Certamente você já passou pela situação de clicar em uma matéria que, pelo título, chamou muito sua atenção e elevou suas expectativas, mas ao iniciar a leitura se deparou com um conteúdo vazio e de baixa qualidade.
A sensação de propaganda enganosa é comum quando o assunto é clickbait e em meio a grande busca por visualizações, número de interações e tráfego orgânico na internet, sua prática se faz muito recorrente.
Para entender mais sobre clickbait, continue a leitura deste artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:
Clickbait trata-se de uma estratégia de tráfego online que se baseia no uso de manchetes, links e títulos em sua maioria sensacionalistas, falsos e enganosos.
Essa prática tem como objetivo atrair o público com grandes promessas de conteúdo valioso que muitas vezes não atende as menores expectativas.
O uso dessa tática visa principalmente a geração de visualizações, interações e acessos em páginas de maneira mais rápida e fácil, sem se preocupar com a qualidade do material entregue e com a experiência de quem o consome.
O termo clickbait vem do inglês e significa “caça-clique” ou “isca de clique” e faz analogia ao momento em que o indivíduo é “fisgado”, da mesma maneira que um peixe no momento da pesca, por informações inicialmente interessantes mas que logo em seguida se mostraram decepcionantes. Muitas vezes usado como eufemismo para “mentira” e “enganação”.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
Agora que você viu esse super material, vamos continuar aprendendo mais sobre clickbait? Siga a leitura!
Agora que você já sabe o que é e o que significa clickbait, chegou a hora de aprender a como identifcar para não cair mais nessa prática. Para isso, é preciso saber algumas características de sua aplicação, como por exemplo:
Oferecem soluções “mágicas” para situações que quase todo mundo tem interesse:
Ativam o gatilho mental do impulso, fazendo o usuario clicar para não perder alguma oportunidade que depois se revela falsa ou complicada:
Reforçam a entonação de seriedade, interjeição e ordem ou súplica.
Despertam a curiosidade do usuário para a compreensão do que foi visto.
Geralmente, a aplicação dessas estratégias acontece no primeiro contato entre leitor e conteúdo. Sendo utilizado, por exemplo, em títulos de artigos, no caso dos blogs posts, nas thumbnails, no caso dos vídeos do youtube e em ofertas promocionais, que chegam por emails de marketing.
Em meio a cultura do marketing de conteúdo e inbound marketing, onde é imprescindível a criação de conteúdos de relevância e qualidade para atrair, converter, fidelizar e encantar clientes, fazer uso de estratégias de tráfego online como o clickbait trás muitos perigos para a reputação do seu site e empresa.
Com o tempo, os usuários se atentarão para essa técnica e, além de não consumirem mais as informações, perderão completamente a confiança em qualquer outro tipo e formato de conteúdo produzido. Esse sentimento negativo do consumidor está diretamente ligado com a quebra da expectativa e com a falta de credibilidade que o material transmite.
Além disso, o clickbait tem a mesma característica das fake news, faltando com a moral e a ética ao compartilhar informações enganosas para um fim de vantagens e interesses próprios. Esse tipo de propaganda enganosa desrespeita o público que consome seu conteúdo.
O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!
Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.
Além disso, temos um benefício: use o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto!
Por isso, não perde tempo (porque ele é dinheiro) e se inscreva em nosso Curso de Estratégias para Aumentar Receitas!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!