Você se encaixa no grupo de pessoas que passam sufoco quando vai se preparar para uma apresentação?
O simples fato de pensar em falar em público pode causar arrepios em muita gente. Algumas pessoas têm dificuldades relacionadas à timidez, ao tom de voz ou à postura, porém, todas estas dificuldades podem ser superadas com um pouco de dedicação.
Ser objetivo, controlar o tempo e escolher bem as palavras são boas características que você vai desenvolver com a experiência e com treino.
Em contrapartida, realizar uma apresentação muito longa, com conteúdo complexo e uso inadequado de recursos multimídia, não são apropriadas e devem ser evitadas.
A fim de ter a melhor preparação possível e superar a si mesmo, elaborei um passo a passo com.
Vamos lá?
Antes de mais nada, no processo para se preparar para uma apresentação é necessário que você saiba exatamente sobre o que vai falar. A insegurança sobre as informações que irá expor pode te prejudicar e aumentar o nervosismo. Então, para que isso não ocorra, é importante pesquisar muito sobre o assunto.
Para preparar uma apresentação, é fundamental organizar as ideias. Talvez a melhor forma de fazer isso seja colocar no papel tudo o que você precisa dizer. Aborde todo o assunto e depois faça um resumo separando somente os tópicos mais importantes.
No processo de criação procure pensar para qual plateia irá falar. Isso vai ajudar a tornar a linguagem mais apropriada para a sua fala.
Após finalizar o texto, já sabendo do tempo disponível, leia em voz alta várias vezes e se atente a sonoridade e as pausas. Quanto mais repetir, melhor e mais natural o discurso vai se tornando, o que te deixará mais seguro e confiante para a apresentação.
Depois desse processo faça somente uma lista com os tópicos e tente reproduzir novamente o discurso, sempre cronometrando. Faça como se fosse uma simulação do dia.
Assim, provavelmente, seu discurso passará bem mais confiança e segurança.
Com o discurso internalizado chegou a hora de trabalhar a linguagem corporal. Lembre-se que ela tem grande influência na transmissão da mensagem. Então vá para frente do espelho, fale e gesticule de forma natural.
Mantenha a coluna reta, a visão na plateia e a palma da mão sempre a vista. Pode parecer que é difícil mas é uma boa maneira de manter uma maior atenção do público.
Para trabalhar melhor sua própria imagem você pode se filmar durante o processo e verificar quais são os pontos de melhoria. Também é um bom momento para dividir com os amigos e ouvir suas observações.
Finalmente quando estiver preparado para a apresentação, se atente para a vestimenta para que sua imagem não comprometa o seu discurso. Dependendo do seu modo de vestir as pessoas podem ter uma primeira impressão ruim e você não quer que isso aconteça.
Use roupas que façam com que você tenha uma imagem que transmita segurança.
Quando você estiver se preparando para uma apresentação, pense como seria bem mais interessante uma apresentação de slides.
Ela não é obrigatória mas pode te beneficiar durante o processo. As dicas para preparar são:
Alguns dos erros mais comuns é esquecer que o foco da apresentação deve ser você e nunca os slides. A função dele é guiar a apresentação no caminho desejado e não tirar a atenção do público.
Fique atento! Antes do grande dia da apresentação é preciso que você saiba todas as informações de estrutura e materiais disponíveis. Você não quer correr o risco de chegar lá e não ter conexão com a internet ou o computador não ter saída HDMI, não é mesmo?
No dia da apresentação é importante que você chegue mais cedo, a fim de conhecer melhor o local e conferir o funcionamento de todos os equipamentos. Separe 30 minutos antes de iniciar para relaxar e pensar mentalmente em tudo que você preparou para a apresentação. Isso ajuda e muito!
É normal sentir um pouco de nervosismo, afinal, você se preparou para esse momento. Logo, quando começar é importante ter energia e captar rapidamente a atenção do público.
Agora que você já cativou a plateia é bom que esteja atento ao tempo. Seja breve e objetivo. Foque nas informações mais importantes e tente criar uma conexão com o público.
É comprovado pelo biólogo molecular John Medina, que o cérebro humano perde a atenção de 10 em 10 minutos, então a dica é usar alguma frase com mais ênfase para tentar retomá-la.
Lembre que a conexão com o público é para inspirá-los a respeito do tema abordado!
Se você precisar de mais ajuda nesse ponto, temos um artigo que fornece estratégias para manter a atenção do público. Não deixe de conferir!
Faça um resumo dos resultados obtidos e relembre os pontos chaves. Tenha uma conclusão mesmo que ainda não tenha finalizado seu projeto. O público vai entender que você ainda está desenvolvendo sua ideia.
Quando estiver acabando, lembre de deixar os minutos finais para perguntas. Você é uma pessoa e não é obrigado a saber tudo, então respire fundo e mantenha a calma caso haja alguma pergunta que não saiba a resposta.
Diga que irá pesquisar e depois anote o nome e o contato da pessoa.
Neste momento também pode ocorrer alguma crítica ou sugestão. Não leve para o lado pessoal, aceite e depois reflita em que aquilo pode ser usado para melhoria.
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!
Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!