O avanço da tecnologia e a inovação na oferta de produtos e serviços refletem uma necessidade urgente para empresas de todos os portes e segmentos: a presença digital. Apesar de todas as mudanças tecnológicas, um conceito permanece igual: ir até onde o público está.
O universo digital se torna cada vez mais o local onde os potenciais clientes de diversas marcas estão e não seria diferente com a sua empresa. O que você está esperando para fazer o seu negócio ter visibilidade online?
No post de hoje compartilharemos dicas imperdíveis para a sua empresa aproveitar todas as oportunidades de alavancar o seu negócio através da presença digital. Boa leitura!
Como dissemos no início do texto, uma marca que tem presença digital entende tudo sobre priorizar o crescimento do seu negócio.
Uma empresa que tem presença digital sabe que é nesse espaço virtual que está o seu público. E é por isso que ela precisa investir em estratégias que resultem na atração dessas pessoas e consequentemente no fechamento de contrato pela compra de seu produto ou serviço.
Diariamente, milhares de pessoas no mundo inteiro realizam pesquisas nos principais motores de buscas. O mais famoso deles, o Google, é sem dúvidas o mais utilizado. Um artigo publicado no ano de 2021 na página de esportes do site Yahoo! informou que o Brasil é o segundo país no mundo em usuários que fazem pesquisas no Google. Em 2023, o Brasil continuou a se destacar no cenário global como um dos maiores usuários do Google.
Na ocasião, o país contava com 139 milhões de internautas, perdendo o primeiro lugar para a Índia, que possuía 462 milhões de usuários de internet. Isso significa que diariamente milhares de pessoas estão pesquisando no Google algo que possa solucionar as suas dores.
Muitas vezes, eles nem ao menos sabem qual problema possuem de verdade. Mas há diversas marcas online que oferecem a solução ideal em forma de um produto ou serviço. É saber estar na hora certa, no momento certo, para o público certo, através das estratégias certas.
Cada vez mais as oportunidades de negócios digitais vão se ampliando. Se antes era possível fazer compras apenas pelo site das empresas, hoje é possível realizá-las também através de seus perfis nas redes sociais e também pelo WhatsApp. Incrível, não é mesmo?
Estrategicamente, a presença digital é importante para as empresas pelos seguintes motivos:
● Concorrência leal com outras marcas;
● Otimizar a comunicação com o cliente;
● Ter autoridade;
● Ganhar visibilidade e uma presença digital real;
● Redução de custos;
● Crescimento sustentável da empresa.
O primeiro passo para digitalizar a sua empresa é entender que a tecnologia e inovação digital são aliados importantíssimos para que o seu negócio cresça no ambiente virtual.
Acompanhe agora as etapas de digitalização de uma empresa em 07 passos.
Antes de qualquer ação é preciso entender se a sua empresa possui todo o suporte necessário para entrar de vez no meio digital. Ainda que seja para adquirir recursos ligados à tecnologia e inovação, você precisa saber o que de fato a sua empresa possui.
Uma análise completa da situação atual do seu negócio requer informações específicas e precisas, como listar todos os seus processos e princípios, para que o modelo de negócios seja o mais transparente possível.
Ter todos os objetivos que você deseja alcançar com a digitalização do seu negócio é essencial para aproveitar todas as oportunidades que o universo virtual oferece.
Para essa finalidade, é necessário levar em consideração diferentes focos:
Estratégico - alinhamento das ações de todos os setores envolvidos no processo;
Econômico - garantia de que todas as novas demandas do dia a dia e processos organizacionais resultarão em rentabilidade e sustentabilidade;
Ambiente - a empresa deverá fornecer todas as condições necessárias para viabilizar as novas formas de pensar e agir;
Cultura Digital - muito além de metodologias e sistemas, é importante desenvolver o hábito de pensar em tudo funcionando de forma digital em tempo integral.
É praticamente impossível seguir com um processo de digitalização de uma empresa sem contar com a ajuda da tecnologia e inovação. Toda empresa que passa por esse momento precisa ter a sua plataforma web.
É essa ferramenta quem praticamente “anuncia” que a sua empresa agora está no digital. E nada melhor do que fazer jus ao investimento do que criar um site potente para sua marca.
Para impulsioná-lo, você deve investir em uma boa hospedagem de site. Além disso, em estratégias de SEO para ganhar autoridade no meio virtual e ser o centro das atenções do seu processo de digitalizar a sua empresa.
Inclusive, você não pode deixar de ter um e-mail profissional. Esse será um ponto primordial para trazer seriedade na comunicação que for estabelecer com clientes, fornecedores e demais contatos.
É comum que quando uma empresa decide migrar para o digital ela já possa contar com uma equipe de profissionais preparados para ajudar nesse período de transição.
Sabendo que já existe um time pronto e alinhado, saiba identificar quem são os membros responsáveis e em seguida monte equipes capazes de ajudar na redefinição de processos, encontrar oportunidades de melhorias e fazer ajustes para transformar o seu negócio.
Há muito tempo as estratégias de marketing deixaram de ser aplicadas visando apenas o retorno financeiro. O intuito é ganhar a confiança e a preferência do consumidor.
E isso só é alcançado quando a marca não mede esforços na hora de ajudá-lo a comprar corretamente, ou seja, entregando a solução que ele necessita para os seus problemas.
Cabe ao time de marketing da sua empresa compreender a necessidade da geração de valor para o seu público. A forma como a sua solução é apresentada ao mercado pode influenciar diretamente na mudança e manutenção dos seus resultados.
Atualmente, muitas empresas têm focado no Atendimento via WhatsApp e montado uma equipe de vendas específica para captar leads por meio do aplicativo.
Se você quiser saber como otimizar essa comunicação por meio do WhatsApp Business, recomendamos o uTalk, uma ferramenta que possibilita o atendimento simultâneo do seu time em vários computadores.
Você conseguiu digitalizar a sua empresa. Ok. Está mais que na hora de começar a colher os frutos dessa transformação e focar em aprimorar a experiência do cliente. Para que isso se torne real, você precisará conhecer em todos os detalhes tanto o perfil do cliente quanto as necessidades dele.
À primeira vista essa demanda pode parecer complexa. A boa notícia é que ela apenas parece. Com a ajuda na tecnologia e inovação é possível utilizar programas capazes não apenas de mapear, mas também de antecipar os comportamentos dos potenciais clientes.
Com isso, a sua empresa pode prever ou ajustar de forma ágil as necessidades do mercado para proporcionar a melhor experiência ao usuário, oferecendo produtos e serviços que eles desejam.
Levar uma empresa para o digital requer diversas mudanças de comportamento em toda a sua estrutura. O objetivo é deixar a marca cada vez mais próxima do cliente.
Com isso, todos os setores estarão cada vez mais próximos dos consumidores.
Historicamente, o departamento financeiro, por exemplo, sempre esteve distante dos clientes. Porém, se a sua marca realmente deseja ter uma presença digital poderosa, esse é um fato que fará parte do passado do seu negócio.
Quando todos os setores trabalham conectados, é possível analisar de maneira mais abrangente todas as necessidades do mercado e seus prováveis riscos.
A tecnologia e a inovação melhoram as organizações, especialmente ao fortalecer a presença digital das marcas. A digitalização amplia as chances de conquistar novos clientes e fidelizar os existentes.
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Este post foi produzido pela equipe da Umbler, uma plataforma de marketing que ajuda pequenas e médias empresas a atrair, converter e se relacionar com seus clientes no digital.
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