Não é de hoje que o Inbound Marketing ganha força dentro das organizações. Empresas de diferentes portes e segmentos apostam cada vez mais nesse tipo de estratégia para construir autoridade e gerar mais oportunidades de negócio, o que, consequentemente, gera mais vendas.
O sucesso da estratégia de Inbound Marketing se deve, em partes, ao fato de se posicionar como uma resposta à mudança no comportamento do consumidor na era digital.
A antiga lógica de um processo comercial centrado na mão das empresas mudou, e, com a ascensão da internet, as próprias pessoas passaram a buscar por soluções para seus problemas.
Foi nesse contexto que os consumidores se tornaram mais informados e exigentes, diante de uma vasta quantidade de opções de produtos e serviços, todas a apenas um clique de distância.
As empresas então tiveram que se adaptar a esse novo cenário e apostaram no Inbound Marketing - o processo de divulgação de produtos por meio de conteúdos relevantes - como a estratégia ideal para este novo momento do mercado.
Apesar de não ser novidade, cada vez mais esse conceito vem ganhando espaço entre as organizações por romper diretamente com o marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing.
Em um mundo tão conectado como o que vivemos, o conceito de Inbound Marketing faz toda a diferença nas estratégias das empresas. Se você quer saber mais sobre Inbound Marketing e aprender como ele funciona na prática, continue a leitura deste artigo até o final e aplique em seu negócio ainda hoje!
Ao longo deste texto, você irá encontrar:
● O que é Inbound Marketing?;
● Principais vantagens da estratégia de Inbound Marketing;
● Inbound Marketing na prática: aprenda como aplicar;
De maneira geral, podemos dizer que Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital que tem por objetivo atrair clientes em potencial por meio de conteúdos relevantes.
A ideia por trás do conceito é fazer com que o cliente chegue até você e não que você vá ativamente até ele. Por esse motivo, o Inbound Marketing é também conhecido como Marketing de Atração.
Ao contrário do Outbound Marketing ou Marketing Tradicional, que foca em ações publicitárias para a construção de branding e geração de demanda, a estratégia de Inbound Marketing explora o conceito de omnichannel e mecanismos de buscas como redes sociais, blog, etc, para que a sua marca esteja presente onde o seu público está e, assim, seja encontrada por ele.
Mas como fazer o cliente ir até você? As empresas precisam trabalhar em cima de ações que levem o usuário até o seu site e/ou blog para que, dessa maneira, se estabeleça um relacionamento entre ambas as partes. Assim, as portas estão abertas para que futuramente aconteça uma conversão de clientes.
O relacionamento entre as partes costuma ser baseado na entrega de conteúdos autorais relevantes que entreguem valor ao usuário e o ajudem na solução de problemas. Além de guiá-lo ao longo da jornada de compra.
Dessa forma, é possível afirmar que o conteúdo é o centro da estratégia de Inbound Marketing e assume o papel de responsável por educar a audiência, posicionar a empresa e influenciar diretamente na decisão de compra.
Será que vale a pena mesmo investir em Inbound Marketing? A resposta é sim. Confira a seguir uma lista com cinco benefícios que essa estratégia traz para o seu negócio. Mas acredite, essa lista poderia ser muito maior.
Antes mesmo de dizer que o Inbound Marketing te ajuda a alcançar o público certo, poderíamos afirmar que ele te faz alcançar um público maior, se sua estratégia for bem elaborada, é claro.
Inclusive, de acordo com a Content Trends, empresas que adotam essa estratégia, se comparadas com empresas que não a utilizam, alcançam 2,2 vezes mais visitas. Um número bem expressivo, né?
Mas, melhor que isso, o conteúdo chama a atenção de pessoas que têm potencial de compra futura com você. Ele não vai atrair pessoas que não tem o menor interesse na sua solução. E é essa a grande vantagem da estratégia: público qualificado.
Ao oferecer conteúdo que ajuda o usuário, cria-se, naturalmente, uma relação de confiança.
A partir disso, seu público fica muito mais suscetível a ouvir suas sugestões e recomendações, o que pode influenciar em sua decisão de compra.
Primeiro vamos esclarecer o que é ciclo de vendas. Essa definição diz respeito ao tempo gasto pela sua empresa desde o contato inicial com o cliente até o fechamento da venda.
Quanto mais tempo demora para chegar no momento de conversão, maior o ciclo de vendas e, consequentemente, maior o custo de aquisição.
Uma dentre todas as vantagens que o Inbound Marketing traz para a sua organização é a redução do tempo empregado para levar alguém até a decisão de compra.
E isso só se dá devido ao conteúdo de valor e personalizado que faz com que o lead caminhe pelo funil de vendas de maneira mais rápida.
Entre os benefícios de ter um ciclo de vendas menor, os principais são o aumento das vendas e a diminuição de custos.
Além desses três benefícios citados, há ainda muitas outras vantagens em investir no Inbound Marketing vantagens em investir no Inbound Marketing, como, por exemplo:
● Autoridade: as ações de Inbound Marketing ajudam a posicionar sua empresa como referência em sua área de atuação;
● Visibilidade: uma estratégia de Inbound Marketing bem executada torna a marca mais conhecida entre o público, o que dá maior visibilidade a presença digital da empresa.
● Mensuração de resultados: todas as ações de Inbound Marketing podem ser medidas em tempo real por meio de ferramentas de análise, o que permite visualizar rapidamente quais ações estão trazendo resultado e quais não estão tendo bom desempenho, adaptando rapidamente para otimizar essas ações e, consequentemente, o ROI.
Como você viu ao longo do artigo, qualquer empresa, de qualquer segmento, pode utilizar estratégias de Inbound Marketing para atrair leads e aumentar suas vendas. Se você quer começar agora a colocar isso em prática no seu negócio, fique ligado nas dicas!
Aprofunde-se no SEO e faça um estudo para identificar quais são as palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo.
Como já falamos por aqui, o conteúdo é o centro de uma boa estratégia de Inbound Marketing, no entanto, para que ele seja efetivo, ele precisa aparecer nas ferramentas de busca. Para alcançar esse objetivo, é fundamental criar conteúdos otimizados com as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, além de seguir as melhores práticas de SEO.
Para que isso ocorra, é fundamental criar conteúdos baseados nas palavras-chave mais importantes para o seu negócio e seguir as boas práticas de SEO. Só assim, seu site e/ou blog irá ranquear bem nos resultados de pesquisa.
Além disso, investir em links internos e externos pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site e melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa. Com essas estratégias, seu site ou blog terá uma chance maior de aparecer nas primeiras posições dos motores de busca, atraindo mais tráfego qualificado e potencialmente aumentando suas conversões.
O que são materiais ricos? Chamamos assim aqueles conteúdos mais completos e complexos como e-books, planilhas, webinars, lives, etc.
Eles servem como isca para obter os dados de contato dos usuários e transformá-los em leads.
Daí a importância de produzir conteúdos mais profundos, mas sempre, é claro, usando as palavras-chave como base.
Crie formulários, call-to-actions (CTAs) e landing pages para ofertar os conteúdos ricos citados acima e, dessa forma, capturar o contato dos visitantes que chegaram até a sua página.
Para te ajudar nesse processo, é importante contar com software de automação de marketing digital, como a LAHAR, por exemplo. Ele possui funcionalidades que vão te ajudar muito na sua estratégia de Inbound Marketing como, por exemplo, um painel de palavras-chave e a criação de landing pages e formulários, etc.
Utilize os canais de email e redes sociais para divulgar todos os materiais produzidos como artigos, e-books e landing pages e, assim, atrair visitantes e estimular o compartilhamento social.
Crie fluxos de e-mails que eduquem o usuário e o conduzam pela jornada de compra.
O ideal é que você segmente sua base de contato por perfil, interesses e comportamento. Quanto mais direcionada for a mensagem, mas assertiva ela será. Aqui, mais uma vez, é fundamental o uso de recursos de automação de marketing, para criar listas e viabilizar disparos personalizados em escala.
E aí, está pronto para implementar hoje mesmo essa estratégia no seu negócio? O Inbound Marketing é uma estratégia simples, que pode ser aplicada em qualquer organização e, se bem feita, gera resultados incríveis para a sua marca!
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.
Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!