Priorização de tarefas é um problema recorrente para profissionais que atuam em diversos projetos, além disso, saber a forma correta para tomada de decisão pode ser um fator importante durante a implementação de novas metodologias.
Como uma forma de minimizar esses desafios, conheça a Matriz RICE, um framework capaz de auxiliar no processo de priorização de execuções e otimizar a produtividade da equipe.
Ao utilizar essa metodologia, os gestores conseguem de forma analítica observar o melhor ponto de partida, além de dimensionar o tamanho dos projetos em desenvolvimento e o quanto de esforço da equipe aquele projeto demandará.
Ficou curioso para entender mais sobre a Matriz RICE? Continue a leitura desse texto que será desenvolvido através dos seguintes tópicos:
Pensar estrategicamente é a competência obrigatória que um empresário ou consultor precisa possuir. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.
No Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.
Já imaginou ser capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá?
Então não perde tempo e se inscreve já no nosso Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados!
Aproveite a leitura e tenha um bom aprendizado!
A Matriz RICE, também conhecida como Matriz de Priorização, é um método utilizado para facilitar o processo de tomada de decisão, fazendo com que a produtividade seja potencializada.
Dessa forma, a Matriz RICE faz com que os gestores tenham de maneira analítica, uma visão mais ampla de projetos e processos. Com isso, torna-se possível uma observação mais profunda de como eles se encaixam nas prioridades do momento da empresa.
Para que o objetivo dessa metodologia seja concluído da maneira esperada, o profissional deve saber de forma clara diversos pontos, sendo eles: número de pessoas que pretendem alcançar, o impacto que aquele projeto pode gerar em nível de empresa e cliente, grau de confiabilidade para o êxito e quais os esforços necessários para que se torne realidade.
A Matriz RICE possui esse nome devido a junção da inicial dos 4 pilares de priorização utilizados na metodologia. Confira um pouco mais detalhadamente sobre cada um deles:
Do português, Alcance, o Reach é o primeiro pilar da Matriz RICE. Nessa etapa será definido o número de pessoas impactadas com o projeto proposto e em quanto tempo.
O tempo definido deve seguir de forma linear e inalterada para todos os projetos, pois, dessa forma, será possível estimar qual a proporção do alcance e realizar comparativos. Além disso, o tempo definido deve ser próximo da realidade atual da empresa.
Um exemplo simples de aplicação do Reach é:
Suponha que um Blog deseje atingir através de marketing orgânico, 5000 novos usuários por mês, ao final de 3 meses esse número será de 15000 usuários adicionados.
Esse número pode ser atingido através de um processo contínuo de observação do número de usuários diários que fazem alguma interação com o blog.
O Impacto é o segundo pilar da Matriz RICE. Essa métrica ocorre juntamente do Reach, isso porque, o impacto nada mais é que o efeito que o projeto causou nos clientes alcançados.
Dando continuidade ao exemplo apresentado no tópico anterior e considerando que o blog dispare diariamente uma newsletter, a pergunta para resposta neste tópico será: quanto o disparo diário da newsletter fará com que o blog consiga novos leitores de forma orgânica?
Para metrificar esse Impacto, foi desenvolvida uma escala de 0.25 à 3 que deve ser seguida, confira:
Essa escala deve ser utilizada pois ao final do cálculo da matriz serão utilizados os valores definidos por ela.
A confiançaestá diretamente ligada aos passos anteriores, isso porque ela determina em forma de porcentagem o quanto os gestores se sentem confiantes com as propostas definidas anteriormente.
Novamente existe uma escala para que essa confiança seja determinada:
Quanto mais próximo de 100%, o indicativo é que o projeto tem altas chances de obter o resultado esperado. Caso o valor fique abaixo de 50%, é necessário que exija uma revisão do que está sendo proposto, pois pode ser muito arriscado.
Effort significa “Esforço”, esse pilar busca entender e mensurar qual o esforço demandado pelo time, mais especificamente por cada membro da equipe para o desenvolvimento do projeto em questão.
Assim como Confidence e Impact, essa métrica também possui uma unidade de medida utilizada para defini-lo. O esforço é dado da forma: pessoa-mês, ou seja, o quanto um colaborador pode produzir durante o mês.
A diferença é que, como oposto às outras métricas, quanto maior o esforço realizado por um membro, pior é para o projeto em desenvolvimento.
Como exemplo, suponha que o projeto de divulgação dos artigos do blog será realizado em 1 mês, dessa forma, demanda 1 pessoa-mês e assim sucessivamente.
Agora que você já conhece cada pilar da Matriz RICE e entende como eles funcionam, é hora de aprender como aplicá-la em seu negócio.
Como mencionado anteriormente, o valor da Matriz RICE é determinado através de uma fórmula, sendo ela:
Pontuação Matriz RICE = (Reach x Impact x Confidence)/Effort
Dessa maneira, basta o gestor analisar o valor e observar se precisam ser realizadas mudanças em alguns dos pilares ou não. Caso fosse esperado obter uma pontuação mais baixa e obteve-se um valor alto, vale a observação das métricas anteriores para encontrar o gargalo do problema.
Além disso, para que essa implementação seja realizada de maneira assertiva, é necessário que todos os colaboradores estejam dispostos a trabalhar de maneira integrada para o bem do projeto em desenvolvimento.
A Matriz Rice é um framework capaz de auxiliar gestores e desenvolvedores no processo de tomada de decisão e priorização de tarefas. Com a aplicação dessa metodologia, é possível que as equipes trabalhem baseadas em prioridades já definidas.
Outro ponto importante, é que essa ferramenta faz com que os processos sejam otimizados, impulsionando as chances de sucesso, fazendo com que o impacto cresça de forma exponencial e, consequentemente, aumentando os resultados positivos para a corporação.
Para continuar seu aprendizado, confira mais alguns benefícios da aplicação da Matriz RICE:
O Roadmap pode ser definido como um guia para o desenvolvimento de produtos, fazendo com que a equipe possua orientação sobre o que deve ser feito. Além disso, esse roteiro tem em seu escopo quais os objetivos, prazos e quais as atividades devem ser realizadas durante o desenvolvimento do projeto.
Dessa forma, a utilização da Matriz RICE auxilia no processo de definição desse roadmap, apresentando quais as prioridades e posteriormente, o que será anexado junto à gestão de produtos.
Uma vantagem muito importante da Matriz RICE, que muitas empresas buscam diariamente, é o alimento das equipes. Isso ocorre pois, esse framework apresenta de forma clara quais as prioridades designadas para área de produtos que todos os colaboradores possuem.
Para que essa vantagem aconteça, é ideal que o processo de construção e definição dos pilares envolva o time responsável, por isso, é importante que seja criada em um documento compartilhável.
Dessa forma, essa forma de definição e criação das prioridades faz com que os profissionais possuam senso de pertencimento, elevando a consciência acerca do roadmap e do que a empresa espera do desenvolvimento dos produtos.
Outro benefício da utilização desse framework, é possuir embasamento a respeito de dados para tomada de decisões assertivas, priorizando os processos certos para garantir a produtividade do time e os resultados esperados.
Dessa maneira, através de uma escala numérica, o time de desenvolvimento prioriza as atividades que devem ser realizadas mais rapidamente. Além disso, essa escala faz com que os objetivos estejam claros e objetivos, transformando a avaliação de diversos processos de forma semelhante.
Como já apresentado anteriormente, a Matriz RICE foi desenvolvida para auxiliar no processo de otimização e priorização de tarefas. Muitas equipes acabam trabalhando em produtos digitais e por isso, precisam saber gerenciar stakeholders e suas necessidades.
Outro ponto importante, é que esse framework também auxilia na aquisição do chamado buy-in dos stakeholders. Isso porque, através dela é possível alinhar as atividades a serem realizadas e hierarquizar todo processo.
Para aplicar de forma eficiente a Matriz RICE, busque aprender também sobre como funciona uma Gestão, com a nossa formação direcionada a isso!
Você sabia que um consultor em Gestão, no Brasil, tem salário médio de R$ 6 mil ao mês?
Por ser um profissional completo, que domina técnicas de gestão, além de liderar e inspirar pessoas, o consultor em gestão pode trabalhar em diversos tipos de projetos e processos, visando sempre atingir altos resultados.
Com a Formação em Gestão da Voitto você tem acesso a 19 cursos + 4 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!
Com desconto de 75%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Seja o responsável pelo seu sucesso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!