O que é Palavra-chave?
O que é a Pesquisa de Palavras-chave?
Qual a Importância de Fazer a Pesquisa de Palavra- chave?
Como Fazer uma Pesquisa de Palavras chave?

A Pesquisa de Palavras-chave Pode ser Decisiva para seu Site Decolar, entenda!

Entenda o que é e qual a importância da pesquisa de palavras-chaves, além de como realizar essa tarefa fundamental!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
A Pesquisa de Palavras-chave Pode ser Decisiva para seu Site Decolar, entenda!

Apesquisa de palavras-chave é um fator importante para definir temas mais assertivos, com alto ranqueamento, maior conversão de leads, entre outras vantagens. Sendo assim, é uma ferramenta importante para inserir na estratégia de marketing de conteúdo!

Vale ressaltar que as palavras-chaves podem ser inseridas em diversos tipos de mecanismos de busca, o principal foco desse artigo é em cima das palavras-chaves do Google.

Essa pesquisa é simples de ser realizada, porém é necessário o conhecimento de alguns fatores para que ela seja aplicada de maneira mais efetiva. Explicaremos em detalhes nos seguintes tópicos:

  • O que é palavra-chave?
  • O que é a pesquisa de palavras-chave?
  • Qual a importância de fazer a pesquisa de palavras-chave?
  • Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

O que é Palavra-chave?

De forma direta e simples, a palavra-chave é basicamente a palavra ou conjunto de palavras que o usuário digita nosmecanismos de buscaesperando encontrar uma resposta. Portanto, todas as buscas da web são feitas por palavras-chaves.

A importância de manter o foco e controle na utilização de palavras- chaves é crucial, uma vez que todas as informações exibidas ao usuário dependem disso.

A pesquisa de palavras-chave está relacionada à ferramenta do SEO, que se baseia em boas práticas para melhorar o desempenho do seu site na web. Dessa forma, as palavras-chave possuem dois principais grupos, head tail e long tail:

Head tail: trata-se de pesquisas com uma única palavra ou com poucas, são pesquisas mais amplas que podem gerar diversos tipos de resultados. Geralmente são palavras com um número de pesquisa elevado e alta concorrência para ranqueamento.

Long tail: pesquisas mais específicas que geralmente envolvem mais palavras, especificando o assunto. É comum ter um número de pesquisa inferior, porém a dificuldade no ranqueamento também é menor.

O que é a Pesquisa de Palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave é um estudo feito para encontrar as palavras-chave certaspara seu nicho de mercado e também que vão de encontro com os interesses de seus clientes.

Sendo assim, é criado um conteúdo específico para cada palavra-chave encontrada e tais conteúdos poderão ajudar no aumento do tráfego orgânicodo seu site.

Para realizar a pesquisa de palavras-chave é necessário entender alguns pontos, o primeiro deles é em torno da persona.

A persona é um personagem fictício que representa o seu cliente, ela pode ser baseada nos consumidores que você já teve, mas também é possível chegar a um consenso entre a equipe sobre a possível personalidade que representa a maioria dos seus clientes.

Compreendendo uma ou mais personas e tendo familiaridade com elas, é viável extrair algumas de suas principais pesquisas, ou seja, palavras-chave que devem estar em seu repertório de conteúdo de forma muito bem elaborada.

Outro ponto que pode ser explorado é utilizar softwaresque auxiliam na escolha de palavras-chaves. Esses programas levam em consideração diversos fatores como concorrentes, seu próprio nicho de mercado, palavras em alta e até mesmo seu próprio site.

Sendo assim, eles podem gerar uma lista de palavras que possuem o poder de alavancar seu site e tráfego orgânico, podendo utilizá-las como guia para sua produção de conteúdo.

Um desses programas é o Google Adwords, possuímos um material gratuito que auxilia no acompanhamento dos resultados dessa ferramenta.

Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.

Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.

Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.

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Qual a Importância de Fazer a Pesquisa de Palavra- chave?

A principal importância e vantagem em realizar a pesquisa de palavra- chave é possuir um conteúdo mais assertivo para seu nicho de mercado. Um conteúdo que seu público tenha mais interesse e gastará mais tempo consumindo.

Ao realizar essa pesquisa é possível aumentar sua visibilidade e alcance em relação tanto a head tail quanto a long tail, atraindo novos clientes e aumentando a autoridade da sua marca. Resultando assim em umaumento do tráfego orgânico.

Long tails são palavras específicas e devem ser exploradas para direcionar o cliente diretamente ao conteúdo principal do seu site. Por exemplo, a Escola de negócios do Grupo Voitto é a mais completa do mercado e nossos principais produtos são nossas formações em Lean Six Sigma. Se o cliente estiver procurando essa capacitação, será possível encontrar o nosso produto como um dos primeiros no rankeamento do google.

Dessa forma, há diversos conteúdos relacionados especificamente para Lean Six Sigma, abordando diversas palavras-chaves long tail. Lembrando que ao longo do processo é possível, mesmo não sendo esse o objetivo, conquistar alguns head tails.

De forma geral,realizar a pesquisa de palavras-chave só trará benefícios para sua marca e seu site ao longo do tempo, mas também mostrará alguns resultados a curto prazo.

Mas como realizar essa pesquisa de maneira prática? Leia no tópico seguinte.

Como Fazer uma Pesquisa de Palavras chave?

Agora que você já entendeu do que se trata uma pesquisa de palavra-chave e sua importância, está na hora de colocar em prática. Veja como é feita a divisão nos tópicos abaixo:

1- Definir qual será o Critério de Escolha

Uma palavra-chave pode ser definida de diversas maneiras, levando em consideração sua persona, seu tema, nicho de mercado, concorrente, entre outros fatores.

Para essa etapa vale a pena pensar qual será o fator que vai de encontro com a estratégia estabelecida para esse momento. Qual fator irá melhorar o ponto em que estãofocados em solucionar/melhorar

2- Definir a Ferramenta que será Usada

A maioria das ferramentas que são utilizadas para esse tipo de pesquisa são pagas, porém é possível utilizar ferramentas gratuitas que darão grande auxílio, como o Ubersuggest e outros sites.

Outras ferramentas que podem ser utilizadas são:

  • Keyword Planner (Google Ads/Adwords);
  • SEMRush;
  • Keywordtool.io.

3- Conhecer a Ferramenta e Colocar a Mão na Massa

Muitas vezes as ferramentas que envolvem SEO  tem diversas funções e são muito completas. Por isso é de extrema importância você mexer muito na sua ferramenta com objetivo de conhecê-la e saber tudo o que pode extrair dela.

Sendo assim, muitas vezes poderá analisar mais de um critério no mesmo local, traçando um planejamento de palavras-chave e montando uma estratégia completa que vá de encontro com as metas da sua marca.

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Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

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