O que é Conteúdo Interativo?
Quais são as Vantagens de um Conteúdo Interativo?
3 Exemplos Práticos de Conteúdos Interativos
Como Fazer um Conteúdo Interativo?
7 Ferramentas para Produzir Conteúdos Interativos
Abrace a transformação digital!

Como um conteúdo interativo pode ser a chave para o destaque de uma marca?

Entenda como a criação de um conteúdo interativo pode auxiliar o seu negócio a aumentar o engajamento das redes sociais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como um conteúdo interativo pode ser a chave para o destaque de uma marca?

Criar conteúdos interativos é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas. Afinal, eles podem ajudar em diversos aspectos do marketing digital.

Dentre os exemplos desses impactos positivos estão o aumento do engajamento das redes sociais, a melhora da aderência dos canais de comunicação e até mesmo a maior autoridade da marca em determinados assuntos.

Com todos esses benefícios, as organizações enxergam no conteúdo interativo uma forma de alcançar seus resultados e metas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue aqui e descubra tudo o que você precisa saber sobre conteúdo interativo através dos seguintes tópicos:

  • O que é Conteúdo Interativo?;
  • Quais são as Vantagens de um Conteúdo Interativo?;
  • 3 Exemplos Práticos de Conteúdos Interativos;
  • Como Fazer um Conteúdo Interativo?;
  • 7 Ferramentas para produzir Conteúdos Interativos. 
  • Abrace a Transformação Digital!

O que é Conteúdo Interativo?

Conteúdo Interativo é qualquer material dinâmico que provoque a participação dos usuários para que haja a transmissão de informações.

É fácil pensar em exemplos desse tipo de marketing de conteúdo no meio digital. Afinal, quizzes, pesquisas, calculadoras e alguns tipos de vídeos são meios de colocar essa estratégia em prática.

No entanto, o Conteúdo Interativo também pode ultrapassar essas barreiras e estar presente no mundo físico. Como por exemplo em livros infantis e em ações de marketing de relacionamento.

Sendo assim, você pode criar um conteúdo interativo como preferir. O que vale nessa estratégia é a criatividade e o conhecimento do seu público-alvo. Mas se você ainda está com dúvidas sobre os benefícios de se investir nessa vertente, não deixe de conferir o tópico abaixo.

Quais são as Vantagens de um Conteúdo Interativo? 

Criar um Conteúdo Interativo pode ser uma forma de chamar a atenção do seu público-alvo e aumentar o engajamento da sua marca. Mas essas não são as únicas vantagens dessa estratégia.

Entre os benefícios estão:

  • Aumento do engajamento dos potenciais consumidores, visto que incentiva ações que o algoritmo dá visibilidade;
  • Aumento da obtenção de informações sobre os possíveis clientes, como e-mails, nomes e mapeamento dos hábitos de consumo;
  • Aumento da fidelidade do público, pois o conteúdo interativo gera autoridade nos assuntos relacionados às publicações.

Quer conhecer exemplos práticos de empresas que aplicaram a estratégia de criação de conteúdos interativos e tiveram sucesso? Confira a seguir!

3 Exemplos Práticos de Conteúdos Interativos 

Algumas empresas usam conteúdos interativos como estratégia de fortalecimento de marca e divulgação de produtos ou serviços. Para que você também consiga usar essa vertente no seu negócio, separamos três cases de sucesso para você se inspirar. Veja a seguir.

KitKat

A famosa marca de chocolates criou uma intervenção em pontos de ônibus ao redor dos Estados Unidos. A ação foi através de um jogo de dança, no qual os usuários imitavam os passos demonstrados na tela.

Ao fim, se o desafio fosse concluído com sucesso, os participantes ganhavam uma barra do chocolate KitKat. Confira o vídeo desse conteúdo interativo.

MetrôRio

O metrô do Rio de Janeiro também criou para os seus usuários um mapa interativo de suas estações. Com esse conteúdo, os passageiros podem se localizar com muito mais facilidade e entender o que há de turístico, gastronômico e cultural por perto de cada parada.

Veja aqui como esse conteúdo interativo funciona.

B3

A bolsa de valores brasileira, a B3, também é um exemplo na criação de conteúdos interativos. A empresa disponibilizou para os investidores formas fáceis e didáticas de acompanhar a rentabilidade dos seus investimentos.

Por meio desta calculadora, é possível acompanhar a rentabilidade de ativos de renda fixa, como títulos públicos, debêntures e outros créditos privados.

Como Fazer um Conteúdo Interativo? 

Apesar de os conteúdos interativos serem opções assertivas para chamar a atenção do seu público-alvo no marketing digital, é preciso que o planejamento e a execução dessa estratégia estejam alinhados com o que os consumidores se interessam.

Por isso, sempre ao planejar uma ação siga o seguinte passo a passo:

Conheça a sua persona

Entender o que o seu público consome é essencial para produzir um conteúdo interativo. Afinal, isso prenderá mais a atenção dos seus consumidores.

Sendo assim, escolha o que faz mais sentido para o seu nicho de mercado. Algumas das opções são:

  • Mapas interativos;
  • Infográfico interativo;
  • Vídeos interativos;
  • Landing page.

Produza diferentes conteúdos para as etapas do funil de vendas

Existem diversos tipos de conteúdo interativo e cada um pode fazer para diferentes etapas do funil de vendas. Por isso, defina o seu objetivo e entenda em qual momento do funil estará o seu potencial cliente durante o consumo desse material.

Por exemplo, a calculadora da B3, que você conheceu no tópico anterior, é um exemplo de conteúdo interativo para o fundo do funil. Visto que normalmente o usuário já conhece os conteúdos básicos e está escolhendo entre as opções de investimento para a tomada de decisão.

Foque na repercussão e nos resultados

Bons conteúdos interativos também são aqueles que podem gerar resultados mensuráveis. Como por exemplo, a coleta de dados dos leads que os consumiram ou até mesmo a ligação direta com a venda, como uma landing page.

Sendo assim, além da qualidade da produção de conteúdo interativo, é preciso se atentar a construir um processo de acompanhamento dessas interações e dos resultados delas.

Agora que você já entendeu o que está por trás do planejamento de um conteúdo interativo, descubra 7 ferramentas que podem ajudar a executar suas ideias.

7 Ferramentas para Produzir Conteúdos Interativos 

Como você já pôde perceber, existem diversas maneiras de produzir conteúdos interativos. No entanto, é preciso entender qual vertente mais faz sentido para o seu nicho de mercado.

Mas, independente de qual você escolher, existem ferramentas para te ajudar no processo de desenvolvimento de um conteúdo interessante e de boa qualidade. Sendo assim, separamos uma lista com os principais meios. Confira a seguir!

1. Dot 

Para quem quer criar quizzes, calculadoras, questionários, lookbooks e outros tipos de conteúdo interativos, a Dotpode ser uma das melhores alternativas. A plataforma permite total autonomia do usuário para modificação e adequação de templates.

2. Contentools

Nessa mesma vertente, outra possibilidade para criação de diferentes tipos de conteúdos interativos é o Contentools. Nessa ferramenta é possível criar quizzes, calculadoras, concursos, infográficos, mapas e muito mais.

3. Thinglink

Caso o seu interesse seja em conteúdos interativos audiovisuais, a Thinglinkpode ser ideal para você. Essa plataforma possui recursos para criação de fotos, vídeos interativos e até mesmo em 360 graus. Além disso, ela também permite a elaboração de infográficos, mapas e apresentações.

4. Typeform

Essa pode ser a ferramenta mais conhecida quando o assunto é a criação de formulários online. Com um layout simples e intuitivo, o Typeform permite a elaboração de pesquisas, quizzes, formulários e enquetes de fácil compartilhamento para respostas.

Além disso, a plataforma também tem fácil extração de dados. Dessa forma, o usuário consegue trabalhá-los da forma com que achar melhor.

5. Google Forms

O Google também oferece uma plataforma conhecida para criação de formulários e pesquisas. Com o Forms, é possível elaborar diversos conteúdos interativos nessa vertente de maneira muito simples e didática.

6. Quizur

Se o seu foco é produzir quizzes de maneira simples e prática, o Quizuré uma ótima alternativa. Além de perguntas de múltipla escolha, ele também permite questões abertas e personalizadas.

7. Mapme

Quer produzir mapas interativos e de alta qualidade? Então, uma ótima opção pode ser o Mapme. Na ferramenta é possível customizar cores e formas, adicionar fotos, inserir desenhos e ícones.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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