O que é um Growth Hacker?
Quais as principais funções do Growth Hacker?
Quanto ganha em média um Growth Hacker?
Quais as formações necessárias para um Growth Hacker?
Que tal se aprofundar?

Conheça as principais funções do Growth Hacker nas organizações

Conheça uma das profissões que está ganhando notoriedade nas empresa e que prometem acelerar o crescimento das organizações.

João Henrique
Por: João Henrique
Conheça as principais funções do Growth Hacker nas organizações

Olá caro leitor, curioso para adquirir mais um conhecimento, agora sobre Growth Hacker? Pegue seu café e prepare-se para a leitura!

Os avanços tecnológicos trouxeram muitas mudanças em todos os segmentos empresariais. Cada vez mais, as empresas estão submetidas a um sistema competitivo, ágil e também de insegurança.

Alguns estudiosos apelidaram essa nova realidade em que vivemos de Mundo VUCA, uma sigla em inglês, que poderíamos traduzir para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Essa situação faz com que muitas empresas sejam obrigadas a se atualizar e também contribui para o surgimento de novas posições, o Growth Hacker é uma delas.

Para melhorarmos a sua absorção do assunto, decidimos separar esse tema em alguns tópicos:

  • O que é um Growth Hacker?
  • Quais as principais funções do Growth Hacker?
  • Quanto ganha em média um Growth Hacker?
  • Quais as formações necessárias para um Growth Hacker?
  • Que tal se aprofundar?

Preparado para conhecer melhor esse cargo? Então, vamos lá!

O que é um Growth Hacker?

O growth hacker é o profissional que lida com a implementação e controle das estratégias de Growth Hacking nas organizações.

Você já conhece esse conceito? Caso ainda não, pode deixar que nós te explicamos de maneira bem rápida.

O Growth Hacking é um framework criado por, que o define como marketing orientado para experimentos. O seu objetivo é principalmente o de ampliar a receita de uma empresa, aumentando a base de novos clientes e a retenção dos já existentes.

Os profissionais que trabalham com essa área estão comumente ligados a temas como inovação e melhoria contínua. Além disso, devem ter um apreço especial por análises de dados e estratégias, como outbound e inbound marketing, para assim conseguirem tomar melhores decisões com uma maior fundamentação.

Espero que tenha achado interessante. Vale muito conhecer mais um pouco, por isso preparamos para você um curso especial dos Fundamentos do Growth Hacking.

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Agora que você já está mais por dentro do assunto, já é hora de você conhecer as atividades centrais desse profissional.

Quais as principais funções do Growth Hacker?

Muitos confundem o growth hacker com o profissional de marketing, o que está errado. De fato, eles têm uma relação muito grande com o setor, mas com uma diferença fundamental.

Enquanto o profissional de marketing foca em diversas áreas como por exemplo branding e eventos, os growth hackers têm as suas atividades centradas na busca por caminhos que levem ao crescimento rápido da empresa, muitos inclusive, podem ser próximos do setor responsável pelo produto ou serviço, sendo responsáveis por realizar o casamento perfeito entre o produto e o mercado, ou o Product/Market Fit.

Feita essa importante diferenciação, vamos à principais funções:

Funil de Growth Hacking

O funil de Growth Hacking é um conceito muito importante para o framework. Ele é dividido nas seguintes etapas:

  • Aquisição: atração de leads para a empresa
  • Ativação: foca na conversão de leads em clientes
  • Retenção: etapa em que o cliente é fidelizado
  • Receita: fase em que o cliente começa a gerar faturamento
  • Indicação: os clientes começam a trazer outros para a sua empresa.

Uma das funções principais do growth hacker é a manutenção e elaboração de estratégias para que haja sucesso em cada uma das etapas desse funil.

Escolha de atalhos

O crescimento acelerado de uma empresa é influenciado por diversos fatores, o trabalho mais significativo dos growth hacker é encontrar os atalhos que encurtam esse caminho. Como ele fará isso? Com boas ideias!

Por meio de atividades como benchmarking, pesquisas de mercado, estudo de casos de sucesso e brainstorming é possível levantar várias ideias que podem ser o início para atingir excelentes resultados.

Além de levantar essas ideias, o profissional também é responsável pela filtragem e priorização das mesmas. Uma ferramenta muito utilizada para esse fim é o ICE Score.

Experimentação

Para chegar nos resultados esperados é necessário transformar as ideias em ação. No entanto, é necessário ter cautela nesse processo. Por isso o growth hacker precisa elaborar hipóteses com base nas ideias selecionadas e testá-las.

Assim, ele utiliza ferramentas como os testes A/B, para selecionar as ideias com maior probabilidade de sucesso. É essencial que todos os resultados dos experimentos sejam analisados e metrificados, permitindo gerar planos de ação eficazes.

Quanto ganha em média um Growth Hacker?

Existem alguns sites como o glassdoor que compila informações como o salário de funcionários de empresas por cargo. Normalmente, os salários de um profissional Growth Hacker varia entre R$3000,00 e R$4000, podendo chegar a R$5000,00 em empresas maiores em grandes capitais.

Há também a variação decorrente da experiência do funcionário, um sênior chega a receber R$6000,00 a R$7000,00. Já os estagiários com essa função, variam em média entre R$1000,00 a R$2000,00.

Quais as formações necessárias para um Growth Hacker?

Geralmente, os profissionais que trabalham como Growth Hacking têm formação em Publicidade e Propaganda, Marketing, ou áreas correlatas. No entanto, é possível encontrar muitos graduados de outras áreas ingressando nesse mercado, um dos exemplos são Administradores e Engenheiros em geral.

Para ter sucesso nesse setor é imprescindível o conhecimento em ferramentas de pesquisa, análise de dados, gerenciamento de redes sociais e monitoramento de campanhas, como Google Analytics, Shopping, Trends, Power BI, AdWords Mail Marketing e SQL.

Além disso, entender sobre técnicas de marketing de conteúdo, SEO, SEM, remarketing, estratégias de fidelização e aquisição de clientes.

Muitos profissionais que trabalham com o Growth Hacking vieram de áreas correlatas como Marketing Digital e Business Intelligence.

Que tal se aprofundar?

Você já deve ter percebido o quanto a área de Growth Hacking pode ser instigante. Mas para você conseguir sucesso nela é preciso aprofundar seus conhecimentos e sempre estar trabalhando com lifelong learning. Para isso temos a oportunidade perfeita!

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João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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