O que é clickbait?
O que significa clickbait?
Como identificar um clickbait?
Por que evitar o uso do clickbait?
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O que é clickbait, como não cair e por que ele deve ser evitado?

Entenda como funciona e como evitar essa estratégia de geração de tráfego online no seu dia a dia

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
O que é clickbait, como não cair e por que ele deve ser evitado?

Certamente você já passou pela situação de clicar em uma matéria que, pelo título, chamou muito sua atenção e elevou suas expectativas, mas ao iniciar a leitura se deparou com um conteúdo vazio e de baixa qualidade.

A sensação de propaganda enganosa é comum quando o assunto é clickbait e em meio a grande busca por visualizações, número de interações e tráfego orgânico na internet, sua prática se faz muito recorrente.


Para entender mais sobre clickbait, continue a leitura deste artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é clickbait?
  • O que significa clickbait?
  • Como identificar um clickbait?
  • Por que evitar o uso do clickbait?

O que é clickbait?

Clickbait trata-se de uma estratégia de tráfego online que se baseia no uso de manchetes, links e títulos em sua maioria sensacionalistas, falsos e enganosos.

Essa prática tem como objetivo atrair o público com grandes promessas de conteúdo valioso que muitas vezes não atende as menores expectativas.

O uso dessa tática visa principalmente a geração de visualizações, interações e acessos em páginas de maneira mais rápida e fácil, sem se preocupar com a qualidade do material entregue e com a experiência de quem o consome.

O que significa clickbait?

O termo clickbait vem do inglês e significa “caça-clique” ou “isca de clique” e faz analogia ao momento em que o indivíduo é “fisgado”, da mesma maneira que um peixe no momento da pesca, por informações inicialmente interessantes mas que logo em seguida se mostraram decepcionantes. Muitas vezes usado como eufemismo para “mentira” e “enganação”.

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Agora que você viu esse super material, vamos continuar aprendendo mais sobre clickbait? Siga a leitura!

Como identificar um clickbait?

Agora que você já sabe o que é e o que significa clickbait, chegou a hora de aprender a como identifcar para não cair mais nessa prática. Para isso, é preciso saber algumas características de sua aplicação, como por exemplo:

1. Promessas milagrosas em em pouco tempo

Oferecem soluções “mágicas” para situações que quase todo mundo tem interesse:

  • “O segredo de como ficar rico, finalmente revelado…”
  • “Perca 20kg em uma semana usando essa dica…”
  • “O produto mais desejado do mercado com 90% de desconto…”

2. Despertam o senso de urgência

Ativam o gatilho mental do impulso, fazendo o usuario clicar para não perder alguma oportunidade que depois se revela falsa ou complicada:

  • “Celular com 50% de desconto só hoje”
  • "Resolva agora todos os seus problemas com…”
  • “Clique agora e ganhe…”

3. Uso frequente de pontos de exclamação 

Reforçam a entonação de seriedade, interjeição e ordem ou súplica.

  • “Confira os segredos dos bilionários mais famosos do mundo!”
  • “Ganhe X de dinheiro com marketing digital em apenas Y dias!”
  • “Emagreça 10kg em 3 dias sem dieta com essa dica!”

4. Uso de imagens chocantes e confusas sem informações relevantes adicionais.

Despertam a curiosidade do usuário para a compreensão do que foi visto.

  • Imagens de tragédias
  • Notas falsas de falecimento de famosos
  • Montagens e edições exageradas 

Geralmente, a aplicação dessas estratégias acontece no primeiro contato entre leitor e conteúdo. Sendo utilizado, por exemplo, em títulos de artigos, no caso dos blogs posts, nas thumbnails, no caso dos vídeos do youtube e em ofertas promocionais, que chegam por emails de marketing.

Por que evitar o uso do clickbait?

Em meio a cultura do marketing de conteúdo e inbound marketing, onde é imprescindível a criação de conteúdos de relevância e qualidade para atrair, converter, fidelizar e encantar clientes, fazer uso de estratégias de tráfego online como o clickbait trás muitos perigos para a reputação do seu site e empresa.


Com o tempo, os usuários se atentarão para essa técnica e, além de não consumirem mais as informações, perderão completamente a confiança em qualquer outro tipo e formato de conteúdo produzido. Esse sentimento negativo do consumidor está diretamente ligado com a quebra da expectativa e com a falta de credibilidade que o material transmite.


Além disso, o clickbait tem a mesma característica das fake news, faltando com a moral e a ética ao compartilhar informações enganosas para um fim de vantagens e interesses próprios. Esse tipo de propaganda enganosa desrespeita o público que consome seu conteúdo.

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O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!

Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.

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Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

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