Provavelmente, você já ouviu falar sobre a previsão de demanda de uma empresa ou indústria e até como ela é fundamental para o planejamento e controle da produção e para a gestão de estoque.
A previsão de demanda é uma projeção da demanda que uma empresa ou indústria tem baseando-se em dados históricos e fatores como financeiros, econômicos e mercadológicos para a análise.
Se você gostaria de saber mais sobre o assunto, você está no artigo certo. Nesse texto vamos abordar os seguintes tópicos:
Mas antes, que tal já começar a se familiarizar com a previsão de demanda e como o PCP se relaciona com esse tema?
Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.
Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:
A previsão de demanda é um processo racional de busca de informações sobre o número de vendas de determinados produtos no futuro. Ou seja, é uma estimativa do que irá acontecer, em um determinado espaço de tempo, com as vendas dos produtos ou serviços da empresa com base nos requisitos do cliente.
Essa estimativa é marcada por premissas que vão guiar todo o planejamento dos setores da empresa e tomadas de decisão, como você vai conferir nos próximos tópicos.
O objetivo macro da previsão de demanda, também chamada de estimativa de demanda, é entender e saber qual é a viabilidade e possibilidade de atuar em um novo mercado.
Mas, como assim?
A previsão de demanda permite que a empresa saiba qual será a procura de seus produtos no futuro. Dessa forma, ela evita a possibilidade de ter superprodução e subprodução, ou seja, que não sobre e nem falte produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas.
Além disso, a previsão possibilita visualizar e prever um padrão de consumo dos clientes e as estimativas para renovação de estoque de matéria-prima e insumos, baseado-se em dados históricos e métodos estatísticos.
Os objetivos da previsão devem ser traçados de acordo com a demanda a longo ou a curto prazo, podendo considerar vários ou um segmento de mercado específico.
Portanto, é necessário que a previsão de demanda forneça ao gestor informações como quando, onde e em qual quantidade que os produtos serão requisitados pelos consumidores e, dessa forma, atendê-los da melhor forma.
Como você viu, a previsão de demanda é uma grande aliada para fazer projeções estratégicas para a empresa. Isso porque, prever a demanda futura proporciona às empresas noções e fundamentos sobre os mercados em que operam, auxilia no processo de tomada de decisão e pode, ainda, prevenir falhas e riscos. Dessa forma, projetar futuras demandas pode auxiliar no processo de tomadas de decisões, como:
Além de servirem como um guia para a política de decisão de uma organização, a previsão de demanda permite o monitoramento do desempenho de estratégias e sistemas a curto e longo prazo.
Você viu que a previsão de demanda é muito benéfica para os gestores de uma organização poderem tomar decisões estratégicas e eficientes. Mas não é só na tomada de decisão que a previsão traz bons frutos, como você vai ver a seguir.
Quanto melhor a projeção de demandas futuras, mais assertiva e efetiva será a projeção do fluxo de caixa. Isso porque, a estimativa permite que a empresa controle seus custos de produção e, consequentemente, tenha um melhor gerenciamento do orçamento e um planejamento de fluxo de caixa efetivo.
A previsão de demanda é muito utilizada para fazer projeções de vendas e, dessa forma, auxiliar no fluxo de receita de uma organização. Sabendo a sua demanda mensal, a empresa é capaz de ter previsões mais assertivas e, ainda, permite criar um estoque de segurança, servindo como base para suas projeções de vendas e lucratividade. Sem previsão de demanda, a empresa assume o risco de produzir sem saber se o mercado irá adquirir seu produto.
O planejamento estratégico é essencial para a empresa poder definir onde quer chegar e como irá chegar nesse patamar. Por meio da previsão de cenários futuros, incluindo a previsão de demanda, a empresa saberá guiar as estratégias de uma maneira muito mais efetiva.
Agora você já deve ter entendido o quão fundamental é prever a demanda para uma empresa. Mas você sabe como ela influencia na gestão de estoque e no planejamento e controle de produção de uma indústria? Por meio da previsão de demanda, os gestores conseguem prever esses erros e, assim, evitarem que a empresa tenha baixa lucratividade e risco de desperdícios.
Além disso, como você viu, planejar e prever a demanda permite que a empresa tenha um estoque de segurança. Isso mantém os níveis de estoque suficientes para evitar possíveis faltas diante da instabilidade e oscilação da demanda e a incerteza do abastecimento. Portanto, a previsão de demanda é muito estratégica para os resultados da organização e principal aliada da sua produtividade.
Com o eBook As etapas do planejamento e controle da produção você vai conhecer todas as etapas do Planejamento e Controle da Produção, os pontos essenciais sobre a gestão de operações e as classificações dos sistemas de produção.
Cada vez mais, as empresas precisam de constante melhoria nos processos produtivos para garantir a satisfação dos clientes, além de rápidas mudanças nos setores organizacionais e nos processos operacionais. Por isso, o PCP é uma peça importante para o processo de tomada de decisões.
Está esperando o que? Não perca tempo!
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!