O que é Phygital?
Como colocar o Phygital em prática?
Tecnologias para utilizar na estratégia Phygital!
2 empresas que apostaram nessa estratégia!
Essa é a trilha para o sucesso!

Entenda como a metodologia Phygital pode transformar seu negócio!

Como a transformação digital impactou o setor de varejo? Saiba isso e ainda, entenda a importância do Phygital nesse contexto!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como a metodologia Phygital pode transformar seu negócio!

Para alcançar sucesso dentro do processo de vendas é necessário delimitar o comportamento do consumidor e investir em sua experiência, visando garantir sua satisfação.

Esse comportamento vem se alterando constantemente, principalmente na era digital, em que as relações online entre o comércio e clientes vêm sendo colocada em evidência de forma significativa.

Diante disso, conheça essa metodologia inovadora que tem o objetivo de integrar os meios digitais e físicos para que o cliente tenha uma experiência Phygital marcante. Logo, não deixe de investir na leitura dos tópicos listados abaixo!


● O que é Phygital?

● Como colocar o Phygital em prática?

● Tecnologias para utilizar na estratégia Phygital!

● 2 empresas que apostaram nessa estratégia!

Vamos à leitura?

O que é Phygital?

Como o próprio nome já indica, Phygital se refere à integração entre o físico e o digital. Assim, o ambiente online e offline são fundidos para que se tenha uma experiência do consumidor positiva.

Dessa forma, as tecnologias podem ser aplicadas na loja física para promover a praticidade dos canais digitais ou ainda, o ambiente online pode fazer uma interface com a experiência de compra física.

Essa estratégia vem se destacando cada vez mais como uma tendência para o setor de varejo, que por sua vez, vem expandindo sua forma de comercialização para o ambiente digital, de forma integrativa ao ambiente físico.

Desse modo, o principal objetivo do Phygital é promover uma interação híbrida com o consumidor, proporcionando uma experiência marcante para estabelecer um relacionamento através do processo de compra.

Vale ressaltar ainda que esse é um tipo de estratégia omnichannel, ou seja, em que a maneira de se relacionar com o cliente é integrada em todos os canais que a empresa está presente, fortalecendo assim, o vínculo entre as partes.

Diante disso, o Phygital é uma ferramenta muito importante para o aumento do engajamento do público, estabelecimento da fidelização de clientes e ainda, aumento do reconhecimento da marca.

Muito interessante, não é mesmo? No próximo tópico, entenda como essa metodologia funciona na prática, conferindo dicas de como implementá-la com eficiência!

Como colocar o Phygital em prática?

Ao contrário do que muitos pensam, para a  implementação do Physical não é necessário adquirir tecnologias extraordinárias e com um alto custo. Por isso, confira dicas fáceis de como colocar esse conceito em prática!

Conheça bem o seu público

O mapeamento do seu público alvo e a definição de uma persona para o seu negócio é essencial para proporcionar uma experiência única e marcante dentro do ambiente comercial híbrido. Por isso, faça análises para conhecer o perfil do seu público.

Entenda o funcionamento dos canais

O conhecimento técnico de como funcionam os diferentes canais de veiculação de informação na internet é muito importante para ter sucesso no espaço digital. Por isso, investir em capacitações e especialistas em redes sociais é um passo importante para colocar o Phygital em prática.

Tenha estratégias de marketing de conteúdo

Com a alta de veiculação de conteúdos na internet, sua produção deve chamar atenção do seu público. Para isso, é necessário promover ações de marketing de conteúdo de maneira autêntica e relevante, agregando valor ao usuário que te acompanha.

Invista na implementação de tecnologias

A tecnologia é a principal aliada do Phygital, por isso, o investimento em ferramentas tecnológicas para o seu negócio é essencial. Portanto, é interessante sempre acompanhar as principais inovações e tendências desse ramo para agregar valor a sua marca.

Diante disso, não deixe de conferir o tópico seguinte em que essas principais ferramentas são explicadas com mais detalhes!

Tecnologias para utilizar na estratégia Phygital!

Como visto anteriormente, a tecnologia pode ser utilizada como uma grande aliada da estratégia Phygital, por isso, listamos algumas dessas principais aplicações, confira!

Análise de dados

Os dados são peças fundamentais para a tomada de decisão. Dessa forma, contar com a tecnologia de um banco de dados - como Big Data - para o aprimoramento do Phygital é muito interessante!

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um avanço tecnológico que pode ser amplamente explorado para a aplicação em negócios híbridos. Isso se deve a sua versatilidade e eficiência, pode abranger desde os atendimentos até o processo pós venda.

Internet das coisas

A Internet das coisas (IoT) é um mecanismo usado para a integração de dados estratégicos à objetos do cotidiano.

Por isso, seu uso pode ser muito interessante para o modelo híbrido, visto que, pode ser aplicado tanto em ferramentas simples como qr codes, quanto em ferramentas mais complexas, como a integração da realidade aumentada e realidade virtual!

Para finalizar, não deixe de conhecer empresas que apostaram no Phygital e obtiveram sucesso, veja no tópico seguinte!

2 empresas que apostaram nessa estratégia!

O Phygital não é só um conceito que se limita a teoria, pois já existem muitas aplicações desta metodologia, sendo inclusive casos de sucesso em grandes empresas. Veja 2 exemplos disso!

Amazon Go

A Amazon Go é uma iniciativa híbrida de um dos maiores marketplaces do mundo. Apesar de ter um grande domínio no e-commerce, a Amazon também possui ambientes físicos destinados à comercialização direta.

Com isso, no Amazon Go a tecnologia é amplamente empregada para proporcionar a praticidade e versatilidade do online no ambiente físico, por meio de terminais de auto-atendimentos e pagamentos com checkout.

Dessa forma, é preciso comprar ou retirar produtos nesse espaço físico sem depender de um atendimento presencial, o que faz com que os produtos ou serviços fiquem disponíveis 24 horas por dia.

Grupo Big

O Grupo Big é um dos maiores varejistas do ramo alimentício, que possui amplas instalações físicas e está investindo cada vez mais no e-commerce para potencializar a aplicação do Phygital.

Assim, a principal implementação dessa empresa para a experiência online é a parceria com empresa de entrega rápida e gratuita, como o Ifood, Uber Eats, Cornershop e Rappi.

Logo, fica evidente que a implementação do Phygital é um diferencial para que sua empresa se destaque no seu nicho.

Essa é a trilha para o sucesso!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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