Quando surgiu o Dia do Empreendedorismo Feminino?
O que é o Empreendedorismo Feminino e por que defendê-lo?
Exemplos de mulheres empreendedoras no Brasil
Crescimento do Empreendedorismo Feminino no Brasil
Filmes com mulheres empreendedoras
Livros de mulheres empreendedoras
Inspire-se com quem realmente fez impacto!

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: entenda a importância dessa data

Saiba mais sobre o Dia do Empreendedorismo Feminino: cada vez mais mulheres estão escolhendo empreender no Brasil e conquistar sua independência profissional.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: entenda a importância dessa data

O Dia do Empreendedorismo Feminino é celebrado no dia 19 de novembro.  O objetivo da data é homenagear o protagonismo feminino e incentivar a igualdade de gênero dentro do mercado de trabalho.

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil possuiu a 7ª maior participação feminina no empreendedorismo e no mundo dos negócios.

A celebração foi criada pelas Nações Unidas e, nos últimos anos, a data tem ganhado destaque promovendo o empoderamento feminino por meio de eventos e debates.

Essas conferências incentivam mais mulheres a serem protagonistas de seus próprios negócios.

Saiba mais sobre a importância do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino por meio dos seguintes tópicos:

  • Quando surgiu o Dia do Empreendedorismo Feminino?
  • O que é o Empreendedorismo Feminino e por que defendê-lo?
  • Exemplos de mulheres empreendedoras no Brasil
  • Crescimento do Empreendedorismo Feminino no Brasil
  • Filmes com mulheres empreendedoras
  • Livros de mulheres empreendedoras
  • Como se inspirar?

Vamos lá!

Quando surgiu o Dia do Empreendedorismo Feminino?

Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia do Empreendedorismo Feminino para valorizar o protagonismo das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A celebração foi criada pela empreendedora social Wendy Diamond durante a Semana Global de Empreendedorismo que ocorreu em Nova York. Atualmente, a data é comemorada em 153 países, incluindo o Brasil.

O dia 19 de novembro é representado como uma data para incentivo e valorização das mulheres empreendedoras, além da conscientização de sua importância para a economia e para a sociedade.

A iniciativa é coordenada pela ONU Mulheres, setor que tem como objetivo unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres.

No Brasil, a primeira representante do Dia do Empreendedorismo Feminino foi Deb Xavier. A embaixadora é conhecida por ter criado o Jogo de Damas, site que fala sobre mulheres empresárias e promove eventos de capacitação pelo país.

O que é o Empreendedorismo Feminino e por que defendê-lo?

O empreendedorismo feminino é fruto de sonhos de grandes mulheres que buscam se desenvolver pessoal e profissionalmente através dos próprios negócios. Consiste na idealização de projetos para resolução de problemas da sociedade.

As mulheres sempre tiveram que abdicar de sua participação no mercado de trabalho para se dedicar à casa e aos filhos. De uns tempos para cá, isso felizmente tem se modificado e mais mulheres líderes estão surgindo.

Algumas das áreas comuns de empreendedorismo feminino são as finanças, beleza, moda, alimentação, tecnologia e logística.

Além disso, durante a pandemia do novo Coronavírus e com o consequente desemprego crescente, algumas mulheres não tiveram escolha a não ser empreender para sustentar as suas famílias.

Segundo o Sebrae, cerca de 44% das mulheres decidem abrir uma empresa por necessidade, enquanto esse valor entre os homens é de 32%. Mais de 24 milhões de mulheres estão empreendendo no Brasil em 2021.

Dessa forma, a mulher que empreende tende a ser mais analítica e mais cautelosa, pois sabe os grandes riscos desse investimento. Além disso, as mulheres têm e desenvolvem com mais facilidade as soft skills.

O empreendedorismo feminino é fundamental para o empoderamento dessas mulheres, além de proporcionar maior liberdade financeira e gerar mais empregos para outras mulheres.

Exemplos de mulheres empreendedoras no Brasil

Como o propósito do dia do empreendedorismo feminino é promover mais nomes dentro do mercado e dar oportunidade para que mais mulheres conheçam o trabalho uma das outras, a Voitto selecionou cinco empreendedoras brasileiras para você conhecer. Veja a seguir:

Luiza Trajano 

Luiza Trajano é a principal empreendedora de sucesso no país. Assumiu o Magazine Luiza, uma das maiores lojas de varejo do país, que está presente em mais de 800 cidades em 21 estados.

Foi CEO da empresa por 24 anos e atualmente é Presidente do Conselho de Administração do Magalu.

Ana Fontes

Ana Fontes é graduada em Publicidade e Propaganda e pós graduada em Marketing e em Relações Internacionais.

Criou em 2010 a Rede Mulher Empreendedora, uma plataforma para compartilhar conteúdo e divulgar empresas fundadas e lideradas por mulheres.

Zica Assis

Heloisa Assis sempre sofreu preconceito por causa de seu cabelo cacheado e volumoso. Aos 21 anos, por não conseguir emprego por causa de seu cabelo, começou um curso de cabeleireira e passou a fabricar produtos para cabelos cacheados.

Em 1993, a cabeleireira investiu no seu primeiro salão, o Beleza Natural, no Rio de Janeiro, que posteriormente se transformou na maior franquia brasileira destinada a cabelos cacheados e crespos da mulher negra.

Bedy Yang

Bedy Yang é uma investidora especializada em abertura de startups no Brasil.

A paranaense inovou ao passar a intermediar empreendedores brasileiros com investidores do Vale do Silício para a transmissão do conhecimento e, consequentemente, a abertura dessas empresas.

Algumas empresas que a Bedy investe são: Viva Real, Conta Azul e Descomplica. A empreendedora está atualmente à frente de cerca de 500 startups.

Cristina Junqueira

Cristina Junqueira é fundadora e vice-presidente do Nubank. Formada em Engenharia de Produção e mestre em Negócios, teve experiências como analista no Itaú e como líder no Unibanco.

Quando os bancos tradicionais não apoiaram suas ideias, ela se juntou a mais dois sócios em maio de 2013 e fundou a Nubank na cidade de São Paulo, tornando-se a principal referência de banco digital no Brasil.

Crescimento do Empreendedorismo Feminino no Brasil

É evidente que o empreendedorismo feminino cresce no Brasil. Em 2020, os dados do LinkedIn mostraram um aumento de 41% nos negócios que são comandados por mulheres no país.

O crescimento tem relação com os diversos desafios e problemas que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho. Por exemplo, a diferença salarial entre gêneros é muito alta. Segundo a pesquisa do IDados, as mulheres ganham 20% menos que os homens no Brasil.

A desigualdade de salários no mercado faz com que diversas mulheres optem por empreender. Assim, podem ter a chance de crescer financeiramente.

Outro fator que contribui para o crescimento do empreendedorismo feminino é a jornada dupla que muitas mulheres enfrentam. A rotina de trabalho e a responsabilidade de ser mãe é bastante cansativa. Então, empreender é uma saída para ter mais flexibilidade de horários.

Além disso, o avanço do empreendedorismo feminino também está relacionado com a oportunidade de exercer um cargo de liderança. Visto que, em algumas empresas, é difícil para que as mulheres assumam tais posições ou sejam promovidas.

Filmes com mulheres empreendedoras

Se você é uma empreendedora, com certeza vai amar conhecer a história de mulheres inspiradoras e seus negócios. Pensando nisso, selecionamos os melhores filmes sobre o assunto. Confira essas dicas:

1. Joy: o nome do sucesso

O filme estrelado por Jennifer Lawrence retrata a jornada da empreendedora Joy Mangano. A inventora do “miracle mop”, esfregão que foi um sucesso de venda na década de 90, teve que enfrentar diversas adversidades antes de seu produto triunfar no mercado.

2. Julie & Julia

A famosa cozinheira Julia Child inspirou Julie Powell a começar sua trajetória na cozinha.

Como uma forma de motivar outras pessoas, Powell criou um blog onde registrava sua tentativa de recriar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child.

A ideia deu tão certo que a blogueira passou a viver da escrita, chegando a lançar dois livros. Além de inspirar o filme protagonizado por Meryl Streep e Amy Adams.

3. Coco Antes de Chanel 

Dona da famosa marca de roupas Chanel, Coco teve que se reinventar para seguir o caminho de estilista. O filme mostra sua infância e curiosidades sobre os anos em que trabalhou como cantora de cabaré.

A empreendedora se destacou por suas modelagens inovadoras e suas grandes ambições para a moda da época.

4. Dica bônus: A vida e história de Madam CJ Walker 

A minissérie da Netflix é baseada na vida de Sarah Breedlove, a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos. Nessa produção audiovisual acompanhamos Madam CJ Walker construindo seu império de produtos de beleza.

Livros de mulheres empreendedoras

Além dos filmes sobre mulheres empreendedoras, também separamos dicas de livros que podem contribuir para sua trajetória como empresária. Confira agora:

1. #GirlBoss

A vida de Sophia Amoruso mudou quando ela começou a vender roupas no eBay por meio da sua conta chamada Nasty Gal. Atualmente, esse é o nome de sua marca que emprega mais de 350 funcionários e vale mais de 100 milhões de dólares.

A narrativa do livro é dinâmica e informal, portanto você vai se sentir conversando com uma velha amiga. Você entenderá o passado de Sophia e os acontecimentos que a levaram ao lugar em que está hoje em dia.

2. Me Poupe! – 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Nathalia Arcuri é conhecida por seu canal do YouTube chamado Me Poupe, onde ensina seu público a economizar e investir dinheiro. Com o sucesso dos vídeos, a empreendedora criou sua própria empresa e também se tornou escritora.

A obra tem informações essenciais para quem quer poupar e construir metas para seu dinheiro.

3. Beleza Natural. A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras

O livro de Liana Melo conta como a ex-empregada doméstica Zica Assis conheceu Leila Velez e as duas criaram um império com a marca Beleza Natural.

O projeto que começou na periferia conquistou milhares de pessoas com seus produtos de alta qualidade. E, por fim, faturou milhões.


Gostou dessas indicações? Existem muitas outras histórias para se inspirar. Saiba como no nosso próximo tópico.

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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