O que é Dark Stores?
Como funcionam as Dark Stores?
Vantagens das Dark Stores
Dark Stores no Brasil
Exemplos de Dark Store
Como montar uma Dark Store?
Você descobriu como as Dark Stores vêm fazendo sucesso no mercado e para complementar ainda mais seu aprendizado, que tal se especializar em vendas?

Saiba porque as Dark Stores são uma grande tendência para fazer parte do futuro do varejo!

O atendimento rápido e eficiente são importantes para a experiência do seu cliente? Conheça as Dark Stores e saiba como esse modelo pode proporcionar isso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba porque as Dark Stores são uma grande tendência para fazer parte do futuro do varejo!

Com o aumento das vendas no e-commerce, as empresas começaram a se preocupar mais em como melhorar a experiência de compras onlines de seus clientes através dessa modalidade. Diante disso, uma tendência vem se destacando muito: o Dark Stores.

Tal, trata-se de um modelo em que a logística do armazenamento, separação e envio de pedidos online é feito de forma mais rápida e prática, prezando assim pela satisfação do cliente.

Quer saber mais detalhes sobre as funcionalidades e vantagens do Dark Store? Então, não deixe de investir na leitura desse artigo, pois os tópicos listados abaixo serão abordados para ampliar seus conhecimentos sobre esse tema.


● O que é Dark Stores?

● Como funcionam as Dark Stores?

● Vantagens das Dark Stores

● Dark Stores no Brasil

● Exemplos de Dark Store

● Como montar uma Dark Store?

Vamos à leitura?

O que é Dark Stores?

O Dark Stores (Lojas Escuras)  funciona como um centro de armazenamento e distribuição, de gestão própria da empresa, que é oculto para os clientes, ou seja, a loja não possui atendimento presencial nesse local, pois ele serve para a logística de produtos pedidos online.

Esse modelo logístico também pode ser chamado de “micro hub” ou "mini centro de distribuição urbano” e tem como uma das principais características sua localização estratégica para garantir agilidade e satisfação nas entregas.

Diante disso, nesse tipo de modelo, a empresa detém o controle de todos os processos que envolvem desde a produção do produto até o processo de vendas e entrega, o que exclui terceirizações dessa gestão.

Além disso, vale ressaltar que o Dark Stores chama a atenção por aumentar consideravelmente a margem de lucro e diminuir os custos operacionais, visto que a gestão dos processos fica centralizada na empresa.

Vale ressaltar ainda que, o objetivo do Dark Stores é estar próximo ao público para garantir uma entrega mais rápida, por isso essa estratégia faz parte do último estágio da gestão da cadeia logística.

Diante disso, agora é interessante entender como é o funcionamento desses mini hubs na prática. Para isso, não deixe de conferir o tópico seguinte e ampliar suas percepções sobre esse tema!

Como funcionam as Dark Stores?

As Dark Stores tem um funcionamento similar a uma loja física normal, possuindo um espaço de armazenamento de produtos em um local estratégico. Entretanto, se diferencia no tamanho, que geralmente é mais compacto que uma loja aberta ao público, e ainda, na invisibilidade para os clientes.

Diante disso, diferentemente dos centros de distribuição tradicionais, que se localizam distantes do público alvo, esses outros ficam localizados em grandes centros urbanos ou ainda, em locais onde os consumidores têm interesse em comprar itens básicos.

Vale ressaltar ainda que a estrutura interna de uma Dark Store é feita visando proporcionar facilidade de acesso aos produtos, além de ser comum o emprego de ferramentas tecnológicas para viabilizar isso.

Tanto que, para a criação desse tipo de centro de distribuição é possível aproveitar o layout de antigas lojas, ou até mesmo implementar o funcionamento em sistema híbrido, tal que uma parte funciona normal e a outra em sistema oculto, visando apenas entregar pedidos online.

Logo, você já imagina quais são os principais benefícios do estabelecimento dessa técnica, certo? Então não deixe de conferir o tópico a seguir para confirmar suas suspeitas e aprender ainda mais!

Vantagens das Dark Stores

Primeiramente, vale ressaltar que o fato de definir os níveis de estoques de forma eficiente é uma das principais vantagens que a estratégia de Dark Store pode oferecer para um negócio, visto que sua implementação tem baixo custo de implementação e manutenção.

Vale ressaltar ainda que essa redução das vias logísticas para a entrega de um produto é um ponto positivo tanto para o cliente que ficará mais satisfeito com a agilidade de entrega quanto para o meio ambiente que ganha com a redução de gases poluentes advindos do transporte.

Dessa forma, a experiência do cliente é aprimorada, o que é muito importante para a garantia de um bom relacionamento entre essas partes e ainda, para aumentar as chances de fidelização de clientes.

Por que ter uma Dark Store?

Como já citado anteriormente, o modelo Dark Store é uma  tendência cada vez maior, que já teve adesão de muitas empresas nos EUA, Europa e Ásia. Diante disso, essa estratégia tem fortes indícios de que se tornará um modelo consolidado em um futuro próximo.

Além disso, o crescimento do comércio eletrônico é um fator interessante para a implementação da Dark Store, visto que uma entrega rápida chama a atenção dos clientes dentro desse mercado digital.

Vale ressaltar ainda, que para que o Dark Store funcione é necessário adaptação de acordo com os segmentos do mercado. Diante disso, podemos citar algumas aplicações comuns, como:

● Supermercados;

● Setor alimentício;

● Bebidas;

● Itens domésticos;

● Roupas;

● Entre outros.

Logo, apesar de ser um modelo predominante em grandes potenciais mundiais, a implementação das Dark Stores no Brasil ainda é um processo inicial. Para entender mais sobre isso, veja o tópico seguinte!

Dark Stores no Brasil

Com a pandemia de Covid-19, o e-commerce cresceu de forma significativa no Brasil, afinal, a impossibilidade de frequentar lojas físicas devido ao risco sanitário que isso representava naquele contexto, levou muitas pessoas a aderirem às lojas virtuais.

Dessa forma, verificou-se a manutenção desse hábito no cenário pós pandemia, o que cria a necessidade de adaptação das empresas para garantir a satisfação na experiência de compra de seus clientes. Nesse ponto, a Dark Store se mostra um método muito eficiente.

Atualmente, já existem algumas empresas brasileiras que adotaram esse modelo ou estão no processo de adoção, tais que se inspiraram no modelo europeu e americano para potencializar suas entregas.

Além do mais, as vantagens da implementação de uma Dark Stores dentro do seu modelo de negócios é algo que deve ser considerado, pois, a curto e longo prazo representa um diferencial para ter destaque entre os concorrentes.

Portanto, não deixe de conferir alguns exemplos de empresas que já aderiram a esse modelo e estão tendo sucesso em seus resultados, veja!

Exemplos de Dark Store

Amazon 

A Amazon é um marketplace de abrangência mundial que se destaca pela venda de livros e produtos smart. Mas, não para por aí, pois ela vem ampliando sua oferta de serviços para diversos segmentos do mercado.

Um desses serviços é o Whole Foods, implementado nos Estados Unidos, que vem se destacando no oferecimento de entregas rápidas dentro do setor alimentício através da utilização do modelo de Dark Store.

Ambev 

A Ambev é uma empresa brasileira que se destaca na venda de bebidas. Diante disso, sua criação mais recente, o “Zé Delivery” chama atenção por adotar uma estratégia de Dark Store para garantir a entrega rápida de seus produtos.

Apesar de que as lojas invisíveis ainda não representam a principal estratégia desse modelo, a empresa pretende ampliar a consolidar essa aplicação, visando aumentar a satisfação de seus clientes.

Para finalizar com chave de ouro, não deixe de conferir nossas dicas de como criar a sua Dark Store e assim como a Amazon e Ambev, aumentar o sucesso e eficiência do seu negócio.

Como montar uma Dark Store?

1. Conheça seu público alvo

O conhecimento das informações relevantes sobre o comportamento de consumo do seu público alvo é um ponto chave para a implementação de uma Dark Store, visto que quanto mais próximo seu produto ficar do seu cliente, melhor será a logística. Logo, invista em pesquisas e dados para conhecer bem sua persona.

2. Invista em tecnologia 

A tecnologia é uma grande facilitadora no processo de gerenciamento e logística de produtos em uma Dark Store, por isso, investir em ferramentas tecnológicas  que facilitem o acesso e proporcionem praticidade dentro do seu estoque é fundamental para bons resultados.

3. Aprimore a experiência do seu cliente 

A melhoria da experiência do seu cliente é o motivo da implementação de estratégias como a Dark Stores, por isso, ela deve ser pensada e planejada de forma eficiente, buscando a coleta de feedbacks e implementando melhorias de forma contínua.

Você descobriu como as Dark Stores vêm fazendo sucesso no mercado e para complementar ainda mais seu aprendizado, que tal se especializar em vendas?

As Dark Stores vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado devido a transformação digital. Ligada a um bom marketing esse novo modelo de negócio precisa possuir boas estratégias de vendas.

E por isso, a Formação em Vendas da Voitto pode ser crucial para te ajudar nessa jornada. Com profissionais qualificados e experientes, você terá acesso a 7 cursos além de suporte técnico qualificado e certificados com garantia nacional.

Aproveita essa oportunidade, vem fazer parte do time Voitto e tenha liberdade para aprender em qualquer lugar!

Aperfeiçoe-se e caminhe para o sucesso! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Formação em Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

marketing e vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.