O que é CTR?
Qual a importância de acompanhar o CTR?
Como ver se o CTR está alto ou baixo?
Como aumentar o CTR?
Leve o alcance de seus anúncios para outro nível com a Voitto!

Descubra o que é CTR e por que é importante acompanhá-lo!

Entender sobre CTR e conhecer estratégias de como aumentá-lo é fundamental para o sucesso de seu negócio. Portanto, faça isso neste artigo!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Descubra o que é CTR e por que é importante acompanhá-lo!

Uma das métricas mais importantes quando falamos de marketing digital é o chamado CTR (Click Through Rate), que em português é traduzido para Taxa de Cliques.

Seu principal objetivo é analisar se o investimento realizado em SEO e se os  anúncios patrocinados do Google Ads estão valendo a pena se tratando de tempo e dinheiro.

Assim, para quem possui um blog, site ou loja virtual, é importante entender sobre CTR e aprender como aumentá-lo, a fim de que suas campanhas realizadas tenham um bom desempenho e façam com que o empreendimento cresça.

Dessa forma, para que você entenda melhor sobre CTR e garanta o sucesso de suas campanhas, entraremos em mais detalhes a respeito nos seguintes tópicos:

  • O que é CTR?
  • Qual a importância de acompanhar o CTR?
  • Como saber se o CTR está alto ou baixo?
  • Como aumentar o CTR?
  • Leve o alcance de seus anúncios para outro nível com a Voitto! 

O que é CTR?

CTR, ou Click Through Rate, é um indicador do Marketing Digital que apresenta a taxa de cliques. Isso significa a relação que existe entre o número de cliques e o número de visualizações de determinado anúncio.

Dessa forma, é uma métrica utilizada para indicar a eficiência de uma campanha de marketing, já que mostra a porcentagem de pessoas que clicaram no link que você disponibiliza depois de visualizá-lo.

Ele vale tanto para as campanhas realizadas no Google Ads, quanto nos Social Ads que fazem parte das redes sociais.

Seu cálculo é dado pela seguinte fórmula:

CTR = número de cliques / número de visualizações x 100.

Além disso, analisá-lo não é complicado! Se o CTR de seu anúncio é alto, quer dizer que ele é útil para o usuário, e está em conformidade com o que ele está buscando.

Já se o CTR é baixo, significa que esse anúncio não está sendo pertinente para a intenção de busca do usuário. 

Sendo assim, o CTR é um fator determinante para o custo de campanhas, ou seja, impacta no chamado Custo por Clique (CPC), que determina quanto deve ser pago por cada clique realizado pelo usuário em um anúncio.

Quanto maior for a taxa de cliques, menor será o custo desse anúncio, e o mesmo funciona para o contrário. Quanto menor ela for, maior será o custo por clique.

Mas, além do que já apresentamos, porque acompanhar essa métrica é importante? Fique ligado pois é o que explicaremos no próximo tópico!

Mas antes, veja esse super material que separamos para você! 

Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.

Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.

Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.

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Qual a importância de acompanhar o CTR? 

Existem diversas razões que tornam importante o acompanhamento do CTR de anúncios. Por isso, selecionamos as mais relevantes para te convencer dessa importância e com isso, invista em maneiras de aumentá-lo!

Desse modo, podemos dizer que acompanhar a taxa de clientes contribui para:

Reduzir custos 

Como já mencionamos, um alto CTR mostra a relevância do anúncio, o que tem como consequência um custo por clique diminuído.

Por essa razão, acompanhar e garantir que sua campanha está tendo sucesso, atendendo ao público-alvo desejado, faz com que seus custos para promovê-la sejam reduzidos.

Melhorar o rankeamento orgânico

Quando o objetivo de um site é melhorar o seu posicionamento orgânico, a melhor tática para isso é aplicar o chamado SEO, ou em outras palavras, a otimização de mecanismos de busca. 

Contudo, ter um CTR elevado também é um fator que influencia no rankeamento de páginas em pesquisas orgânicas, pois esses cliques geram tráfego para essas páginas, o que mostra para o Google que esse destino é relevante para o usuário que está clicando.

Propaganda gratuita nas redes sociais

Quando o assunto são redes sociais, ter uma taxa de cliques recebidos elevada significa que o engajamento com os usuários também está alto.

Desse jeito, quando muitas pessoas estão clicando e compartilhando suas publicações, isso pode gerar propaganda gratuita para seu negócio.  

Por exemplo, se no Twitter alguém compartilha uma publicação que você impulsionou, outras pessoas verão e poderão interagir com ela, de forma que não há custos por essa interação de terceiros.

Elevar a taxa de conversão 

Existe uma relação direta entre a taxa de cliques e a taxa de conversão. Se você monitora e investe em ações para aumentar seu CTR, consequentemente a taxa de conversão também crescerá.  


Agora que já entendeu o quanto monitorar essa métrica é importante, te apresentaremos o que indica que seu CTR está baixo ou alto! Vamos lá:

Como ver se o CTR está alto ou baixo?

Para conseguir avaliar se o CTR está alto ou baixo, é necessário considerar qual é o seu segmento de atuação e o desempenho de seus concorrentes.

Geralmente, acima ou igual a 3% já é um valor satisfatório. Contudo, vai depender de cada situação. Por exemplo, um CTR de 3% não é tão válido se seus concorrentes estão com valores muito acima disso.

Portanto, para definir esse sucesso, é preciso analisar como está o desempenho de seus anúncios quando comparados aos anúncios de seus concorrentes diretos.

Como aumentar o CTR?

Separamos aqui as principais dicas para conseguir aumentar o CTR de seus anúncios e assim, consiga melhorar o desempenho de suas campanhas de marketing. Veja só:

Use bem as palavras-chave

Fazer o bom uso de palavras-chave é uma das peças essenciais para o sucesso de uma campanha. É importante escolher uma palavra-chave principal para seu anúncio e ir adicionando-a de maneira natural ao longo do texto, além de inseri-la no título.

Quando elas são inseridas corretamente, facilita a identificação do foco do anúncio pelo usuário e ainda pode fazer com que ele se sinta mais atraído, além de influenciar na qualidade do anúncio.

Invista nas Call To Action

Produzir boas Calls To Action, ou seja, chamadas que vão realmente prender a atenção dos usuários, é fundamental para melhorar o CTR.

Logo, faça bom uso das palavras que vão cativar seu usuário, com expressões como “faça já o download” ou “inscreva-se agora mesmo”, direcionando-os a realizar certas ações!

Recorra aos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são excelentes ferramentas para convencer o público a clicar em seus anúncios!

Com eles, é possível criar um senso de urgência no usuário, deixá-lo curioso, emocioná-lo, entre outras reações que farão com ele sinta vontade de conferir o conteúdo que foi separado para ele.

Dessa maneira, faça o uso daqueles que mais se encaixam com o seu público, e lembre-se de sempre cumprir o que prometer!

Fique atento para uma boa URL

Por último, é necessário proporcionar uma URL amigável para seus usuários! Isso porque os usuários costumam prestar atenção neste quesito, e se ela estiver bagunçada, vai parecer que não é segura e confiável, diminuindo a possível taxa de cliques. 

Por causa disso, opte por colocar o seu site e a palavra-chave adequada do anúncio, deixando claro para o internauta de que se trata!


Finalmente, separamos algo muito especial para você que deseja se aprofundar no universo do Marketing Digital e levar as vendas de seu site para outro nível! Se liga no próximo tópico!

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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