Vivemos em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente na indústria. Sendo assim, os profissionais de logística estão percebendo a necessidade de se implantar novas tecnologias também dentro deste setor, de forma a seguir as tendências advindas do cenário da indústria 4.0.
Por isso se criou o conceito de logística 4.0, que juntamente com a cadeia de suprimentos, buscam automatizar ao máximo os processos, por meio de softwares e comunicação em nuvem.
Para que você entenda mais sobre esse novo conceito de logística 4.0 e como ela pode se juntar a cadeia de suprimentos, de modo a trazer os melhores resultados, separamos alguns tópicos para auxiliar você nesta jornada:
Vamos nessa?
A logística 4.0 é um termo criado a partir da Quarta Revolução Industrial, que representa a nova fase da logística. Essa mudança teve início através de novas tecnologias da informação e comunicação, e assim, foi possível otimizar os processos e fornecer a entrega de produtos de maneira mais eficiente, ágil e com custos reduzidos.
Por meio de softwares e comunicação em nuvem, houve uma integração entre todos os processos e pessoas. Através de tecnologia inteligente aplicada nos sistemas de transporte e armazenagem, a logística 4.0 busca automatizar ao máximo em todas as etapas logísticas.
A logística 4.0 vem mostrando tendências interessantes em termos de criação de empregos, principalmente na Alemanha. O Brasil ainda está caminhando em passos lentos na implementação do conceito e das ferramentas na Logística 4.0, mas segundo uma pesquisa realizada em 2018, 73% das grandes empresas nacionais já estão em estágio, mesmo que inicial, para a implantação da indústria 4.0.
Portanto este conceito já é realidade, e as empresas que querem se manter competitivas no mercado deverão se adaptar, assim como os profissionais de logística deverão estar capacitados para essa evolução.
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O Brasil já vem experimentando um crescimento nas vendas via e-commerce há algum tempo. Porém, entre o primeiro semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020 houve um aumento de 47% nas vendas, devido a uma pandemia global. Ou seja, as pessoas se viram obrigadas a comprar mais itens online...
Neste mesmo período, o tempo médio das entregas passou de 10,6 dias para 11,3 dias. Com a logística 4.0 integrada a uma cadeia de suprimentos, este aumento muito provavelmente não existiria, sendo possível até mesmo diminuir o tempo médio de entrega.
Como pudemos ver, a tecnologia está completamente atrelada à logística 4.0. Através dela, acontece a integração entre softwares e a parte mecânica das operações, minimizando a necessidade de interação humana e diminuindo os erros.
A cadeia de suprimento, ou Supply Chain, é definida como todo o processo necessário para que ocorra a venda de um produto, desde o fornecimento da matéria prima até a sua distribuição e venda. Para que qualquer empresa seja competitiva, é fundamentalmente necessário saber gerenciar a cadeia de suprimentos. A logística 4.0 faz com que este processo seja mais rápido, fácil e diminua ao máximo os erros.
Para que o gerenciamento da cadeia de suprimentos seja eficiente, é necessário a sincronização e comunicação assertivaentre, funcionários, fornecedores e compradores. A logística 4.0 facilita este processo, pois através de uma grande quantidade de dados, ela será capaz de, analisá-los, reconhecer padrões e aplicar as automações necessárias com precisão.
Resumindo, pense na situação onde você vai comprar um fogão em um comércio online, imagine a quantidade de fornecedores de matéria prima e serviços que foram necessários para a produção deste fogão. Isso portanto se dá o nome de cadeia de suprimento. Agora imagine também a quantidade de erros que pode haver dentro deste processo por falta de sincronização e comunicação. É por essa razão que as novas tecnologias são muito importantes para toda a cadeia de suprimentos.
“A demanda e o comportamento do consumidor são afetados pela grande quantidade de opções que temos e pela forma como resolvemos nossa necessidade. Isso gera obrigação de precisão e de integração na cadeia”
João Pedro Castelo Branco, da McKinsey & Company
Antes da primeira revolução industrial, a produção era feita por artesãos, geralmente uma pessoa era responsável por todas as etapas de produção de um produto. Em 1940 surgiu a linha de montagem, onde cada pessoa era responsável por uma etapa na fabricação. A partir de 1960 a atuação era segmentada, foi criado o conceito de previsão de demanda junto a um estoque para suprir esta demanda.
Em 1970, os processos eram otimizados e havia um controle da produção. No ano de 1980, a interação era flexível, havendo um gerenciamento logístico junto da administração da produção. E a partir de 1990 a interação passa a ser estratégica, com a logística integrada, logística reversa e globalização.
Por meio da logística 4.0, toda a cadeia de suprimentos está completamente ligada entre si, incluindo os distribuidores, fabricantes, varejo e clientes finais.
Imagine um grande centro de distribuição com tecnologia de ponta aplicada. Devido a uma falha no sistema de climatização do ambiente, os computadores além de indicar essa falha ao operador, também indicam que certos produtos foram danificados por causa das condições climáticas adversas para o armazenamento destes.
Além de reportar os problemas, a logística 4.0 integrada a cadeia de suprimentos irá contactar automaticamente o fornecedor requisitando a compra dos produtos que foram danificados.
É claro que este exemplo não se estende somente a esse tipo de caso, vai muito além disso. Essas tecnologias integradas são capazes de saber com precisão quando será necessário comprar determinado insumo para que a produção não se interrompa, realizar pedidos sem a interferência humana, qual fornecedor contactar e até mesmo qual é o comportamento de compra dos clientes. Tudo isso através de compartilhamento de dados em uma rede em nuvem.
Portanto a logística 4.0 integrada a cadeia de suprimentos, implica na redução do tempo de falta de produtos, ao mesmo tempo que também reduz o excesso de estoque.
Por meio das tecnologias da logística 4.0 junto a cadeia de suprimentos, todos os colaboradores incluídos na etapa, conseguirão saber em tempo real tudo o que está acontecendo.
Com a integração entre os setores da empresa, fornecedores e clientes, é muito fácil ter agilidade e eficiência no processo, ainda mais se essa integração for feita de maneira automatizada.
Através de uma grande quantidade de dados fornecidos pelo Big Data, o Data mining, analisa estes dados e reconhece os padrões do cliente, da linha de produção e dos fornecedores. O reconhecimento destes padrões faz com que as máquinas e colaboradores tomem decisões corretas.
Através do machine learning, o sistema e as máquinas conseguem tomar decisões assertivas e precisas, desta forma diminuindo drasticamente os erros.
Sabemos que entregar um produto de qualidade, de maneira rápida e com baixo custo é tudo que o cliente necessita. Desta forma a logística 4.0 integrada a cadeia de suprimentos orienta toda a produção para o cliente, desta forma garantindo sua satisfação e fidelização.
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Grad. em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como gerente de Marketing na empresa júnior SmartMec Jr. Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma e é certificado em Scrum Foundation pela CertiProf. Realizou o intercâmbio Work Experiencie nos Estados Unidos e Mobilidade Estudantil no Instituto Politécnico de Viseu em Portugal, com foco em Empreendedorismo, Engenharia do Ambiente e Energias Renováveis. Especialista em produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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