A Ajinomoto é uma multinacional japonesa que atua no Brasil desde 1956. Seus produtos estão em nossas cozinhas todos os dias e incluem temperos, refrescos, sopas, dentre outros.
Hoje, o Brasil é o 3º mercado mais importante do Grupo Ajinomoto, fora o Japão. No país, a companhia possui a sede administrativa na cidade de São Paulo e quatro unidades fabris localizadas no interior do estado.
O plano de transformação digital da empresa foi iniciado há quatro anos e a companhia tem seu projeto de modernização pautado em processos integrados e automatizados.
E, um dos processos de otimização de produção segue brilhando os olhos dos amantes da tecnologia por incluir ambientes colaborativos de humanos e robôs.
Quer entender mais sobre o assunto? Então permaneça com a gente, porque vamos abordar neste artigo os seguintes tópicos:
Ficou curioso(a)? Então vamos lá!
A Transformação Digital, basicamente, é um processo de integração de tecnologia em todas as áreas de uma empresa, a fim de garantir maior eficiência e produtividade nos resultados do negócio, assim como melhorar a experiência do consumidor.
Parece simples, mas transformar uma organização para o digital requer mais que criar softwares ou sites. Necessita-se de uma mudança de cultura, operações e entrega de valor para o cliente.
Isso se deve ao fato de que a organização precisará abandonar métodos tradicionais, ter recursos financeiros para suportar a modernização e induzir uma mudança de mindsetnos colaboradores, para apoiarem essa aceleração.
Atualmente, o processo de transformação digital, muitas vezes, deixa de ser uma opção para as empresas e passa a ser uma forma de sobrevivência.
Neste sentido, as organizações precisam acompanhar as mudanças de hábitos da sociedade e se diferenciar frente à concorrência.
Agora, vamos entender como vem acontecendo o processo de transformação digital da Ajinomoto. Preparado(a)?
O plano de modernização da Ajinomoto é realizado apostando em ambientes integrados de humanos e robôs de última geração em algumas etapas da produção.
Na fábrica de Limeira, no estado de São Paulo, a produção dos temperos SAZÓN já é otimizada com a ajuda de robôs colaborativos em seu processo de paletização.
Esta etapa do processo consiste em um agrupamento de caixas, que formam um só volume, maior e compactado, para facilitar e diminuir o tempo de transporte dos produtos. Os robôs possuem braços mecânicos que garantem força e agilidade na tarefa.
De acordo com Fábio Misawa, diretor da Ajinomoto do Brasil:
“Além da otimização nos processos, a grande vantagem é que os aparelhos são monitorados e controlados por pessoas. Eles são versáteis e podem atuar lado a lado com funcionários, sem gerar riscos e reduzindo as chances de acidentes"
O diretor da companhia disse também que pretendem adotar outros recursos, tais como armazéns automatizados e empilhadeiras autônomas, que não necessitam de motoristas.
É importante citar que, além de robótica avançada, a série de modernizações da Ajinomoto está alinhada ao conceito de indústria 4.0, inteligência artificial e Internet das Coisas (ioT).
Mas, quais são os resultados dessas ações que a Ajinomoto vem realizando? É isso que veremos a partir de agora.
Em três meses, os resultados de produtividade do processo de paletização mencionado aumentaram em 67%, uma evolução muito expressiva.
Segundo o diretor da Ajinomoto, Fabio Misawa, os negócios da Ajinomoto estão crescendo ano após ano e, de fato, as linhas precisam se expandir com soluções tecnológicas que cheguem para agregar e facilitar o processo.
Ainda, segundo o executivo, a tecnologia não vai substituir o trabalho humano e reforça que os funcionários envolvidos naquele setor já estão alocados em outras funções.
E você? O que está achando do processo de modernização da Ajinomoto?
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Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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