As dinâmicas de integração, popularmente chamadas de dinâmicas em grupo, são atividades que proporcionam a interação entre os membros de uma equipe.
Talvez você as conheça como parte das etapas de processos seletivos aplicadas pelo setor de RH de uma empresa, mas saiba que elas são benéficas até mesmo quando o profissional já está contratado e visa uma promoção!
Afinal, o relacionamento interpessoal entre os indivíduos de uma equipe é um dos fatores cruciais para o sucesso da equipe, pois as empresas são compostas fundamentalmente por pessoas e dependem delas para que os objetivos sejam alcançados.
Sob esse viés, a colaboração é uma das principais características de uma equipe de alta performance, e manter um grupo colaborando em harmonia em prol das metas da empresa é uma tarefa desafiadora, devido às personalidades de cada pessoa.
Nesse artigo, você receberá 9 sugestões de dinâmicas de integração de equipes, além de acompanhar os seguintes tópicos:
Vamos lá?
A dinâmica de grupo, também conhecida como dinâmica de integração, é uma atividade realizada com o propósito de gerar interação entre os envolvidos, proporcionando a oportunidade para que eles se conheçam melhor e trabalhem a comunicação, estimulando interações.
Essa atividade também pode servir como objeto de estudo da gestão de recursos humanos, pois pode ser utilizada para identificar perfis e habilidades de candidatos de processo seletivo e possíveis promoções na empresa.
Assim, por meio de atividades simples e rápidas é possível desenvolver na equipe o sentimento de confiança, aumentando a harmonia, comprometimento e respeito e melhorar a comunicação no grupo.
As dinâmicas de integração são excelentes formas de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, pois auxiliam os colaboradores na comunicação entre eles, criam vínculos e amizades, potencializam o desenvolvimento das atividades e a motivação, o que melhora o clima organizacional.
As dinâmicas de integração são benéficas tanto para a organização como também para os próprios colaboradores. Afinal, elas podem - e devem - ser aplicadas em diferentes estágios da vida do colaborador na empresa.
Como já mencionamos, as dinâmicas em grupo estão presentes no momento da contratação, introduzir um novo membro na equipe e até mesmo para promoção de cargo.
Já quando falamos das organizações, as dinâmicas de integração aceleram as entregas de resultados, aumentam a motivação, engajamento e colaboração das equipes e criam um ambiente mais saudável, respeitoso e divertido.
Além disso, vale ressaltar que quanto mais feliz, respeitado e importante um colaborador se sente para uma empresa, as chances do absenteísmodiminuem.
A dinâmica de integração pode ser aplicada com diversos objetivos e em diversas etapas da linha de tempo do colaboradorna empresa, como durante o processo de seleção, após a contratação e na efetivação no cargo.
Se você tem a curiosidade de saber como aplicá-las, vamos abordá-las abaixo:
Ao longo do processo de contratação de novos colaboradores, as dinâmicas em grupo podem ser utilizadas para observar como um candidato trabalha em equipe e quais suas maiores habilidades.
Essa também é uma oportunidade de examinar se o candidato se enquadra nos requisitos da vaga, que vão para além do currículo.
Por exemplo, para uma vaga comercial é desejável que o candidato tenha boa comunicação, por estar em contato direto com o cliente. No decorrer das dinâmicas, é possível observar como ele se porta e se comunica diante de outras pessoas.
Mas após a contratação, o que fazer para aproximar o novo funcionário ao resto da equipe?
A adaptação de novos membros à equipe é fundamental para que eles se mantenham motivados e engajados com as propostas da empresa.
Nessa etapa, dinâmicas que levam os colaboradores a se conhecerem são imprescindíveis, já que destacam pontos em comum entre eles, promovem a inserção dos novos membros e estimulam a comunicação dos antigos.
Em equipes que trabalham há muito tempo juntas, é normal que o desgaste da rotina interfira em seus relacionamentos internos. Por isso, é necessário reanimar a equipe e aproximar os colaboradores.
Nesse momento, as dinâmicas empregadas devem ser as que melhor se encaixam no que você necessita para a equipe, como dinâmicas que:
Agora que você sabe que é possível aplicar as dinâmicas em todo o período do colaborador na companhia, vamos te mostrar 6 sugestões de dinâmicas de integração.
Quem não gosta de receber um elogio, não é mesmo? Pensando nisso, essa dinâmica visa a aproximação da equipe através da troca de elogios.
A realização dessa dinâmica é bem simples e consiste em:
A dinâmica continua até que todos os membros tenham recebido um elogio. Ao final, o facilitador da dinâmica deverá enaltecer todos os membros individualmente, lembrando a todos que são importantes para o funcionamento da equipe.
Bônus: uma ideia extra para esta dinâmica é exibir os elogios na forma de um cartaz (ou mural) e deixar exposto no ambiente de trabalho como um lembrete diário da sua importância para o time.
Com o propósito de aumentar a percepção dos participantes sobre si e os outros, essa atividade faz com que eles encontrem características positivas dos colegas e enxerguem suas qualidades do ponto de vista deles.
Para sua realização deve-se:
A pessoa receberá a folha com seu nome de volta e verá apenas os elogios, sem saber o remetente, podendo enxergar qualidades destacadas por seus colegas que possivelmente nem ela conseguiria identificar em si.
Também é possível diminuir atritos dentro da equipe, já que a dinâmica força os envolvidos a pensarem em algo positivo do colega, coisas que após desavenças é complicado imaginar do próximo.
Quem nunca passou por aquele clima de tensão pré-reunião, marcado pelo silêncio, em que os presentes aguardavam o horário ou um membro para iniciar? Essa é uma dinâmica rápida e interessante para quebrar o gelo nesses momentos.
A atividade consiste em perguntar aos presentes “Qual a melhor coisa que aconteceu em seu dia hoje?”. Isso os estimula, mesmo que eles tenham tido um dia ruim, além de fazer com que reflitam a respeito e busquem algo de positivo.
Essa dinâmica simples permite que os membros trabalhem em equipe e estimulem o pensamento inovador, além de se adaptarem aos recursos que possuem, ao resolver o escopo da resolução de um problema apenas no verso de um guardanapo.
O condutor da dinâmica deve:
O objetivo dessa atividade é estimular a criatividade, o trabalho em equipe, o senso de resolução de problemas e a adaptação aos recursos oferecidos.
Nessa sugestão, te mostramos como trabalhar a comunicação entre os colaboradores com uma adaptação de jogo estilo “Imagem e Ação”, em que é necessário adivinhar o que está sendo desenhado.
Funcionará da seguinte maneira:
O objetivo dessa ação é estimular a capacidade dos indivíduos em dar e ouvir instruções, melhorando a comunicação da equipe ao verificarem os pontos positivos e negativos da comunicação que exerceram durante a dinâmica.
Provavelmente você já ouviu falar dos benefícios que o quebra-cabeça oferece para o cérebro, pois estimula o raciocínio lógico, criatividade, memória, criatividade, foco, entre outros. Mas já pensou em utilizar ele para estimular o trabalho em equipe?
Você precisará de:
O objetivo dessa atividade é trabalhar a comunicação, a capacidade de resolução de problemas e principalmente o trabalho em equipe.
Ao perceberem que para completarem a tarefa será necessário colaborar com o grupo adversário, é possível desenvolver a negociação, a comunicação e o senso de que para atingir propósito maior é necessário sobretudo a colaboração entre as partes envolvidas.
Mais um ice-braker para quando um time ainda não se conhece bem e estão no início do relacionamento, a dinâmica de 2 verdades e 1 mentira consiste em:
Nessa dinâmica não existe ganhador ou perdedor, por isso não se deve contar quem acertou mais. O intuito é apenas a diversão entre os membros e promover a integração entre eles.
Essa dinâmica é mais voltada para a criatividade e o compartilhamento de ideias e opiniões entre os participantes. Para realizá-la é muito simples:
Por fim, nossa última dinâmica promove o trabalho em equipe. Nessa interação, deve-se fazer o seguinte:
Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.
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Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG). Membra estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Presidente do IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF), onde já atuou como Webmaster. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal levar conhecimento científico a pessoas que foram privadas de recebê-lo.
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