Uma habilidade fundamental em tempos de fake news é o pensamento crítico. Ao desenvolvê-lo conseguimos analisar uma situação, informações recebidas pelo meio digital e os nossos próprios pensamentos de forma assertiva em nosso dia a dia.
Muita das vezes temos a tendência de achar que estamos analisando alguma situação de forma crítica, porém estamos apenas utilizando de raciocínios intuitivos que, em algumas situações, nos levam a fazer julgamentos mal fundamentados.
Nesse artigo vamos aprender sobre os seguintes temas:
Vamos lá?
Pensamento crítico, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é uma forma de julgamento reflexivo que emprega critérios intelectuais como clareza, credibilidade, precisão, relevância, profundidade e significância.
Essa habilidade envolve uma observação, seguida por um julgamento baseado em referências, motivos e argumentos.
O pensamento crítico é formado por um relevantes para que uma pessoa possa ter sucesso em sua vida pessoal e profissional através de crenças formadas por observações fundamentadas.
Diferente do nosso pensamento automático, que visa gastar a menor quantidade de energia, o pensamento crítico deixa de lado as nossas crenças e valores e nos leva a analisar os fatos e não interpretá-los. Por ser uma habilidade cognitiva ele pode e precisa ser exercitado.
No meio acadêmico o pensamento crítico é entendido como uma ferramenta capaz de possibilitar a autonomia dos estudantes.
Segundo Francis Bacon, político, filósofo e cientista, pensamento crítico é:
" ter o desejo de buscar, a paciência para duvidar, o empenho para meditar, a lentidão para afirmar, a disposição para considerar, o cuidado para ordenar e o ódio por qualquer tipo de impostura."
O pensamento crítico é composto por dois pilares, sendo eles:
Assim, após uma observação o indivíduo se questiona (pela sua capacidade cognitiva) e julga (aplicando o espírito crítico) a situação para então responder aos estímulos recebidos.
O pensamento crítico tem compromisso com a verdade, por isso é importante não aceitar uma informação de forma imediata. É preciso avaliar as fontes, diferenciar o que é fato e o que é opinião.
Para criticar uma informação é necessário saber que ela é uma argumentação composta por várias premissas que levam a uma conclusão.
Mas, para que serve tudo isso?
O pensamento crítico, capazes de tomar decisões mais assertivas a partir de argumentos sólidos.
Ao praticar o pensamento crítico nos tornamos pessoas mais receptivas e flexíveis.
Essa habilidade é importante em todas as áreas pois as pessoas se tornam autoconfiantes, proativas e criativas, o que favorece a inovação.
O pensamento crítico também nos auxilia a deixar o comodismo de lado e nos ajuda a sermos indivíduos mais adaptáveis.
Quando nos utilizamos dele evitamos generalizações e passamos a tomar decisões mais assertivas, evitando retrabalhos, desperdício de tempo e de energia.
Em ambientes organizacionais nos quais a otimização e a redução de desperdíciossão cada vez mais valorizados, aprimorar essa habilidade é essencial para a sua carreira.
O sistema Lean, cada vez mais utilizado nas organizações propõe uma cultura enxuta e flexível que procura reduzir os desperdícios, sejam eles de tempo, material ou mão de obra. Para isso são necessários colaboradores que possuam pensamento crítico para a tomada de decisões assertivas.
Já sabemos que o pensamento crítico é formado por habilidades cognitivas. Agora vamos entender quais são essas habilidades para que possamos pensar criticamente.
Na imagem a seguir podemos observar as capacidades de uma pessoa que desenvolve o pensamento crítico.
Segundo os doutores Richard Paul e Linda Elder, pesquisadores da The Critical Thinking organization, existem sete fatores que devem ser aplicados quando vamos praticar o pensamento crítico, sendo eles:
Para que um argumento seja avaliado é necessário que ele seja claro, para que contra-argumentos sejam levantados e possíveis ideias possam ser formuladas.
Apesar dos argumentos serem claros muitas vezes eles não são exatos. Como já dissemos o pensamento crítico tem compromisso com a verdade, assim é preciso verificar as fontes das quais as informações vieram para se certificar que a informação é confiável.
É preciso ter exatidão sobre as informações, tendo certeza dos dados.
Apesar de uma proposição ser clara, verdadeira e precisa, ela pode não ser pertinente, ou seja, não ter vínculo com o assunto em questão.
Uma proposição não pode ser superficial, ela precisa de argumentos que a sustentem, que levem o interlocutor a entender a complexidade do assunto.
A amplitude está relacionada com as demais perspectivas que um assunto pode ter. Ela auxilia no tratamento de problemas, de modo que podemos ter outros pontos de vista para analisá-lo.
A lógica está relacionada com a concordância entre os pensamentos. Se estes se apoiam podemos dizer que a proposição é lógica, mas se eles forem contraditórios então dizemos que a sua combinação não é lógica.
Para ficar mais claro como que os 7 fatores se complementam veja a imagem abaixo:
Você sabia que uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho é saber tomar decisões? Porém, para realizar uma decisão assertiva é preciso desenvolver o seu pensamento crítico e a eficácia de suas análises.
Com isso, você conseguirá se transformar em um profissional mais consistente e racional nas suas medidas.
Ao baixar esse material, você terá noção do seu nível de pensamento crítico e o quanto precisará desenvolver essa habilidade super importante. Além disso, poderá ter um maior auto conhecimento que te ajudará na sua jornada profissional!
Bora começar? Faça nosso teste e descubra agora qual o seu grau de pensamento crítico!
Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!