O marketing é uma das estratégias de influência na decisão de compras mais antigas que existe, afinal, o uso de técnicas para que uma outra pessoa adquira um produto ou serviço é um método muito antigo.
Com a transformação digital, surgiram diversas especializações para essa área, tal como podemos citar o Marketing Emocional. Você sabe o que é e como funciona essa modalidade de persuasão?
Se sua resposta for não, essa é a oportunidade perfeita para você descobrir mais sobre isso. Caso já conheça, não deixe de ampliar sua percepção sobre esse assunto, acompanhando os seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
Como o próprio nome já indica, o Marketing Emocional é uma estratégia em que os aspectos emocionais do seu cliente são explorados para que ele tome uma decisão de compra do seu produto ou serviço.
Diante disso, gatilhos emocionais são despertados no seu público-alvo para que ele estabeleça uma conexão sentimental com aquele anúncio ou publicação, levando-o assim a uma tomada de decisão.
Mas, você deve estar se perguntando por que essa estratégia pode ser tão eficiente? E isso se deve ao fato de relacionar o que sua marca oferece ao que mais importa para as pessoas, que são seus valores e sentimentos.
Dessa forma, sua marca não estará focando em vender apenas um produto ou serviço que atende uma necessidade, mas sim, completar um sentimento positivo ou reação emocional positiva através do valor que ela oferece.
Logo, quer saber quais são as vantagens da aplicação desse conceito em seu negócio? Não deixe de conferir o próximo tópico!
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A aplicação de uma estratégia de marketing tem o intuito de potencializar os resultados. Mas, a vantagem dessa aplicação não se limita a isso, logo, conheça outros benefícios:
Para o crescimento do seu negócio, é necessário que ele seja visto e reconhecido pelo seu público-alvo. Assim, essa é uma das vantagens do uso do Marketing Emocional, visto que, ele aumenta a visibilidade do seu conteúdo nas redes.
Em consequência do aumento da visibilidade, as vendas também são impulsionadas. Isso porque, as chances de que seu produto ou serviço encontre a persona do seu negócio e a fidelização de clientes seja efetivada, é muito grande.
Sabe porque a maioria dos conteúdos virais são amplamente compartilhados? Porque eles geram identificação e conexão emocional, ou seja, o marketing emocional é muito bem explorado.
Diante disso, há uma grande tendência de viralização de conteúdos em que os sentimentos são usados para usar o apelo emocional no espectador, levando assim a uma tomada de decisãode compra pré-estimulada.
Agora que você já sabe o que é o Marketing Emocional e quais são as suas principais vantagens, que tal entender qual a aplicabilidade desse conceito? Veja isso em mais detalhes no próximo tópico!
O que faz com que seu público-alvo estabeleça uma conexão com seu produto ou serviço é a atribuição de um significado emocional ao mesmo. Diante disso, busque explorar emoções como surpresa, compaixão, amor e felicidade em suas campanhas.
Além disso, sentimentos que não são considerados positivos também podem ser eficientes dentro do uso do Marketing Emocional, tais como: inveja, medo, escassez, entre outros.
Conhecer o seu público vai ser determinante para a aplicação da estratégia certa dentro do seu Marketing Emocional, afinal, esse conhecimento vai ser útil para determinar quais emoções serão mais assertivas para o uso.
Falar de criatividade pode parecer clichê, afinal, essa habilidade é amplamente valorizada e utilizada. Porém, esse recurso não deve ser considerado apenas um detalhe e sim uma parte considerável da estratégia.
Dessa forma, invista em outros tipos de anúncio que sejam criativos e autênticos, pois, dessa forma seu conteúdo irá se destacar dentro do seu nicho e isso trará muitos resultados positivos para a sua marca.
O engajamento é um fator muito almejado por todo negócio inserido em redes sociais. Entretanto, apenas alcançá-lo não é suficiente para que ele se mantenha estável ou em crescimento.
Por isso, busque formas de recompensar seu público engajado, seja oferecendo brindes ou benefícios periódicos, para que eles se sintam motivados a interagir com seu conteúdo.
Acompanhar as tendências é muito importante, principalmente para que seu conteúdo tenha maiores chances de se tornar viral e alcançar mais pessoas. Por isso, fique atento ao formato de conteúdo que está em alta para não ficar de fora das tendências.
Para finalizar, não deixe de conhecer exemplos de casos de sucesso utilizando o Marketing Emocional para se inspirar para a aplicação no seu negócio!
Essa empresa é um grande exemplo de quem sabe usar muito bem as estratégias de Marketing Emocional, afinal, associa a experiência de consumo do produto com sensações como felicidade e amor.
Diante disso, é comum ver em campanhas de marketing emocional dessa marca, pessoas felizes ao beber Coca Cola, as garrafas presentes em almoços de família aos domingos, datas comemorativas como o dia das mães, Natal, dia dos namorados, entre outros.
A Netflix se tornou um dos maiores streamings de filmes e séries do mundo, e ainda cresce cada vez mais. Isso tem uma contribuição considerável das estratégias de Marketing Emocional utilizadas por essa marca.
Para estabelecer isso, a marca usa as redes sociais para interagir com seu público e contar histórias até onde ele precisa saber para despertar a curiosidade e surpresa, que por sua vez, influenciam na vontade de adquirir esse serviço.
O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!
Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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