Criar conteúdos interativos é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas. Afinal, eles podem ajudar em diversos aspectos do marketing digital.
Dentre os exemplos desses impactos positivos estão o aumento do engajamento das redes sociais, a melhora da aderência dos canais de comunicação e até mesmo a maior autoridade da marca em determinados assuntos.
Com todos esses benefícios, as organizações enxergam no conteúdo interativo uma forma de alcançar seus resultados e metas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue aqui e descubra tudo o que você precisa saber sobre conteúdo interativo através dos seguintes tópicos:
Conteúdo Interativo é qualquer material dinâmico que provoque a participação dos usuários para que haja a transmissão de informações.
É fácil pensar em exemplos desse tipo de marketing de conteúdo no meio digital. Afinal, quizzes, pesquisas, calculadoras e alguns tipos de vídeos são meios de colocar essa estratégia em prática.
No entanto, o Conteúdo Interativo também pode ultrapassar essas barreiras e estar presente no mundo físico. Como por exemplo em livros infantis e em ações de marketing de relacionamento.
Sendo assim, você pode criar um conteúdo interativo como preferir. O que vale nessa estratégia é a criatividade e o conhecimento do seu público-alvo. Mas se você ainda está com dúvidas sobre os benefícios de se investir nessa vertente, não deixe de conferir o tópico abaixo.
Criar um Conteúdo Interativo pode ser uma forma de chamar a atenção do seu público-alvo e aumentar o engajamento da sua marca. Mas essas não são as únicas vantagens dessa estratégia.
Entre os benefícios estão:
Quer conhecer exemplos práticos de empresas que aplicaram a estratégia de criação de conteúdos interativos e tiveram sucesso? Confira a seguir!
Algumas empresas usam conteúdos interativos como estratégia de fortalecimento de marca e divulgação de produtos ou serviços. Para que você também consiga usar essa vertente no seu negócio, separamos três cases de sucesso para você se inspirar. Veja a seguir.
A famosa marca de chocolates criou uma intervenção em pontos de ônibus ao redor dos Estados Unidos. A ação foi através de um jogo de dança, no qual os usuários imitavam os passos demonstrados na tela.
Ao fim, se o desafio fosse concluído com sucesso, os participantes ganhavam uma barra do chocolate KitKat. Confira o vídeo desse conteúdo interativo.
O metrô do Rio de Janeiro também criou para os seus usuários um mapa interativo de suas estações. Com esse conteúdo, os passageiros podem se localizar com muito mais facilidade e entender o que há de turístico, gastronômico e cultural por perto de cada parada.
Veja aqui como esse conteúdo interativo funciona.
A bolsa de valores brasileira, a B3, também é um exemplo na criação de conteúdos interativos. A empresa disponibilizou para os investidores formas fáceis e didáticas de acompanhar a rentabilidade dos seus investimentos.
Por meio desta calculadora, é possível acompanhar a rentabilidade de ativos de renda fixa, como títulos públicos, debêntures e outros créditos privados.
Apesar de os conteúdos interativos serem opções assertivas para chamar a atenção do seu público-alvo no marketing digital, é preciso que o planejamento e a execução dessa estratégia estejam alinhados com o que os consumidores se interessam.
Por isso, sempre ao planejar uma ação siga o seguinte passo a passo:
Entender o que o seu público consome é essencial para produzir um conteúdo interativo. Afinal, isso prenderá mais a atenção dos seus consumidores.
Sendo assim, escolha o que faz mais sentido para o seu nicho de mercado. Algumas das opções são:
Existem diversos tipos de conteúdo interativo e cada um pode fazer para diferentes etapas do funil de vendas. Por isso, defina o seu objetivo e entenda em qual momento do funil estará o seu potencial cliente durante o consumo desse material.
Por exemplo, a calculadora da B3, que você conheceu no tópico anterior, é um exemplo de conteúdo interativo para o fundo do funil. Visto que normalmente o usuário já conhece os conteúdos básicos e está escolhendo entre as opções de investimento para a tomada de decisão.
Bons conteúdos interativos também são aqueles que podem gerar resultados mensuráveis. Como por exemplo, a coleta de dados dos leads que os consumiram ou até mesmo a ligação direta com a venda, como uma landing page.
Sendo assim, além da qualidade da produção de conteúdo interativo, é preciso se atentar a construir um processo de acompanhamento dessas interações e dos resultados delas.
Agora que você já entendeu o que está por trás do planejamento de um conteúdo interativo, descubra 7 ferramentas que podem ajudar a executar suas ideias.
Como você já pôde perceber, existem diversas maneiras de produzir conteúdos interativos. No entanto, é preciso entender qual vertente mais faz sentido para o seu nicho de mercado.
Mas, independente de qual você escolher, existem ferramentas para te ajudar no processo de desenvolvimento de um conteúdo interessante e de boa qualidade. Sendo assim, separamos uma lista com os principais meios. Confira a seguir!
Para quem quer criar quizzes, calculadoras, questionários, lookbooks e outros tipos de conteúdo interativos, a Dotpode ser uma das melhores alternativas. A plataforma permite total autonomia do usuário para modificação e adequação de templates.
Nessa mesma vertente, outra possibilidade para criação de diferentes tipos de conteúdos interativos é o Contentools. Nessa ferramenta é possível criar quizzes, calculadoras, concursos, infográficos, mapas e muito mais.
Caso o seu interesse seja em conteúdos interativos audiovisuais, a Thinglinkpode ser ideal para você. Essa plataforma possui recursos para criação de fotos, vídeos interativos e até mesmo em 360 graus. Além disso, ela também permite a elaboração de infográficos, mapas e apresentações.
Essa pode ser a ferramenta mais conhecida quando o assunto é a criação de formulários online. Com um layout simples e intuitivo, o Typeform permite a elaboração de pesquisas, quizzes, formulários e enquetes de fácil compartilhamento para respostas.
Além disso, a plataforma também tem fácil extração de dados. Dessa forma, o usuário consegue trabalhá-los da forma com que achar melhor.
O Google também oferece uma plataforma conhecida para criação de formulários e pesquisas. Com o Forms, é possível elaborar diversos conteúdos interativos nessa vertente de maneira muito simples e didática.
Se o seu foco é produzir quizzes de maneira simples e prática, o Quizuré uma ótima alternativa. Além de perguntas de múltipla escolha, ele também permite questões abertas e personalizadas.
Quer produzir mapas interativos e de alta qualidade? Então, uma ótima opção pode ser o Mapme. Na ferramenta é possível customizar cores e formas, adicionar fotos, inserir desenhos e ícones.
O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!
Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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