Antes de falar sobre o conceito de Lead Time, deixa eu te fazer uma pergunta: Você gosta de esperar? Nem precisa responder. Nós dois sabemos que a resposta é não!
Ainda mais nesse mundo tecnológico e instantâneo em que vivemos, onde 10 segundos parecem uma eternidade. Vai falar que quando a mensagem no WhatsApp não chega você não fica irritado?
Quando uma mensagem demora a chegar, o que acontece é que você apenas terá um atraso na comunicação e verá como era a realidade antes dos mensageiros instantâneos.
Mas quando tratamos de processos de produção, quanto mais tempo o ciclo de produção dura, menos produtivo esse ciclo será, e isso acarreta em um gasto enorme que poderia ser evitado.
Numa linha de produção, tempo é dinheiro! Reduzir o Lead Time resulta diretamente em custos menores, o que por sua vez acarreta no aumento dos lucros.
O Lead Time é um dos principais conceitos e métricas do Lean Manufacturing, oriundo do Sistema Toyota de Produção, sendo o ponto principal no qual se apoia essa metodologia.
Prepare-se! Neste artigo você irá aprender:
Lead Time é uma medida do tempo necessário para um produto ou serviço percorrer todas as etapas do processo ou fluxo de valor, do início até o fim.
De forma geral, o Lead Time significa o tempo transcorrido desde o momento em que o cliente faz a solicitação de um produto ou serviço, até o recebimento do produto acabado pelo cliente ou a finalização da prestação do serviço.
O termo Lead Time vem da junção de Lead (conduzir) e Time (tempo), ou seja, é o tempo que se leva para conduzir todo o processo através do ciclo de produção. Daí vem a definição básica como sendo o "tempo de espera" do ciclo.
Diversas pessoas costumam confundir o Lead Time com outros tempos de processos. Eles podem até ser parecidos mas, definitivamente, não são a mesma coisa. Siga a leitura e descubra a diferença entre Lead Time, Takt Time e Cycle Time!
Para facilitar o seu entendimento, a Voitto produziu o gráfico abaixo. Assim, você consegue visualizar, de forma dinâmica, o conceito dos três tempos de produção. Mas não se preocupe, nós te explicaremos tudo!
Vamos lá!
Enquanto o Cycle Time ou Tempo de Ciclo é o tempo em que certo produto (ou lote de produtos) é finalizado numa etapa do processo, o Takt Time se porta como o ritmo da produção. Ele define o andamento necessário para que as demandas possam ser atendidas.
Em contrapartida, pode-se dizer que o Lead Time configura-se na soma desses dois processos de tempo de produção. Ou seja, ele é o tempo percorrido desde o começo ao fim do processo.
Um exemplo de Lead Time é a sua espera no McDonalds. O Lead Time inicia-se quando você faz o seu pedido e finaliza-se quando você recebe o seu hambúrguer em mãos.
Existem alguns tipos diferentes de Lead Time. Siga a leitura e eu te apresentarei 3 deles!
Muito presente no ramo da indústria, ou seja, nas fábricas, o Lead Time de produção se faz presente em absolutamente todas as etapas de desenvolvimento de um determinado produto.
Pode ser utilizado de diversas formas: repensando a logística, o tempo para produção de certo artigos para diminuir gastos e assim sucessivamente.
Neste ponto, o responsável pelo setor de vendas deve se questionar “como alavancar meus resultados e, principalmente, manter o setor de vendas funcionando sempre bem?” e colocar em prática os insights.
Além disso, deve pensar, também, nos produtos oferecidos aos clientes.
No Lead Time de Logística, tudo a partir da pré-produção, processos e entregas aos clientes são englobadas. Por isso, o auxílio tecnológico de softwares é uma boa oportunidade de alta produtividade.
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
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Para calcular o Lead Time, você deve seguir as seguintes etapas:
Essa é uma pergunta que alguns podem fazer e que deve ser respondida com toda a clareza possível! Então vamos aos fatos. A partir do cálculo do Lead Time, é possível ter uma visão sistêmica do tempo total gasto em todo o fluxo de valor. Desta forma, podem ser realizadas análises como:
Como visto anteriormente, é muito importante calcular o Lead Time, mas além de calcular e ter uma visão mais ampla do processo, é preciso otimizar aqueles fatores que estão contribuindo para um alto Lead Time.
E uma das formas de otimizar o Lead Time, é através do uso da Metodologia Lean Seis Sigma, com ela você irá identificar os gargalos, processos que estão gastando um tempo desnecessário, resolver estes problemas e posteriormente fazer o controle.
Tudo isso de uma forma estruturada e utilizando ferramentas específicas que mais se adequam em cada fase do método DMAIC.
Benefícios em Otimizar o Lead Time:
O Método do Caminho Crítico se baseia na identificação da sequência de atividades (críticas) desde o recebimento da ordem de serviço até a entrega do produto ao cliente, na qual se houver atraso, o cumprimento do prazo de entrega será comprometido, ou seja, o Lead Time será a soma do tempo das atividades no caminho crítico.
Para facilitar a sua compreensão, vou demonstrar o cálculo do Lead Time através de um exemplo:
A empresa Voitto Bikes, fabrica bicicletas esportivas. O Gerente de Produção deseja calcular o Lead Time de produção das bicicletas a partir do momento em que um pedido foi realizado. O sequenciamento das atividades de produção é conhecido, assim como o tempo de aquisição dos materiais e de produção gasto em cada atividade.
Agora, basta identificar o caminho crítico e fazer o cálculo do Lead Time:
Logo, pode-se concluir que o Lead Time nesse exemplo é de 12 dias.
Essa é a pergunta que Taiichi Ohno, o grande responsável pela criação do Sistema Toyota de Produçãoe referência mundial em Lean Manufacturing, se propôs a responder justamente através do modelo de produção que decidiu implementar em suas fábricas.
Taiichi queria implementar uma produção enxuta, com o menor Lead Time possível. Para isso, ele se concentrou em uma solução: eliminar desperdícios!
Mas que tipo de desperdício? Nada mais, nada menos do que oito tipos! Sendo eles: transporte, inventário, movimentação, espera, conhecimento, produção excessiva, processamento excessivo e defeitos.
Além disso, o modelo enxuto também utilizou o nivelamento da produção e ferramentas Lean para diminuir ainda mais o lead time.
Isso porque o Japão passava por uma fase de reestruturação no pós guerra e precisava de conquistar vantagens competitivas, a fim de que as empresas nacionais pudessem voltar a crescer.
Nada melhor para isso do que reduzir o lead time, pois, assim, reduz-se os custos de produção, torna-se possível lançar produtos com preços mais baixos e aumentar os lucros da empresa. Tudo isso utilizando o Lean Manufacturing!
Agora que você aprendeu sobre o conceito base do Lean Manufacturing, que tal aprender mais sobre essa metodologia que faz a diferença na eliminação de desperdícios?
Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?
Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!
Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!
Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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