O que é humanização de marca?
Por que humanizar a marca?
7 formas de humanizar sua marca!
Exemplos de humanização de marca
Super Novidade!

O que é humanização de marca? Veja como aplicá-la nas mídias sociais do seu negócio

Saiba mais sobre o conceito de humanização de marca, como implantá-la no seu negócio e os principais exemplos do mercado.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é humanização de marca? Veja como aplicá-la nas mídias sociais do seu negócio

A humanização de marca é um assunto recorrente quando se trata da gestão de negócios e do empreendedorismo. É muito utilizada no atendimento, nas vendas e no marketing com o objetivo da criação de vínculos e da fidelização do cliente.

Entretanto, é um procedimento que deve ser feito de maneira verdadeira e genuína, para que seus clientes não se sintam enganados. Para isso, é preciso apostar em um bom posicionamento de marca e em uma forte cultura organizacional para a sua empresa.

O processo de humanização acontece gradativamente. Os primeiros passos são entender o propósito da sua marca e como ela atinge o seu cliente. Continue neste artigo e fique por dentro do processo através dos seguintes tópicos:

  • O que é humanização de marca?
  • Por que humanizar a marca?
  • 7 formas de humanizar a sua marca!
  • Exemplos de humanização de marca
  • Super novidade! 

O que é humanização de marca?

A humanização de uma marca é quando a empresa passa a tratar o cliente de forma acolhedora, empática e ética. Esse processo deve ser construído diariamente para a criação de vínculo com o consumidor.

Essa comunicação pode ser feita através de redes sociais - como o Facebook, o Instagram e o Twitter - aplicativos de mensagens instantâneas, como o Messenger e o Whatsapp, e e-mail marketing.

Além disso, o posicionamento de empresas é um fator preponderante para a sua humanização. É por meio dele que a marca demonstra a sua responsabilidade social, de forma transparente e genuína.

O que é humanização de marca? Foto: Freepik

Por que humanizar a marca?

A humanização da marca é responsável pela maior aproximação do seu cliente. Quanto mais personalizado é o atendimento, melhor será a experiência do usuário no processo.

Cada cliente tem suas necessidades e a empresa tem que estar lá para saná-las. Mostrar empatia, educação, preocupação e atenção com os clientes não tem preço e te ajuda a alcançar altos níveis de satisfação no mercado.

Contribuindo na melhoria da experiência e da satisfação do usuário, o mesmo será fiel a sua empresa, impactando também na promoção dos produtos ou serviços de sua marca.

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7 formas de humanizar sua marca!

Definir uma estratégia forte de branding

O primeiro passo para a humanização de marca é desenvolver a estratégia de Branding. Com ela, serão definidos pontos importantes como tom de voz e posicionamento da marca nos canais de comunicação existentes. É determinar o que a empresa representa no mundo e como ela se faz presente no mercado.

Além disso, a identificação do público alvo também permite a utilização da linguagem adequada. Para tal, utilizamos a definição da persona, que nada mais é do que o cliente ideal da sua marca. Isso contribui para o maior direcionamento das estratégias comunicacionais.

Preocupar-se em ouvir o público e melhorar a sua experiência

A Experiência do Usuário (ou UX) tem sido um tópico bastante em alta no mercado digital. É possível compreender os sentimentos, desejos e expectativas do cliente através de pesquisas e de análise de dados na própria plataforma.

Dessa maneira, a preocupação em ouvir o que o público tem a dizer é importante para melhorar a sua experiência nas mídias sociais de sua empresa. As mudanças podem ser na escrita ou até mesmo na interface do site.

Outros facilitadores desse processo são o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, responsáveis por fomentar relações sólidas e profundas com o usuário, por meio da interação e do engajamento principalmente nas redes sociais.

Preocupar-se em resolver os problemas de seus clientes com agilidade

Para atingir maior satisfação do cliente, é necessário solucionar os seus problemas com eficiência. Assim, monitorar as mídias sociais, estando presente nas redes e no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) são ações importantes para conseguir essa satisfação.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Retail Dive, 70% dos clientes preferem uma interação humana a uma interação robótica. Dessa maneira, só chatbots não são o suficiente para o contato com o usuário, e a presença do Social Mediatorna-se essencial.

Mostrar as pessoas que fazem parte de sua empresa

Uma das técnicas mais envolventes do Marketing de Conteúdo é o Storytelling. As pessoas geralmente se interessam por bastidores, histórias e cases de sucesso. Assim, é necessário mostrar como os funcionários contribuem para a prosperidade da marca.

Essas publicações podem ser feitas por meio de stories, vídeos, textos, e-mail marketing, entre outros recursos da comunicação.

Se preocupar também com o endomarketing

O Endomarketingtambém é essencial para quem quer ser bem visto no mercado. Os colaboradores de uma empresa também podem ser promotores de seus produtos e serviços.

Para tal, é necessário o investimento na cultura e na identidade organizacional da empresa. Isso pode ser feito por meio de treinamentos e capacitações, eventos corporativos internos, rodas de conversa, valorização do desempenho coletivo e, principalmente, implementação de uma comunicação interna forte.

Se preocupar com o Endomarketing e essencial. Foto: Freepik.

Ser inclusivo

Humanizar uma marca também é ser inclusivo. O atendimento humanizado é aquele que acolhe, escuta e tem empatia pelo cliente, mantendo a seriedade e trazendo a voz da marca - respeitando o que foi alinhado no processo de Branding.

Dessa forma, empresas que se preocupam com acessibilidade em suas mídias sociais garantem a satisfação de todos os seus clientes e mostram a preocupação com a inclusão digital. Pequenas ações como a descrição de imagens e textos em áudio já demonstram essa empatia pela diferença.

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Exemplos de humanização de marca

Magalu

O Magazine Luiza é um dos principais exemplos de humanização de marcas. Criou a Magalu (ou Lu) em 2003 para dar dicas de produtos aos clientes e ajudá-los a utilizar os produtos tecnológicos.

Atualmente, está presente em todos os canais de comunicaçãoda marca e contribui para a solução dos problemas dos clientes principalmente no Twitter, no Messenger e no Whatsapp.

Netflix

A Netflix faz parte da indústria do entretenimento e para cativar os seus clientes utiliza o bom humor nas redes sociais, principalmente no Twitter. Responde os usuários da plataforma de streaming de maneira debochada e divertida.

Globoplay

O Globoplay, como concorrente da Netflix, também passou a investir em maior interação com os seus clientes. Por outro lado, responde os seus usuários de maneira mais carinhosa, apostando em vários emojis.

Casas Bahia

O Baianinho, mascote e assistente virtual das Casas Bahia é uma figura bastante engajada nas redes sociais. Aposta em memes, utiliza uma linguagem moderna e atende as principais reclamações dos clientes. Além disso, defende a sustentabilidadee a preservação do meio ambiente.

Bradesco

O Banco Bradesco está investindo na produção de vídeos carregando o conceito trabalhado pela marca. A campanha se chama “Pra Frente” e traz histórias de pessoas com momentos de superação.

Além disso, a assistente virtual Bia também é adepta das causas feministas, após sofrer milhares de tentativas de assédio nos canais de comunicação da marca. Dessa forma, o Bradesco apostou em campanhas contra o assédio sexual nas redes sociais.

Super Novidade! 

Se você chegou até aqui, com certeza compreendeu a importância da humanização de marca. Para mostrar como a Voitto se importa com a comunicação genuína com seus clientes, estamos trabalhando em uma novidade exclusiva para os nossos alunos, se você quiser ficar por dentro de tudo que preparamos se inscreva em nossa newsletter abaixo para não perder nenhuma novidade sobre o lançamento!

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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