O marketing viral é uma estratégia que promove a viralização do seu conteúdo nas redes sociais e te faz alcançar um grande público em uma pequena escala de tempo.
Na atualidade, essa é a maior e mais famosa técnica de crescimento que os artistas e empresas usam para promover o seu conteúdo e alcançar mais pessoas.
Visto isso, resolvemos trazer para você alguns tópicos:
Vamos lá?
Para criar um marketing viral é preciso muita estratégia.
Alguns elementos podem ser cruciais na hora de desenvolver o seu conteúdo para que ele gere mais visualizações.
Na hora de postar nas redes sociais algo relacionado a sua marca, ou produto, pense:
Essas duas perguntas são essenciais, pois são a chave para o seu conteúdo viralizar atualmente.
O Brasil é um país que tem o humor muito aguçado, as pessoas que consomem conteúdo na internet buscam entretenimento e qualidade. Dessa forma, você pode juntar o útil ao agradável.
Faça das músicas e memes uma isca para o seu produto. Coloque a cara em jogo e grave muitos vídeos!
A rede social é o maior aliado do empreendedor nos dias de hoje. As plataformas possuem um alcance enorme e podem entregar o seu conteúdo para milhares de pessoas.
As principais plataformas para o uso do marketing viral são:
O aplicativo é o que mais entrega o conteúdo para outras pessoas e chama a atenção do público. O tiktok ficou famoso em 2020 e hoje em dia é a rede social referência para você ter um conteúdo viral.
A rede social é uma das mais usadas do mundo inteiro. Uma boa marca ou produto sempre precisa ter um bom instagram. Isso, por sua vez, implica em conteúdos de qualidade, como: criação de reels, fotos, templates, stories e vídeos.
O twitter tem um ótimo alcance, mas é preciso o jeito certo para tornar viral o seu conteúdo por lá. A linguagem do twitter é uma linguagem mais informal e cheia de humor, usar o seu produto ou serviço para falar da vida cotidiana pode ser um ótimo link para fazer um marketing viral dentro da plataforma.
Legal não é mesmo? Fique com a gente e saiba mais exemplos de marketing viral que usaram essas plataformas para crescer estrategicamente.
Alguns produtos só ficaram conhecidos por causa do seu conteúdo viralizado.
O marketing digital é um grande pilar para fazer com que as pessoas acessem o seu conteúdo, e junto ao marketing viral, o alcance maior é garantido.
Podemos citar como exemplo de campanhas de marketing viral os seguintes casos:
A ação de marketing da Nissan viralizou de forma surpreendente e cômica após o seu comercial que fazia referência aos seus motores como pôneis.
A canção usada na campanha viralizou rapidamente e não saia da cabeça, até hoje a música é lembrada pelos telespectadores.
Algumas músicas famosas sairam direto do TikTok. As dancinhas musicais se tornaram fáceis campanhas virais e hoje o aplicativo é uma fábrica de hits.
O cantor Zé Felipe é um exemplo disso. Suas músicas bombaram no Brasil inteiro virando trend após as dancinhas criadas por Virgínia, sua namorada.
O BBB20 entrou pra história e o maior gerador de meme da edição foi a sandália que a Manu Gavassi, uma das participantes, usava sempre quando o programa ia ao ar!
O meme viralizou no twitter e a sandália virou assunto nacional, vendendo em larga escala.
Em 2015 o desafio do balde de gelo tomou conta do mundo inteiro e tinha como finalidade conscientizar a população sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica e arrecadar fundos.
Milhares de pessoas postaram nas suas redes sociais cumprindo o desafio e a campanha arrecadou mais de 15 milhões de dólares.
Para criar um marketing viral você precisa ficar atento nos indicadores de marketing digital do seu produto/marca para impulsionar a sua ideia de forma correta.
Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.
Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.
O marketing viral, pode te ajudar em vários fatores como:
Essa estratégia, por vez, é imprevisível, pode acontecer de uma ação promocional não gerar o retorno esperado, mas em contrapartida trazer um grande efeito de longo prazo em termos institucionais e de consolidação da marca.
Uma dica é fugir dos padrões aplicados à mídia convencional e, principalmente, não contrariar o público, que deverá ser o multiplicador da mensagem.
São as ações espontâneas que tendem a ser mais aceitas e trazer melhores resultados.
É preciso entender também o tipo de público que se pretende atingir para enviar a mensagem que mais atende às suas características e perfis, porque obviamente não são todos os assuntos que agradam a todas as pessoas!
Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?
Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!
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Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
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