira simultânea à fase anterior, o monitoramento e controle deve ser feito para garantir que as ações estão caminhando para o alcance das metas e corrigir eventuais gargalos. 
  • Etapa final e encerramento: é o momento de revisar, finalizar e entregar os principais resultados alcançados.

Muito interessante, não é mesmo?

Com o conceito de projeto assimilado, chegou a hora de conferir nosso passo a passo de como se pode fazer um projeto de forma eficiente para que se tenha sucesso na execução de suas ações. Confira o próximo tópico! 

9 dicas para elaborar um projeto! 

Para colocar seu projeto para funcionar da melhor forma possível, nada melhor do que receber dicas de como fazer isso, certo? Por isso, confira as dicas que separamos para ajudá-lo nessa missão! 

1. Análise dos projetos que obtiveram sucesso anteriormente

Antes de começar a executar o seu projeto, o primeiro passo é buscar referências de projetos anteriores, para analisar quais foram os principais pontos positivos e negativos mais notáveis.

Dessa forma, você poderá continuar adotando os pontos que foram positivos ou até mesmo se inspirar para criar suas próprias práticas. Além disso, observar os pontos negativos de outros projetos deve ser um ponto de partida para evitar gargalos. 

2. Identifique as informações mais relevantes 

As informações são poderosas ferramentas para a construção de um projeto de sucesso, por isso, elas devem ser coletadas através de fontes confiáveis e possuir um grau de relevância.

Logo, entenda quais são os conceitos chaves para que o seu projeto funcione, tais como: propósito, pessoas envolvidas, resultados esperados, etc. E depois de coletadas, devem ser classificadas de acordo com sua relevância e você poderá montar um briefing para orientação e repasse das mesmas.

3. Seja transparente com as partes envolvidas

Para garantir a adesão de todos os membros da equipe em um determinado projeto, todas as partes devem estar alinhadas quanto às informações principais.

Além disso, é importante que as decisões não sejam concentradas apenas no gerente de projetos, mas sim, que haja discussões entre os membros para definir os detalhes com a maior transparência possível.

4. Estruture um projeto analítico detalhado 

Ter uma boa estrutura é essencial para que seu projeto tenha uma boa fluidez e desenvolvimento. Por isso, ter uma estrutura fixa é muito importante para a boa execução do seu projeto.

Além disso, é possível estruturar seu projeto através de metodologias como o Design Thinking, o que é muito positivo para a organização do mesmo.

5. Delegue os principais papéis e responsabilidades 

Alinhar as atividades com seus respectivos responsáveis é muito importante para garantir que elas serão executadas por alguém capacitado para fazê-la.

Por isso, distribuir de forma justa e coerente cada atividade do planejamento do projeto. Além disso, essa distribuição é muito importante para o monitoramento e controle de qualidade do mesmo.

6. Faça simulações e validações 

Toda implementação tem a possibilidade de dar certo ou não. Por isso, testar as partes é muito importante para ajustar os resultados.

Dessa forma, faça simulações de novas implementações e sempre valide os resultados com todo o time, para que os gargalos possam ser identificados e superados.

7. Use ferramentas de gerenciamento de projetos

Todo o projeto precisa ser gerenciado para ser efetivo! A função da gestão de projetos é definir a melhor maneira de gerir todos recursos e envolvidos em seu projeto, o que é muito importante para obter os resultados esperados.

Por isso, use ferramentas que viabilizam esse gerenciamento, como por exemplo, a aplicação do Lean Seis Sigma em seu projeto, o que vai garantir resultados mais otimizados e

8. Estabeleça indicadores e metas

Os indicadores e metas são norteadores importantes para o acompanhamento do progresso do plano de projeto até o seu resultado.

Diante disso, já na etapa de planejamento é essencial que se determine quais são os principais indicadores que poderão medir o desempenho das atividades planejadas. 

Essa medida é muito eficiente e impede que os imprevistos e gargalos que surgem durante a execução interfiram de forma acentuada nos resultados finais que serão obtidos.

9. Invista em capacitações!

O conhecimento é poder e estar sempre se atualizando e agregando seus conhecimentos é muito poderoso, além de ser um diferencial para que seu negócio se destaque!

Por isso, invista em capacitações para que o seu projeto esteja sempre alinhado com as melhores ferramentas e a execução seja feita da melhor forma possível.

Invista em resultados para a sua equipe!

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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