O que é um plano de marketing?
Por que é importante ter um plano de marketing?
Como elaborar um plano de marketing?
Estrutura de um plano de marketing
Atinja os resultados desejados!

Descubra o que é um Plano de Marketing e como elaborá-lo para o seu negócio!

Saiba mais sobre a estrutura do plano de marketing, a importância para sua empresa e os elementos principais para o seu desenvolvimento.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Descubra o que é um Plano de Marketing e como elaborá-lo para o seu negócio!

O plano de marketing tem se mostrado essencial para qualquer marca que queira alavancar suas vendas por meio de ações de divulgação e de posicionamento nas mídias.

Ele é responsável por dar um panorama geral das ações de comunicação de sua empresa, além do monitoramento das métricas e da gestão do conhecimento para os planos seguintes.

Continue neste artigo e descubra a importância de um plano de marketing a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é um plano de marketing?
  • Por que é importante ter um plano de marketing?
  • Como elaborar um plano de marketing?
  • Estrutura de um plano de marketing
  • Atinja os resultados desejados! 

Vamos lá!

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é um documento que apresenta um conjunto de estratégias para a sua marca durante um dado período de tempo, apresentando as ações direcionadas aos objetivos e metas de sua empresa.

Esse planejamento pode ser realizado em um intervalo de um a cinco anos, ou até mesmo ser elaborado para campanhas específicas, como é o caso das datas comemorativas sazonais - por exemplo a Black Fridaye o Natal.

O Marketing Digital é uma das principais maneiras de colocar em prática as estratégias e as ações desse plano nas mídias sociais. Outras maneiras são o Marketing de Conteúdo, de Influência e de Branding.

Para isso, a Voitto preparou para você o Kit de Planilhas Marketing e Vendas. Com ele, você poderá analisar e controlar os dados do seu negócio com facilidade e eficiência. Baixe agora mesmo!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Por que é importante ter um plano de marketing?

O plano de marketing é essencial para que sua marca tenha um direcionamento em relação às ações de divulgação. As estratégias são formuladas para alcançar os objetivos e metas traçados pela sua empresa.

Esses objetivos podem ser a fidelização do cliente, o aumento das vendasdo produto ou serviço ou o aumento do relacionamento com os leads nas mídias sociais, por exemplo.

Além disso, esse planejamento é responsável por tornar o processo mais eficiente, diminuindo os esforços de sua equipe e melhorando a sua assertividade nas tarefas.

Logo, todo o processo possibilita a documentação e gestão do conhecimento, podendo ser utilizado para implementar melhorias estratégicas e operacionais para os planos de marketing seguintes.

O plano de marketing é essencial para tornar o processo eficiente. Foto: Unsplash - Campaign Creators

Como elaborar um plano de marketing?

Um plano de marketing deve ser elaborado com bastante cautela, levando em conta que será o direcionamento das ações e do posicionamento de sua marca perante os stakeholders.

A primeira das etapas do plano de marketing é o seu planejamento. Esse momento consiste em coletar todas as informações necessárias para a construção da estratégia de marketing.

Deve-se levar em conta a identidade organizacional da empresa, ou seja, a missão, visão e valores, e por meio disso, mapear os objetivos e as metas com as ações de marketing.

Além disso, é importante levar em conta a análise de forças e fraquezas de sua empresa, o seu público alvo e persona, os seus concorrentes, o ambiente externo e a jornada de compra do seu cliente.

Um plano de marketing pode ser direcionado para a comunicação geral de uma empresa durante um ciclo estratégico, como também pode ser elaborada para campanhas específicas, como a da Black Friday e das festas de fim de ano.

Em seguida, devem ser elaborados os planos de ação para que se atinjam esses objetivos e metas. Estes devem ser os mais detalhados possíveis para que não surjam dúvidas por parte dos profissionais envolvidos.

Após as estratégias estarem traçadas no papel, entramos na fase de implementação, em que é realizado um acompanhamento das métricas por meio de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e de planilhas.

Por fim, a fase de avaliação consiste em utilizar os dados coletados na fase de implementação em gestão do conhecimento para os planos seguintes. Entender quais ações surtiram efeito e quais podem sofrer mudanças.

O plano de marketing passa pelas fases de planejamento, implementação e avaliação. Foto: Unsplash - Isaac Smith.

Continue neste artigo e confira os tópicos essenciais para o seu plano de marketing!

Estrutura de um plano de marketing

Alguns tópicos são essenciais apresentar em um plano de marketing. Confira a seguir alguns deles:

Análise SWOT

Por meio da Análise SWOT, é possível identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças relacionadas à sua empresa e quais ações realizar para conseguir os melhores resultados.

Em alguns planos de marketing, as Forças de Porter (rivalidade entre os concorrentes, poder de barganha dos clientes e fornecedores, ameaça de entrada de concorrentes e produtos substitutos) também são utilizadas para a análise.

Persona e público-alvo

Identificar o seu público-alvo e, a partir dele, elaborar a persona da sua empresa, é essencial para estabelecer estratégias que estejam direcionadas a quem possa adquirir o seu produto ou serviço.

Estabelecer a sua persona é também definir quais são os seus interesses, comportamentos, motivações, objetivos e preocupações, tornando mais simples o processo da captação de clientes para as suas vendas.

A persona e o público alvo podem ser definidos por meio de pesquisas de mercado, além da utilização de ferramentas como o Google Analytics e o SemRush.

Análise dos Ambientes e P's do Marketing

A Análise dos Ambientes consiste na investigação de fatores que afetem a empresa e o seu produto na execução do plano de marketing.

Os ambientes a serem analisados são demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal e sociocultural.

Já o Mix de Marketingé composto por quatro variáveis: produto, preço, praça e promoção. Esses P 's são essenciais para a elaboração de qualquer estratégia de Marketing do seu produto.

Jornada de Compra

Após a definição do público alvo e da persona, também é interessante a definição da jornada de compra do seu cliente, para entender quais são suas dores e, consequentemente, quais conteúdos ofertá-lo.

A primeira etapa da jornada é o aprendizado e a descoberta, que é quando o seu cliente ainda não sabe que existe um problema ou uma dor. Devem ser produzidos conteúdos interessantes e que tirem dúvidas do cliente.

Em seguida, vem o reconhecimento do problema, quando esse potencial cliente começa a perceber que existe um problema em seu cotidiano e precisa saná-lo. Aqui, as soluções podem começar a ser apresentadas.

Na consideração da solução, o cliente começa a buscar uma solução eficiente para resolver o seu problema e já cogita adquirir produtos ou serviços para tal. É interessante apresentar o seu produto ou serviço de forma detalhada.

Por fim, vem a decisão de compra, quando o seu cliente decide adquirir o seu produto. É necessário agora orientar como essa compra deve ser feita, mostrando que o seu produto ou serviço é o melhor no mercado.

Objetivos e metas

Após analisar todo o cenário em que sua marca está presente, chegou a hora de definir quais serão os seus objetivos e metas com o plano de marketing, quais os resultados que deseja alcançar com essas estratégias.

Para isso, ter uma noção de planejamento estratégico, de metodologia ágil e de OKRs é essencial. Assim, você definirá quais serão as KPIs (indicadores-chave de desempenho) a serem seguidas e como acompanhá-las.

Quanto mais definidos forem os objetivos e as metas, mais fácil será de obter sucesso e assertividade nos planos de ação traçados. É ideal utilizar a metodologia SMART(específica, mensurável, atingível, realista e temporal).

Estratégias a serem realizadas

Depois de entender quais as ações que devem ser realizadas para o alcance dos objetivos e das metas, você deve definir quais são as estratégias a serem utilizadas na comunicação de sua empresa.

Para isso, é interessante a elaboração de um plano de ação 5W2H (o quê, porquê, onde, quando, quem, como e quanto), definindo as ações que serão realizadas detalhadamente.

Também é importante pensar em planos B e em possíveis gerenciamentos de crise caso o primeiro plano não atinja os resultados esperados.

Controle de Orçamento e Cronograma

Essa seção é muito importante para que não tenha excesso de gastos com as ações de marketing. O ideal é definir um teto máximo para os planos de ação, se possível com o valor definido para cada ação.

Além disso, é essencial estimar também um prazo de duração e um cronograma para cada ação do planejamento estratégico.

Atinja os resultados desejados!

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do Blog Voitto!

A Voitto preparou para você o curso Formulação de um Planejamento Estratégico. Com ele, você desenvolverá a capacidade de pensar estrategicamente, além de se comunicar com eficiência com a sua equipe. Acesse já a nossa plataforma!

Você sabe como e o que é necessário para fazer a Formulação de um Planejamento Estratégico?

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de mitigar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Pensando nisso criamos o curso de Formulação de um Planejamento Estratégico, em que você você irá aprender na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Com o curso de Formulação de um Planejamento Estratégico você também será capaz de analisar o ambiente empresarial a fim de antecipar as dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Se interessou? Então não perca a oportunidade e se inscreva agora no nosso curso de Formulação de um Planejamento Estratégico!

Formulação de um Planejamento Estratégico, garanta sua vaga!

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.