O que é Dinâmica de Integração?
Importância das Dinâmicas de Integração
Como implementar uma dinâmica de grupo?
9 Dinâmicas de Integração em grupo
Veja estratégias para gerir conflitos com facilidade!

Descubra 9 exemplos de Dinâmicas de Integração para formar uma equipe mais harmoniosa

O bom relacionamento entre os indivíduos de uma equipe é crucial para o sucesso dela. Veja 9 Dinâmicas de Integração para ter uma equipe mais harmoniosa!

Camila Rocha
Por: Camila Rocha
Descubra 9 exemplos de Dinâmicas de Integração para formar uma equipe mais harmoniosa

As dinâmicas de integração, popularmente chamadas de dinâmicas em grupo, são atividades que proporcionam a interação entre os membros de uma equipe.

Talvez você as conheça como parte das etapas de processos seletivos aplicadas pelo setor de RH de uma empresa, mas saiba que elas são benéficas até mesmo quando o profissional já está contratado e visa uma promoção!

Afinal, o relacionamento interpessoal entre os indivíduos de uma equipe é um dos fatores cruciais para o sucesso da equipe, pois as empresas são compostas fundamentalmente por pessoas e dependem delas para que os objetivos sejam alcançados.

Sob esse viés, a colaboração é uma das principais características de uma equipe de alta performance, e manter um grupo colaborando em harmonia em prol das metas da empresa é uma tarefa desafiadora, devido às personalidades de cada pessoa.

Nesse artigo, você receberá 9 sugestões de dinâmicas de integração de equipes, além de acompanhar os seguintes tópicos:

  • O que é Dinâmica de Integração?
  • Importância das Dinâmicas de Integração;
  • Como implementar uma dinâmica de grupo?
  • 9 Dinâmicas de Integração em grupo
  • Dica bônus

Vamos lá?

O que é Dinâmica de Integração?

A dinâmica de grupo, também conhecida como dinâmica de integração, é uma atividade realizada com o propósito de gerar interação entre os envolvidos, proporcionando a oportunidade para que eles se conheçam melhor e trabalhem a comunicação, estimulando interações.

Essa atividade também pode servir como objeto de estudo da gestão de recursos humanos, pois pode ser utilizada para identificar perfis e habilidades de candidatos de processo seletivo e possíveis promoções na empresa.

Assim, por meio de atividades simples e rápidas é possível desenvolver na equipe o sentimento de confiança, aumentando a harmonia, comprometimento e respeito e melhorar a comunicação no grupo.

Importância das Dinâmicas de Integração

As dinâmicas de integração são excelentes formas de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, pois auxiliam os colaboradores na comunicação entre eles, criam vínculos e amizades, potencializam o desenvolvimento das atividades e a motivação, o que melhora o clima organizacional.

Benefícios das Dinâmicas de Integração

As dinâmicas de integração são benéficas tanto para a organização como também para os próprios colaboradores. Afinal, elas podem - e devem - ser aplicadas em diferentes estágios da vida do colaborador na empresa.

Como já mencionamos, as dinâmicas em grupo estão presentes no momento da contratação, introduzir um novo membro na equipe e até mesmo para promoção de cargo.

Já quando falamos das organizações, as dinâmicas de integração aceleram as entregas de resultados, aumentam a motivação, engajamento e colaboração das equipes e criam um ambiente mais saudável, respeitoso e divertido.

Além disso, vale ressaltar que quanto mais feliz, respeitado e importante um colaborador se sente para uma empresa, as chances do absenteísmodiminuem.

Como implementar uma dinâmica de grupo?

A dinâmica de integração pode ser aplicada com diversos objetivos e em diversas etapas da linha de tempo do colaboradorna empresa, como durante o processo de seleção, após a contratação e na efetivação no cargo.

Se você tem a curiosidade de saber como aplicá-las, vamos abordá-las abaixo:

Durante o processo seletivo

Ao longo do processo de contratação de novos colaboradores, as dinâmicas em grupo podem ser utilizadas para observar como um candidato trabalha em equipe e quais suas maiores habilidades.

Essa também é uma oportunidade de examinar se o candidato se enquadra nos requisitos da vaga, que vão para além do currículo.

Por exemplo, para uma vaga comercial é desejável que o candidato tenha boa comunicação, por estar em contato direto com o cliente. No decorrer das dinâmicas, é possível observar como ele se porta e se comunica diante de outras pessoas.

Mas após a contratação, o que fazer para aproximar o novo funcionário ao resto da equipe?

Após a contratação

A adaptação de novos membros à equipe é fundamental para que eles se mantenham motivados e engajados com as propostas da empresa.

Nessa etapa, dinâmicas que levam os colaboradores a se conhecerem são imprescindíveis, já que destacam pontos em comum entre eles, promovem a inserção dos novos membros e estimulam a comunicação dos antigos.

Na integração de funcionários antigos do grupo

Em equipes que trabalham há muito tempo juntas, é normal que o desgaste da rotina interfira em seus relacionamentos internos. Por isso, é necessário reanimar a equipe e aproximar os colaboradores.

Nesse momento, as dinâmicas empregadas devem ser as que melhor se encaixam no que você necessita para a equipe, como dinâmicas que:

  • trabalham práticas de diálogo;
  • identificam perfis de liderança;
  • estimulam a colaboração;
  • estimulam a criatividade.

Agora que você sabe que é possível aplicar as dinâmicas em todo o período do colaborador na companhia, vamos te mostrar 6 sugestões de dinâmicas de integração.

9 Dinâmicas de Integração em grupo

Dinâmica caixa de elogios

Quem não gosta de receber um elogio, não é mesmo? Pensando nisso, essa dinâmica visa a aproximação da equipe através da troca de elogios.

A realização dessa dinâmica é bem simples e consiste em:

  • Uma caixa com vários papéis em forma de coração (caso não seja possível, podem ser pedaços de papéis) dentro, e cada coração contém um elogio;
  • Os membros da equipe devem estar posicionados em um círculo e vão passar a caixa de mão em mão. Esta etapa pode contar com música ou com o facilitador de costas para o círculo;
  • Quando a música parar ou o facilitador falar “parou”, o membro que estiver com a caixa na mão deverá abrir a caixa de olhos fechados, retirar um dos corações com o elogio e então, deve escolher um outro membro para entregar este elogio.

A dinâmica continua até que todos os membros tenham recebido um elogio. Ao final, o facilitador da dinâmica deverá enaltecer todos os membros individualmente, lembrando a todos que são importantes para o funcionamento da equipe.

Bônus: uma ideia extra para esta dinâmica é exibir os elogios na forma de um cartaz (ou mural) e deixar exposto no ambiente de trabalho como um lembrete diário da sua importância para o time.

Dinâmica do incentivo

Com o propósito de aumentar a percepção dos participantes sobre si e os outros, essa atividade faz com que eles encontrem características positivas dos colegas e enxerguem suas qualidades do ponto de vista deles.

Para sua realização deve-se:

  • Distribuir uma folha e uma caneta/lápis para cada colaborador;
  • Pedir para que cada membro escreva o nome no topo da folha;
  • Passar o papel para outro membro. É recomendável que seja feita em círculo, para facilitar a passagem das folhas em um único sentido. 
  • Com o papel de outra pessoa em mãos, chegou a hora de escrever as qualidades que ela possui, coisas que mais admira nela, momentos bons e marcantes entre vocês. Só não vale escrever nada negativo! 
  • Deve-se repetir o processo até que todos escrevam algo de positivo uns dos outros e devolvam a folha para o dono.

A pessoa receberá a folha com seu nome de volta e verá apenas os elogios, sem saber o remetente, podendo enxergar qualidades destacadas por seus colegas que possivelmente nem ela conseguiria identificar em si.

Também é possível diminuir atritos dentro da equipe, já que a dinâmica força os envolvidos a pensarem em algo positivo do colega, coisas que após desavenças é complicado imaginar do próximo.

Pensamento positivo do dia

Quem nunca passou por aquele clima de tensão pré-reunião, marcado pelo silêncio, em que os presentes aguardavam o horário ou um membro para iniciar? Essa é uma dinâmica rápida e interessante para quebrar o gelo nesses momentos.

A atividade consiste em perguntar aos presentes “Qual a melhor coisa que aconteceu em seu dia hoje?”. Isso os estimula, mesmo que eles tenham tido um dia ruim, além de fazer com que reflitam a respeito e busquem algo de positivo.

Verso do guardanapo

Essa dinâmica simples permite que os membros trabalhem em equipe e estimulem o pensamento inovador, além de se adaptarem aos recursos que possuem, ao resolver o escopo da resolução de um problema apenas no verso de um guardanapo.

O condutor da dinâmica deve:

  • Dividir os membros em equipes, de até 5 pessoas;
  • Fornecer a cada equipe um guardanapo e uma caneta/lápis;
  • Dar a eles problemas para serem resolvidos, que podem ser da própria empresa ou fictícios;
  • Eles devem resolver o problema e anotarem no guardanapo, por intermédio de esboços, mapas mentais, gráficos, desenhos ou fluxogramas, o que couber no guardanapo é aceito.

O objetivo dessa atividade é estimular a criatividade, o trabalho em equipe, o senso de resolução de problemas e a adaptação aos recursos oferecidos.

Desenho às cegas

Nessa sugestão, te mostramos como trabalhar a comunicação entre os colaboradores com uma adaptação de jogo estilo “Imagem e Ação”, em que é necessário adivinhar o que está sendo desenhado.

Funcionará da seguinte maneira:

  • Em equipes formadas com até 7 pessoas, uma deverá ser escolhida para ser o artista que ficará responsável por escutar as instruções e passá-las pro papel;
  • Um objeto deverá ser escolhido para ser desenhado, porém, quem está responsável pelo desenho não pode em nenhuma hipótese ver o que foi escolhido;
  • A partir daí, o resto da equipe deve dar instruções de como desenhar o objeto escolhido, sem dizer o nome dele, e só poderão ver o desenho no final do tempo;
  • O tempo estipulado fica a critério do condutor da dinâmica, mas 3 minutos para cada desenho é um tempo mais que suficiente;
  • A meta é que as equipes cheguem o mais perto possível do objeto escolhido.

O objetivo dessa ação é estimular a capacidade dos indivíduos em dar e ouvir instruções, melhorando a comunicação da equipe ao verificarem os pontos positivos e negativos da comunicação que exerceram durante a dinâmica.

Quebra-cabeça

Provavelmente você já ouviu falar dos benefícios que o quebra-cabeça oferece para o cérebro, pois estimula o raciocínio lógico, criatividade, memória, criatividade, foco, entre outros. Mas já pensou em utilizar ele para estimular o trabalho em equipe?

Você precisará de:

  • Dois quebra-cabeça idênticos;
  • Misturar as peças dos quebra-cabeças e guardá-las misturadas em cada caixa;
  • Dividir os membros da equipe em dois grupos;
  • Entregar a cada grupo uma caixa com as peças misturadas;
  • Eles não devem saber que as peças foram misturadas, o intuito é que consigam perceber, se comunicar e encontrar a solução sozinhos;
  • A equipe que montar o quebra-cabeça primeiro é a que conseguir se organizar da melhor maneira e dialogar com a outra equipe para resolver o problema.

O objetivo dessa atividade é trabalhar a comunicação, a capacidade de resolução de problemas e principalmente o trabalho em equipe.

Ao perceberem que para completarem a tarefa será necessário colaborar com o grupo adversário, é possível desenvolver a negociação, a comunicação e o senso de que para atingir propósito maior é necessário sobretudo a colaboração entre as partes envolvidas.

2 verdades e 1 mentira

Mais um ice-braker para quando um time ainda não se conhece bem e estão no início do relacionamento, a dinâmica de 2 verdades e 1 mentira consiste em:

  • Cada pessoa da equipe escreve em um papel 3 frases, nas quais 2 delas são verdadeiras e 1 é falsa;
  • As frases devem falar sobre a vida da própria pessoa que escreveu, como, por exemplo: “Já fui ganhador de um torneio de xadrez!” ou “Nunca viajei de avião”;
  • Após todos terminarem de escrever, cada um se levanta e lê as 3 frases;
  • As outras pessoas devem tentar adivinhar qual é a mentira.

Nessa dinâmica não existe ganhador ou perdedor, por isso não se deve contar quem acertou mais. O intuito é apenas a diversão entre os membros e promover a integração entre eles.

Dinâmica 3-4-5

Essa dinâmica é mais voltada para a criatividade e o compartilhamento de ideias e opiniões entre os participantes. Para realizá-la é muito simples:

  • 3 membros devem apresentar 4 ideias dentro de 5 minutos baseadas em um tema determinado previamente. Por isso o nome de 3-4-5;
  • Ao final, deve-se debater as ideias trazidas por eles a fim de gerar opiniões e até mesmo insights criativos!

Construindo uma torre

Por fim, nossa última dinâmica promove o trabalho em equipe. Nessa interação, deve-se fazer o seguinte:

  • Separe os membros em dois times de até 8 pessoas;
  • Forneça papel e fita, pois cada equipe deverá construir a maior torre possível;
  • As duas equipes receberão 40 folhas de papel, 2 metros de fita crepe e uma bolinha de isopor, que deve ser colocada no topo da torre;
  • O mediador da dinâmica deve estipular um tempo para a construção da torre;
  • A equipe vencedora será a que entregar a torre no tempo previsto, ou antes.

Veja estratégias para gerir conflitos com facilidade!

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!

Comunicação Não Violenta Na Prática

Camila Rocha

Camila Rocha

Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG). Membra estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Presidente do IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF), onde já atuou como Webmaster. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal levar conhecimento científico a pessoas que foram privadas de recebê-lo.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.