7 dicas de especialistas no processo de liderança nas organizações
Inspire-se em bons líderes

7 formas de melhorar o Processo de Liderança nas Organizações com dicas da Harvard Business Review

Deseja ser um líder exemplar? Aprenda como melhorar o Processo de Liderança nas Organizações através de 7 dicas rápidas e práticas da Harvard Business Review.

Agendor
Por: Agendor
7 formas de melhorar o Processo de Liderança nas Organizações com dicas da Harvard Business Review

Quando procuramos dicas de como melhorar o processo de liderança nas organizações, acabamos encontrando as mesmas sugestões: liderar pelo exemplo, dar feedbacksperiódicos e criar um clima organizacional saudável e colaborativo na empresa.

É claro que essas dicas são excelentes para um bom processo de liderança nas organizações. Mas será que não existe nada a mais a acrescentar? Algo diferente, como algumas práticas exemplares de liderança?

Para ajudar você a entender boas práticas e até alguns estilos de liderança, fomos buscar três artigos de especialistas, publicados na Harvard Business Review.

Dê uma olhada e veja como eles podem ajudar a melhorar o processo de liderança nas organizações com as 7 dicas abaixo:

7 dicas de especialistas no processo de liderança nas organizações

1 - Bons líderes + líderes excelentes = líderes vitais

Temos a tendência de achar que a liderança pode ser medida de maneira linear, em uma dimensão.

Em um extremo temos os líderes ruins, passando pelos bons líderes e chegando aos líderes excelentes.

Segundo o artigo de James R. Bailey, um líder excelente (great leader) não é superior a um bom líder (good leader).

Na opinião desse professor da Universidade George Washington, a liderança é composta de duas dimensões e não de uma escala contínua. Uma delas define se o líder é bom ou não e a outra se é ou não excelente.

Dessa forma, um líder será bom se for capaz de dar instruções claras e adequadas a seus subordinados. Já um líder é excelente quando demonstra a força e a capacidade de levar seu time à ação, sem ser contestado.

Veja os quatro tipos de líderes que surgem da combinação de força e direcionamento:

  1. Líder Ausente (vacante): nem dá instruções adequadas, nem é forte;
  2. Líder Amável (amiable): dá instruções adequadas, mas é fraco;
  3. Líder Maléfico (maleficent): tem força, mas não dá instruções adequadas;
  4. Líder Vital: tem força e dá instruções adequadas.

Um líder ausente, obviamente, nunca conseguirá fazer que seus liderados atinjam suas metas.

Líderes amáveis tem as melhores intenções e o ambiente de trabalho é ótimo, mas sem a força para liderar em direção aos objetivos, sua equipe tende a se estagnar.

O líder maléfico quer fazer de tudo para cumprir com suas metas, mas não dá as instruções adequadas para se fazer as coisas certas: ele que vencer a qualquer custo. O ambiente é tenso e desorganizado, sem levar a resultados.

O líder vital é a combinação do bom líder com o líder excelente. Ele sabe o que deve ser feito, transmite isso ao grupo e tem uma energia de liderança que o faz ser seguido, sem receios do time, por meio da confiança em sua capacidade.

Confira esta matriz do processo de liderança que ilustra o artigo e ajuda a entender os quatros estilos de liderança:

Estilos de liderança

2 - Autoconhecimento

Esta e as quatro dicas seguintes para o processo de liderança nas organizações foram retiradas de um artigo do renomado Ph.D. Daniel Goleman.

Para Goleman, a inteligência emocional é fundamental para os líderes.

E o primeiro aspecto que ele deve desenvolver é o autoconhecimento. Os líderes precisam realmente conhecer a si mesmos e como isso afeta seus liderados.

Além disso, assumir eventuais erros e explicar a mudança de direção nos projetos mostra autoconfiança, não indecisão, como alguns líderes pensam.

3 - Autocontrole

Controlar impulsos prejudiciais e demonstrações de descontrole emocional é fundamental.

É preciso pensar antes de agir e sempre que algo sair errado, reunir-se com a equipe e achar a solução, sem pânico ou ressentimentos, gerando uma atmosfera de confiança e colaboração.

4 - Motivação

Um bom líder deve ser apaixonado pelo que faz e demonstrar isso para o time. Essa motivação contagia a equipe, que passa a querer ser desafiada e superar-se cada vez mais.

A motivação gera comprometimento e otimismo.

5 - Empatia

O líder deve ser considerado um amigo ou um professor com quem os colaboradores podem contar quando precisam de ajuda.

Empatia não significa agradar a todos, mas levar em conta os sentimentos dos outros na hora de tomar decisões. Isso acaba por reter talentos.

6 - Habilidade de se socializar com o grupo

Trata-se da mistura das quatro características anteriores.

Esse tipo de líder é extremamente persuasivo e sua paixão pelo trabalho acaba se tornando um estímulo à colaboração do grupo em busca dos resultados e da solução de problemas.

7 - Transforme os talentos únicos dos colaboradores em desempenho

Para transformar o processo de liderança nas organizações, Marcus Buckingham sugere em seu artigo que você não jogue damas com sua equipe. Mas, em vez disso, jogue xadrez.

Essa metáfora quer dizer que quando você joga damas com seu time, considera que todas as peças são iguais e desempenham as mesmas funções igualmente.

No xadrez não é assim. Diferentes tipos de peças tem diferentes características. Dessa forma, para ganhar, é preciso usar o melhor de cada uma, na hora certa e para a tarefa mais adequada.

Com isso, as diferenças de perfil de seus colaboradores se tornam trunfos. Se economiza tempo na execução de tarefas, pois são feitas pelos mais capazes, e acaba-se criando uma equipe mais forte e colaborativa.

Interessante como as informações são bem mais ricas quando buscamos as fontes certas para solucionar nossas dúvidas ou para capacitar colaboradores.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.

Inspire-se em bons líderes

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

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O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas. Milhares de gestores estão ganhando maior visibilidade sobre os negócios. O objetivo da empresa é propagar relações valiosas entre gestores de vendas, vendedores, suas equipes, parceiros, clientes e todas as famílias envolvidas.

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