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Conheça 5 Estratégias de Marca para alavancar os resultados do seu negócio

Alcançar o sucesso em um empreendimento depende de boas estratégias e por isso, confira como aplicar essas 5 importantes Estratégias de Marca.

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Por: Parceiro
Conheça 5 Estratégias de Marca para alavancar os resultados do seu negócio

Segundo a pesquisa mais recente realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em 2023, o Brasil é o 7º país mais empreendedor do mundo. Embora o país esteja atrás de nações como a Coreia do Sul e a Polônia, ele mantém a posição de líder nas Américas.

O número total passa de 14 milhões, sendo boa parte deles micro e pequenos negócios. Embora esses valores cresçam a cada ano, é preciso dizer que abrir uma empresa e mantê-la de pé são coisas diferentes. O sucesso de uma iniciativa nem sempre é garantido.

Boa parte do êxito de um negócio está relacionado com o que chamamos de estratégias de marca. Para melhorar esse elemento, aspectos como uma história forte, parcerias com outras empresas, uso das redes sociais e uma boa experiência dos usuários são essenciais.

1 - Defina a sua marca

Antes de pensar em qualquer tipo de estratégia, é importante começar definindo o que a sua marca é. O primeiro elemento é o espaço no mercado, elaborar um plano de negócio, decidindo entre um que entrega bens e um que disponibiliza serviços. Em suma: o que você vai oferecer?

E esse é só o primeiro passo. Em seguida tomam protagonismo conceitos mais complexos, como a personalidade da marca, seus valores e público-alvo. Sem a definição clara de todos esses pontos, qualquer estratégia de marca desenvolvida não irá surtir qualquer efeito.

A fim de preencher as lacunas, será necessário fazer uma extensa pesquisa de mercado. Analise a situação atual do nicho no qual pretende se posicionar, seus concorrentes e o que os consumidores buscam. Ter alguma experiência prática prévia ajuda bastante na tarefa.

Informações como o nome, slogan e identidade visual também se encaixam aqui. Embora tenham importância secundária (no sentido de que devem obedecer aos seus objetivos e não o contrário), elas são necessárias para que os passos seguintes possam ser dados.

Por último, existem os valores. Mais do que seguir tendências de mercado, eles devem estar atrelados ao que é importante para o fundador da marca. Se você decidiu iniciar um negócio, é porque tem um objetivo, certo? Tudo o que precisa fazer, então, é transformá-lo em ações.

Em resumo:

- Faça uma pesquisa de mercado, considerando concorrentes.

- Conheça o seu público-alvo e o que eles buscam.

- Defina nome, slogan, identidade visual e outros elementos secundários.

- Transforme os seus objetivos em valores.

- Se baseie nos valores para colocar em prática ações e estratégias.

2 - Crie uma Forte História para a Marca

Você com certeza já visitou algum estabelecimento ou leu alguma embalagem e se deparou com uma história sobre como aquele negócio surgiu. Pode ser algo simples, como a insatisfação do fundador com o mercado, ou mais profundo, como uma história familiar antiga.

Isso é o que chamamos de história da marca. Basicamente, você deve ser capaz de explicar ao seu público-alvo, parceiros e potenciais investidores como, quando e por que o negócio surgiu, detalhando sua trajetória e as motivações que o levaram a iniciar essa jornada.

É importante dizer que a história de uma marca não se mantém estagnada. Embora o início vá ser um só, uma empresa passa por mudanças no decorrer de sua vida, as quais agregam para a sua história. Isso é especialmente válido se a marca não foi iniciada por você.

A fim de criar uma boa história da marca, é preciso ser genuíno. Em 2014, a empresa de sorvetes Diletto sofreu um grande golpe quando foi levado a público o fato de que a história da marca não passava de ficção. A mentira, naturalmente, chateou seus consumidores.

Qualquer história pode ser interessante com o storytelling correto. Nem toda marca possui uma origem cinematográfica, com receitas familiares secretas, conflitos históricos e adversidades. O mais valioso não é a sua origem, mas a maneira como ela é contada.

3 - Desenvolva Parcerias com outras Marcas

Não importa o quão independente a fundação de uma marca seja, a verdade é que ninguém cresce sozinho. Parcerias fazem parte do mundo do empreendedorismo e contribuem para que todas as partes envolvidas ampliem suas atividades e o seu alcance de mercado.

O co-brandingé uma estratégia de marketing que une duas ou mais marcas em um único produto ou serviço. Esse tipo de parceria costuma ser temporária, embora não exista uma duração pré-definida. Tudo vai depender do quão benéfica a estratégia é para as partes.

Uma estratégia de co-branding surge quando as empresas envolvidas veem benefícios em firmar uma parceria. Isso geralmente é observado em marcas que possuem públicos-alvo semelhantes e/ou cujos produtos e serviços se complementam de alguma forma.

Um exemplo de co-branding bem-sucedido é a parceria entre as marcas Red Bull e GoPro. De cara as empresas não parecem ter muito em comum, afinal Red Bull é uma marca de bebidas não alcoólicas e a GoPro lida com tecnologias. Mas existe um elemento comum!

Tanto a Red Bull quanto a GoPro trabalham com o conceito de esportes radicais. Esse fio conector permitiu que a parceria fosse extremamente benéfica e duradoura para ambos os negócios. Da mesma forma, empresas menores também podem usar essa estratégia.

4 - Faça Bom uso das Redes Sociais

Na era da informação, não existe melhor maneira de alcançar públicos-alvo do que a internet. Embora as plataformas online sejam mais eficientes para alguns tipos de negócio do que para outros, com a estratégia correta elas se tornam benéficas para todos os nichos de marcas.

Ao planejar a sua presença nas redes sociais, é muito importante fazer pesquisas prévias. A ideia é que você saiba onde o seu público-alvo está, a fim de alocar recursos de maneira estratégica. A escolha de plataformas adequadas evitará o desperdício de investimentos.

Um exemplo de uso bem-sucedido das redes sociais é o da marca Tailor Brands. Através de estratégias de marketing bem elaboradas, ela utiliza o TikTok (uma das redes sociais mais usadas da atualidade) para promover a empresa e alcançar consumidores em potencial.

A estratégia da Tailor Brands teve como foco o contato com criadores de conteúdo relevantes no TikTok. Isso permitiu que eles entrassem nesse meio de maneira orgânica, através de vozes que já dominavam o melhor jeito de se comunicar com os usuários da rede.

Como esperado, os resultados foram positivos, tanto para a marca quanto para os criadores. Esse case de sucesso (assim como outros não mencionados aqui) mostra a importância das redes sociais no crescimento de um negócio e a eficiência das estratégias de marketing.


5 - Entregue uma boa (e coesa) Experiência de Marca

Para fechar a lista temos um elemento bastante subestimado, mas extremamente valioso no crescimento de uma empresa: a experiência de marca. Ele está posicionado no fim da lista porque a sua aplicação é o resultado do desenvolvimento de todas as etapas anteriores.

De maneira resumida, a experiência de marca (ou “brand experience”, em inglês) é um conceito do marketing cujo objetivo é o fortalecimento da relação entre marca e consumidor. Isso inclui todos os contatos entre as partes, especialmente a comunicação direta e indireta.

Ter uma boa experiência de marca contribui para a fidelização de clientes, agregamento de valor aos bens ou serviços oferecidos, consciência de marca e proximidade com o público. Na prática, todos esses conceitos resultam em ganhos concretos para um negócio.

A fim de desenvolver uma boa experiência de marca, uma empresa deve investir em diferentes setores do negócio. A intenção é entregar ao público-alvo experiências novas e personalizadas, a fim de que a marca se torne referência em um determinado segmento.

Por fim, é preciso dizer que uma boa experiência de marca deve sempre priorizar a coesão de todos os elementos trabalhados anteriormente nesse texto. Ela leva em conta os valores da empresa, sua identidade visual e logotipo, história, parcerias, produtos e objetivos.

Nenhuma empresa é igual a outra (ou ao menos não deveria ser). Embora as estratégias de marca sejam importantes para todos os tipos de negócio, a maneira como serão aplicadas irá variar de acordo com diversos elementos, muitos dos quais foram discutidos nesse texto.

A fim de obter sucesso, o mais importante é que os empreendedores tenham um bom senso de identidade. Quando uma empresa sabe o que é e o que deseja realizar, as estratégias usadas têm maiores chances de obterem êxito. Com isso, o sucesso é só uma questão de tempo.

6 - Invista em Inovação Contínua

A inovação é essencial para manter sua marca relevante. Invista em novas tecnologias e tendências para melhorar a eficiência e a experiência do cliente. Fomente uma cultura interna de inovação, incentivando novas ideias e soluções entre seus colaboradores.

Além disso, adapte-se às mudanças no comportamento do consumidor, usando pesquisas e feedback para ajustar suas estratégias. Essa abordagem garantirá que sua marca se mantenha à frente da concorrência e continue a oferecer valor significativo aos seus clientes.

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