O que é o trabalho em grupo?
Qual a importância do trabalho em grupo?
Os diferentes papéis no trabalho em grupo
O que é preciso para trabalhar em grupo?
Quero guiar uma equipe para o sucesso

Trabalho em Grupo: descubra como lidar com atividades em equipe de forma assertiva!

Descubra como aprimorar suas competências trabalhando em equipe e ainda, realizar as atividades em grupo de forma saudável emocionalmente.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Trabalho em Grupo: descubra como lidar com atividades em equipe de forma assertiva!

Eu sei, eu sei, o trabalho em grupo pode ser uma experiência bem estressante e pode acabar com relacionamentos. Talvez não seja para tanto e pode haver certo exagero da minha parte, mas com certeza essa é uma questão polêmica.

Afinal de contas, quem não sente aquele frio na barriga quando o professor diz que vai marcar um trabalho em grupo? Você já começa a pensar em um monte de coisas, como a preparação do trabalhoe divisão das tarefas, e nessas horas sente até saudade das provas.

Calma, essa não é a hora para entrar em pânico! Com algumas atitudes, você pode transformar esse aparente pesadelo em uma experiência muito produtiva, até porque o objetivo de um trabalho em equipe é gerar um conhecimento compartilhado, o que não poderia ser feito sozinho.

Então, se você quer saber como sobreviver ao trabalho em grupo e sair vitorioso dele, continue lendo esse artigo! Você aprenderá:

  • O que é o trabalho em grupo?
  • Qual a importância do trabalho em grupo?
  • Os diferentes papéis no trabalho em grupo;
  • O que é preciso para trabalhar em grupo?

O que é o trabalho em grupo?

Trabalho grupo, também chamado de trabalho em equipe, é aquele em que há um conjunto de pessoas voltadas a realização de uma tarefa final, que é o objetivo em comum a todos.

Portanto, é interessante que cada integrante desse grupo seja responsável por uma atividade, a qual terá uma contribuição para o resultado final. Ou seja, podemos dizer que o trabalho é um conjunto de atividades que consiste em delegação e gerenciamento de um grupo de trabalho.

Qual a importância do trabalho em grupo?

A importância do trabalho em grupo é identificada pelo fato de ser um meio de desenvolver habilidades que serão de grande utilidade para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.

Se você avaliar, o trabalho em equipe demanda determinação para realizar uma tarefa, bem como tem como grande desafio delegar e acompanhar atividades de um conjunto de pessoas que devem direcionar esforços em prol de um mesmo objetivo.

Assim, entre os benefícios do trabalho em grupo, temos:

Caso você se questione sobre qual é a função do trabalho em grupo, acredito que perceberá que a importância do trabalho em equipe tem relação direta com as vantagens que dele resultam.

Como exemplos, temos a aquisição ou aprimoramento de competências demandadas no mercado de trabalho, como liderança, iniciativa, negociação, capacidade de resolver problemas, pensamento crítico, gestão de conflitos, entre outros.

Se você está interessado em saber mais sobre essas competências, é recomendada a leitura do artigo As 11 habilidades do profissional do futuro. Lembrando ainda que em processo seletivo, você será demandado em dinâmica de grupo por trabalho em equipe, ok?

Como você percebeu, a gestão de conflitos é uma habilidade essencial a ser desenvolvida, visto que não são raros conflitos no trabalho em grupo.

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Os diferentes papéis no trabalho em grupo

Para que seja possível um bom resultado pelo grupo de trabalho, é interessante a delegação de atividades.

Você já passou por uma situação em que o professor perguntou a contribuição de cada membro do grupo? Uma dica para ter sucesso em trabalho em grupo é não só dividir as atribuições de escrita de um trabalho, mas também definir funções de gerenciamento da própria equipe. Veja os exemplos:

Mediador

Responsável pela gestão de relacionamentos e pela garantia de que a comunicação/troca de informações está ocorrendo entre os membros.

Relator

Tem como responsabilidade deixar escrito e visível os registros de andamento das atividades feitas pelo grupo.

Monitor de recursos

Deve garantir que os membros tenham os recursos necessários para realizar suas tarefas.

Cronômetro

Sua tarefa é prever uma média de tempo de execução de atividades, bem como cronometrar e avaliar a adequação com os prazos estabelecidos.

Harmonizador

Tem como atribuição garantir os relacionamentos interpessoais entre os membros do grupo. Tem, ainda, um papel de motivador.

Logo, se um dia você tentou imaginar o professor se questionando como avaliar trabalho em grupo, saiba que o resultado final da equipe será a soma da delegação bem feita de tarefas e do gerenciamento interno entre os membros.

O que é preciso para trabalhar em grupo?

Se você quer saber como melhorar a performance de um trabalho em grupo, anote as dicas abaixo:

1. Planejar

Como em basicamente tudo na vida, o planejamento é um requisito para o sucesso do trabalho em grupo. É preciso definir quais serão os tópicos abordados pela equipe, além de dividir as tarefas entre cada aluno.

Trabalhar em equipe é importante em um projeto, ainda mais em projetos mais complexos que demandam esforço e habilidades particulares de cada um. É necessária a colaboração de cada membro!

É importante lembrar que o trabalho deve ser feito em conjunto, ou seja, todos os membros devem trabalhar visando um objetivo em comum, e não apenas focando em seu próprio objetivo.

Portanto, na hora de fazer um trabalho em grupo, planejar é sempre o primeiro passo para evitar transtornos e manter a produtividade. É no planejamento que são definidos os prazos para cada tarefa, mantendo assim o trabalho em andamento e evitando que tudo fique acumulado para cima da hora.

Logo, é importante que o grupo tenha uma comunicação intermitente para identificar e solucionar possíveis problemas em tempo hábil antes do dia da apresentação.

2. Saiba ouvir

Quando há várias pessoas trabalhando juntas, é necessário saber ouvir as opiniões alheias. Na verdade, um dos grandes objetivos de um trabalho em grupo é que os alunos aprendam a ouvir e compartilhar opiniões. E essa é, de fato, uma questão complicada, mas é característica de um grupo... a diversidade de opiniões.

Afinal, são muitas pessoas dando palpite, muitos pontos de vista diferentes, e conciliar isso tudo é um grande desafio. Portanto, é de suma importância saber ouvir, mas também procurar a melhor maneira de comunicar sua opinião. Ou seja, não se deve ficar calado e se omitir das discussões.

Além disso, muita gente tem dificuldade em ficar recebendo palpite de outras pessoas em seu trabalho, sendo esse um motivo frequente de problemas quando se trabalha em grupo. Para vencer esses problemas, cada um deve abrir mão do seu ego e se empenhar focando no bem comum, isto é, o sucesso da equipe.

Como visto, uma das principais dicas para um bom funcionamento de trabalho em grupo é saber como falar com o outro, o que inclui saber como dar feedback para gerar um melhor resultado da equipe. Para ajudar você, indicamos o artigo O que é a comunicação não-violenta e como aplicá-la na sua vida pessoal e profissional.

3. Coloque a mão na massa

É comum ver alunos se queixando de outros que não fazem nada, mas querem ter seu nome colocado na apresentação de um trabalho. Isso piora quando a nota do trabalho é dada de forma compartilhada, e não individual. Geralmente, nesses casos, há um integrante socarregando outro.

Não seja essa pessoa. Pelo contrário, trabalhe com dedicação, empenhado em desenvolver o melhor projeto, apresentação ou serviço possível. Esteja sempre disposto a ajudar seus colegas de equipe, e também não tenha receio de se sentir que precisa. Essa é exatamente uma das maiores vantagens do trabalho em grupo.

Esse é o seu momento de ser um líder, e não estou falando sobre comandar, mas sim sobre tomar a iniciativa. Seja aquele que está sempre pronto para as tarefas e, se notar que todos os outros integrantes estão passivos demais, é hora de colocar a galera nos trilhos, dividindo funções. Porém, seja antes de tudo, um motivador de pessoas.

Uma dica para gerenciar as atividades que serão necessárias para finalizar um trabalho é fazer uma lista do que fazer e o acompanhamento do que já fez. Que tal ler nosso artigo Aprenda como usar o Checklist para melhorar a produtividade na sua rotina para ajudá-lo nesse planejamento?

4. Agir de forma coesa

Para o sucesso do grupo, todos devem agir de forma conjunta e coesa. Você já deve ter visto o exército em marcha em algum desfile municipal, certo? Já reparou como, mesmo sendo um grande número de pessoas diferentes, os soldados parecem um corpo só em plena sintonia.

É assim que deve funcionar um trabalho em grupo, onde opiniões diferentes se alinham em torno de um grande objetivo geral e comum a todos. Isso se assemelha a um time de futebol, em que cada jogador tem uma função, mas todos devem trabalhar em conjunto para que o time possa vencer.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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