Para se atingir um elevado nível de eficácia e eficiência e poder superar seus concorrentes, as organizações devem implementar em seu processo os 7 princípios básicos da gestão da qualidade. Vamos ver agora quais são eles.
Vamos entender um pouco quais são estes 7 princípios da gestão da qualidade regularizados de acordo com a ISO 9001:2015.
O primeiro princípio da gestão da qualidade é o foco no cliente. Afinal, o que seria das empresas sem os clientes? Isso mesmo, nada! Por isso, é necessário que se saiba mais sobre os clientes para satisfazer suas necessidades. Afinal, são eles o foco da geração de valor da empresa.
Nessa etapa se atende, supera e surpreende as necessidades do cliente como forma de criar um vínculo verdadeiro em busca da fidelização.
A liderança tem que seguir o mesmo caminho de todo o processo, as suas ideias têm que ir ao encontro de todos colaboradores, sempre buscando com que todos dentro da organização se esforcem e se comprometam para poder atingir os objetivos. Por isso, este é o segundo princípio da gestão da qualidade.
Se não houver o envolvimento das pessoas no trabalho, a gestão da qualidade fica comprometida e provavelmente não irá funcionar. Os colaboradores precisam estar 100% conectadas com a missão, valores e a estratégia corporativas da empresa.
Vou exemplificar, para sua melhor compreensão. Imagine várias pessoas dentro de um barco, porém cada uma está remando para um lado. O barco não irá sair do lugar, não é verdade? Pois é, para que possa ir a frente, todos têm que remar na mesma direção, de forma harmoniosa.
As atividades têm que ser compreendidas e gerenciadas como processos interrelacionados, que funcionam como um sistema coerente.
É preciso conhecer o processo, conhecer o mapeamento, enxergar o que pode mudar e onde quer chegar. É necessário um planejamento muito claro das atividades, para que possa atingir os objetivos pensados.
Para satisfazer os clientes é necessário sempre buscar melhorar, identificar alguma falha, algum gargalo. Essa melhoria contínua é importante para conseguir gerir processos e manter um alto nível de produção.
Estamos sempre em busca de capacitação e melhorias, seja na vida profissional ou pessoal, não é mesmo? Então! No meio profissional é a mesma coisa, a procura pela evolução tem que ser constante, não pode parar.
Para produzir os resultados almejados, todo gestor precisa tomar decisões baseadas em análise e avaliações, e esses dados auxiliam muito neste processo. Mas qual o porquê disso?
Quando trabalhamos com uma abordagem factual, a possibilidade de ter um retrabalho é reduzida, otimizando assim, o tempo gasto na atividade e o modo de se tomar decisões dentro da empresa.
Como já dizia o escritor britânico John Ruskin, “a garantia da qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente”.
Esta frase resume muito bem o processo de gestão da qualidade, para conseguir resultados significativos para a sua empresa, é necessário um trabalho intenso de todos da organização, trabalhar juntos em um prol comum, e, claro, seguir e aplicar todos esses princípios.
Quer saber como garantir que esses 7 princípios serão seguidos? Acesse nosso artigo 7 princípios da qualidade definidos pela ISO 9001:2015 e descubra!
Além dos princípios a serem seguidos, você pode utilizar ferramentas para te ajudar a monitorar a qualidade de produtos e serviços dentro da empresa. Vamos conhecer algumas delas?
Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer uma boa gestão da qualidade na empresa, entre elas podemos destacar as 7 principais ferramentas da qualidade que são:
Agora que você já sabe o que é a gestão da qualidade, quais são seus princípios e ferramentas, está pronto para se tornar um especialista no assunto?
Um profissional especializado em gestão da qualidade pode atuar dentro das organizações com auditorias, conforme a ISO 9001. E, ser uma empresa certificada nesta norma, indica a preocupação com processos bem definidos, foco no cliente e com a qualidade dos serviços, o que traz um diferencial competitivo no mercado de trabalho para profissionais da área.
Você também deve saber que ISO 9001:2015 traz requisitos para sistemas de gestão da qualidade que são adaptáveis para qualquer tipo de empresa, independente do porte ou finalidade.
Então, para te ajudar a se tornar um auditor conforme essa norma, nós temos um curso de gestão da qualidade!
Através do nosso curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 você estará capacitado a realizar auditorias internas dentro das organizações!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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