O Excel é um dos softwares da Microsoft mais conhecidos no mundo e um dos mais utilizados pelas empresas.
Essa popularidade está relacionada com as inúmeras funcionalidades que ele oferece nas mais diversas áreas de atuação.
Para se ter uma ideia da sua versatilidade, o programa é usado tanto por quem deseja controlar melhor suas finanças pessoais, quanto para quem precisa analisar e manipular um grande conjunto de dados.
Neste artigo, mostraremos como esse software está estruturado, assim como alguns recursos básicos como fórmulas, funções e os principais atalhos do teclado.
Para que você já fique por dentro do que irá aprender, deixamos aqui um breve resumo do que irá encontrar por aqui:
O nosso intuito é ajudar leigos e iniciantes a dar o primeiro passo para aprender a utilizar esta tecnologia em seu cotidiano. Então, vamos lá!
O Excel é um editor de planilhas, e uma planilha nada mais é do que uma tabela.
Como toda a tabela, a do Excel é composta por linhas e colunas, sendo que as linhas são numeradas de 1 à infinito, e colunas, nomeadas de A à Z e depois de AA a ZZ.
Cada quadradinho da tabela é chamado de célula, então aquele quadradinho que fica no encontro da coluna C com a linha 5 recebe o nome de célula "C5".
Dica Voitto: A seleção de uma célula pode ser feita com um simples clique ou apertando a tecla SHIFT junto com alguma das setas do teclado. No entanto, caso deseje realizar a seleção de um intervalo de forma rápida, podemos utilizar o atalho CTRL + SHIFT + Seta.
O Excel realiza várias operações matemáticas por meio de fórmulas. As fórmulas são equações que realizam cálculos matemáticos na planilha. Os dados a serem usados nas contas podem ser fornecidos pelo usuário ou referências de outras células, sendo que toda fórmula deve começar pelo sinal de igualdade (=).
E como as primeiras fórmulas que aprendemos na escola são as de adição, subtração, multiplicação e divisão, no Excel não podia ser diferente:
Função é uma fórmula automática, ou seja, uma operação pré-definida que opera sobre os valores das planilhas.
As funções do Excel diferem das fórmulas comuns na medida em que o usuário fornece os valores (parâmetros), mas não os operadores.
As funções são compostas por dois elementos: o nome da função e os valores, que são exibidos entre parênteses. Vamos ver um exemplo?
Exemplo: =SOMA(A5:A10)
Onde: SOMA é o nome da função.
A5:A10 são os seus argumentos, ou seja, o grupo de células que desejamos somar.
O Excel realiza cálculos com maior rapidez dependendo de como os parâmetros são digitados. Exemplo: a função =SOMA(A5:A10) é equivalente a fórmula =A5+A6+A7+A8+A9+A10.
Dica Voitto: Os "dois pontos" representa "até" e o "ponto e vírgula" representa "um ou outro".
As funções mais utilizadas pelos usuários são aquelas que conseguem resumir uma operação mais complexa em uma simples palavra, facilitando e agilizando o trabalho do usuário.
Para te auxiliar, trouxemos as funções mais utilizadas no Excel. Confira a lista abaixo:
A função =SOMA() é usada para somar as células ou números que estão entre parênteses. Já foi explicada anteriormente nesse artigo, mas ainda sim é uma das funções mais utilizadas pelos usuários
É utilizada para retornar o valor máximo entre aqueles valores ou células selecionadas pelo usuário.
Exemplo:
=MAX(A1:A5), sendo que A1 = 2, A2 = 5, A3 = 5, A4 = 15 e A5 = 3.
A função retornará o valor máximo entre os escolhidos, ou seja, nesse exemplo ela retornará o valor 15, já que é o máximo entre eles.
É utilizada para retornar o mínimo entre os valores ou células selecionadas pelo usuário. Funciona exatamente igual a função MAX() descrita acima.
Exemplo:
Deseja-se obter a média das notas do período letivo de um aluno.
Foram realizadas 3 provas e as notas foram respectivamente armazenadas nas células do excel: B1=10, B2=8 , B3=6.
Para realizar o cálculo da média das notas basta utilizar a função =MÉDIA(B1:B3), dessa forma a resposta seria o número 8, já que a média das notas 10, 8 e 6 é oito.
É utilizada no Excel quando o usuário quer realizar alguma operação, somente quando alguma condição pré determinada é atendida.
Vamos a um exemplo?
Suponha que em uma planilha de controle de estoques, quando o número de produtos chegar a zero, deve-se criar um alerta para o funcionário repor o estoque.
De modo geral a função SE ficará assim: =SE(teste lógico;valor se verdadeiro;valor se falso)
Isso significa que a célula assumirá um valor caso o teste lógico seja verdadeiro, e caso seja falso assumirá outro valor. No exemplo do estoque teríamos:
=SE(A1=0;”Produto em falta, reabastecer!”;A1)
Ou seja, caso o valor da célula do estoque seja igual a zero, isto é, não há estoque, o retorno da função será um aviso:
“Produto em falta, reabastecer!”
Já quando o valor for falso, isto é, o valor do estoque é maior que zero, a função terá como retorno o próprio valor do estoque, já que aqui não queremos alterar nada.
É utilizada quando se deseja somar algumas células, mas só quando a condição estabelecida for verdadeira. Essa função é uma mescla da função SOMA() com a função SE().
Exemplo:
Se caso quiséssemos somar os valores de um intervalo (C2:C5) em que os valores de outro intervalo distinto (B2:B5) correspondesse ao valor "Voitto" a fórmula ficaria da seguinte maneira: =SOMASE(B2:B5;"Voitto";C2:C5)
É utilizada quando deseja-se contar quantos valores numéricos estão presentes em um intervalo. Ou seja, ela conta cada aparição de um valor numérico em um determinado intervalo, não considerando o valor da célula em si, mas sim como uma aparição de um valor numérico qualquer.
Para isso, basta selecionar o intervalo desejado e aplicar a seguinte fórmula: =CONT.NÚM(B1:B30), onde (B1:B30) é o intervalo selecionado por você.
Mas espera, ainda não acabou! O Excel possui várias funções e para complementar ainda mais o seu aprendizado, não deixe de assistir o vídeo abaixo que separamos para você.
Nele, você conhecerá outras funções do excel que farão a diferença durante sua utilização do software.
Agora que já entendemos sobre as principais funções utilizadas, vamos aprender alguns atalhos que podem facilitar sua vida ao usar o excel!
As teclas de atalho servem para facilitar a vida daqueles que utilizam o Excel. Confira quais os comandos mais usados para realizar funções básicas no software:
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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